Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Um carro para derrotar os importados
Domingo, 20 de Fevereiro de 2005
 
Adilson Ayres, o ?Asa?, preparador de carros de corrida que participou do projeto Fitti F-1, e que há muito tempo trabalha com Nelson Piquet, está preparando um protótipo para disputar as provas de Endurance brasileiras, entrando nas pistas com condições de derrotar os importados.

O projeto, que receberá o nome de ?Ayres 001?, é realmente revolucionário, e a máquina é construída a partir de um chassi monocoque confeccionado em alclaide dural de aviação, empregando ainda muita fibra de carbono e titânio, materiais amplamente utilizados nos carros que disputam provas em Le Mans e da Fórmula 1.

Usando toda a experiência que adquiriu em suas temporadas no exterior, Adilson Asa acredita que a máquina será capaz de registrar tempos abaixo de 1min30s em Interlagos, uma aposta que se prende muito à carroceria construída em fibra de carbono e kevlar, que tem como ponto forte a aerodinâmica, sobre a qual o construtor evita dar maiores detalhes.

O protótipo deverá estar pronto em meados deste ano, e a estréia deverá acontecer na próxima edição da Mil Milhas.

Características Técnicas:
Projeto e construção: Adilson ?Asa? Ayres
Chassi: monocoque em alclaide dural de aviação
Motor: Nissan V-6 biturbo
Câmbio: Hewland DG300 de 5 marchas
Suspensão: independente nas quatro rodas com sistema de push-road, com barra estabilizadora regulável, de dentro do carro, na frente e atrás
Freios: Freio a disco Brembo em carbono nas 4 rodas
Amortecedores: Penske Regulace de três vias
Carroceria: Kevlar e carbono
Outros detalhes: Tanque de combustível em borracha ioul; pedaleira em fibra de carbono, Arco de proteção (santantônio) em molibidênio e titânio; arrefecimento por dois radiadores de água laterais e 4 litros cada com intercooler, e dois radiadores de óleo; rodas de 9,5 polegadas na dianteira e de 12 polegadas na traseira; parafusos em titânio, Semi-eixo em titânio vazado e peso aproximado: 560 kg.
 
Napoleão A. Ribeiro
 
» Leia também

 07/12 - Confira os seis primeiros da corrida em Brasília
 07/12 - Piquet venceu mais uma. Decisão da "Light" ficou para este domingo
 07/12 - Outra vez, Campos dominou na Pick Up Racing
 07/12 - F-Super Nissan: veja os ?Top Ten? no grid da primeira prova deste domingo
 07/12 - Mais uma pole para Zonta na F-Super Nissan
 07/12 - Campos dominou o treino livre em Jacarepaguá
 07/12 - Karthikeyan superou o tempo da F-3000 em Interlagos
 06/12 - F-Super Nissan: Indiano é o mais rápido no primeiro dia de treinos
 06/12 - Mais uma pole para Nelsinho
 06/12 - Wilson foi o melhor no segundo ensaio da F-Super Nissan
 06/12 - Zonta dominou o primeiro treino em Interlagos
 05/12 - Team Rahal vai disputar a IRL em 2003
 05/12 - Dirani foi o melhor no treino em Brasília
 05/12 - Coulthard rompeu a barreira de 1min16s em Barcelona
 05/12 - F-Super Nissan: Postos da Telefônica estão distribuindo ingressos
 05/12 - Jordan nega que Sato tenha sido demitido
 05/12 - A Jaguar tenta fisgar Whiting
 05/12 - Hanford: mais um colocado na rua pela Jaguar
 05/12 - Freitas vai estrear na F-3
 05/12 - Carioca de Automobilismo: final será disputada neste final de semana

... 686 687 688 689 690 691 692 693 694 695 696 697 698 699 700 ...

Enviar Imprimir  



Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada
Fórmula Alpie

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados