Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
O criador falando da criatura
Quinta-feira, 01 de Abril de 2004
 
Dizendo-se muito feliz por poder ter juntado sua paixão pelo automobilismo à profissão que exerce, Hermann Tilke contou que não foi nada fácil construir o circuito de Bahrain, que neste final de semana vai sediar a terceira etapa do Mundial de Fórmula 1.

O Técnico alemão que além do projeto da pista em Sakhir assinou também os dos traçados de Sepang, na Malásia, e de Xangai, na China ? onde o ?circo? estará em 26 de novembro, na disputa da 16ª etapa -, falou que para que o traçado de Bahrain pudesse ser construído, tiveram de ser removidos mais de 1 milhão de metros cúbicos de areia, destacando que ?os bancos de areia são mais duros que concreto, e foi necessário o uso de dinamite?.

Comentando a respeito das características do circuito no Bahrain, Tilke ressaltou que ?Existem coisas que precisam ser levadas em consideração na hora de um projeto, e uma delas é a necessidade dos carros estarem juntos depois da primeira curva. Só que muitos dos fãs do esporte não sabem disso?, disse.

Quem é Tilke

Engenheiro Civil, Hermann Tilke fundou uma empresa de Engenharia que leva seu sobrenome em 1984, na cidade de Aachen, na Alemanha, onde comanda um time formado por outros nove técnicos, entre Engenheiros e Arquitetos.

Além de atuar na área de planejamento urbano, a empresa de Tilke conseguiu trabalhos também num meio que veio a calhar para o apaixonado por automobilismo Hermann: fazer a adequação de traçados, e construir autódromos pelo mundo afora.

Em seu país natal, Hermann Tilke assinou o projeto do circuito de Sachsenring ? concluído em 2001 ? e de reformas nos traçados Hockenheim e Nürburgring.

Fora da Alemanha, a empresa Tilke já havia deixado sua marca através do projeto do traçado austríaco de A-1 Ring ? entregue em 1995 -, e de ampliação das arquibancadas no circuito da Catalunha, em Barcelona, na Espanha.

O Fuji International Speedway, no Japão, foi outro traçado que recebeu a chancela de Tilke, que passou a ter mais destaque na mídia internacional depois da inauguração do circuito de Sepang, na Malásia - em 1998 -, e mais recentemente nos projetos dos traçados em Xangai, na China, e no Bahrain, onde o ?circo? está armado para a prova deste final de semana.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 05/12 - Piquet realizará uma megafesta para comemorar o título da F-3
 05/12 - Mais um alemão na rodada brasiliense da F-3
 05/12 - Melo Júnior voltará a disputar provas na F-Super Nissan
 05/12 - Novo certame de Endurance pode ter o martelo batido na próxima semana
 05/12 - Parece. E era
 05/12 - Ingressos para os ?Rachas? custam R$ 7,00 mais um quilo de alimentos
 05/12 - Em Pinhais, o ?9º Festival Brasileiro de Arrancada?
 05/12 - Veja os horários da F-Super Nissan em São Paulo
 04/12 - Piquet ?cumprirá tabela? na rodada do final de semana
 04/12 - Panis colocou a equipe Toyota na frente
 04/12 - O chopp continua no freezer em duas cidades do interior
 04/12 - Segunda rodada no Brasil vai encerrar o certame da F-Super Nissan
 04/12 - A ?12 Horas? abre a seqüência de provas de Endurance
 04/12 - A Arrows vai apelar à FIA
 04/12 - Pick Up Racing: ringue da última luta será armado em Jacarepaguá
 03/12 - Weber dominou os treinos em Barcelona. Pizzonia bateu
 03/12 - Ebrahim desiste de ir a Brasília, e Dirani é o vice
 03/12 - O verde e amarelo já brilhou 10 vezes em 2002
 03/12 - Brazuca campeão de Kart nos EUA vai disputar provas de Fórmula
 03/12 - Na tradicional ?12 Horas de Tarumã?, a final do Brasileiro de Endurance

... 687 688 689 690 691 692 693 694 695 696 697 698 699 700 701 ...

Enviar Imprimir  



Fórmula Alpie
Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados