Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Prost: do sonho às portas da falência
Sexta-feira, 23 de Novembro de 2001
 
O francês Alain Prost, quando piloto, foi um dos mais expressivos de toda a história da Fórmula 1, tendo arrebatado quatro títulos mundiais e alcançado impressionantes 51 vitórias, um recorde que só foi superado neste ano pelo alemão Michael Schumacher.

Depois de ter deixado as pistas em 1993, após ter disputado nada menos que 199 Grandes Prêmios, Alain começou a sonhar em ter um time francês forte no mundial de Fórmula 1.

O pontapé inicial na direção de tornar seu sonho uma realidade, foi dado pelo francês quando ele adquiriu de seu compatriota Gui Ligier toda a estrutura da então equipe Ligier, que entre os anos de 1976 e 96 havia ganho 9 corridas, a primeira delas através do também francês Jacques Laffite, no GP da Suécia, em 1977.

Sonho ou pesadelo?

O sonho de Alain (ou pesadelo) teve início junto com a temporada de 1997, quando já denominada Prost Grand Prix, a equipe contava com os motores japoneses da Mugen-Honda.

No ano seguinte começou a seqüência de três temporadas em que os carros foram empurrados por motores Peugeot, o que acabou sendo um fiasco, fato que empurrou Alain cada vez mais para próximo de um buraco.

No início desta temporada, Prost recebeu uma injeção financeira significativa quando o brasileiro Pedro Paulo Diniz comprou 40% das ações de seu time.

Com os Dólares que recebeu de Diniz, Prost decidiu instalar motores Ferrari nos carros do time, que em momento algum andaram bem, já que a grana foi suficiente apenas para os motores, sem os câmbios que completariam o conjunto.

A seqüência de anos ruins foi afastando possíveis investidores, e acabou enchendo a paciência de Pedro Diniz, que depois de ter tido a recusa de seu sócio à proposta que fez de compra do restante das ações do time passou a mão no boné, retornando para o Brasil.

Alain começou uma romaria pelo planeta afora caçando níqueis para poder reerguer seu time, e numa das escalas que fez, encontrou um príncipe Árabe cheio da grana que poderia salvá-lo da bancarrota.

As conversas entre ambos, porém, ficaram apenas no blá, blá, blá, e Prost não conseguiu um tostão sequer para honrar o compromisso que teria de assumir com a Ferrari para continuar a usar os motores em 2002.

A concordata do time, decretada hoje pela justiça francesa, pode ser apenas mais um suspiro.

Inicialmente, Prost se recusou a falar sobre a concordata, mas numa entrevista coletiva dada no final da tarde na França disse o óbvio: "Precisamos de um grande patrocinador para salvar a nossa situação"...

Comovente, mas possivelmente ineficaz no sentido de salvar a equipe. Não duvide que o "circo" pode ter dois carros a menos nos grids das corridas de 2002...
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 05/12 - Carioca de Automobilismo: final será disputada neste final de semana
 05/12 - Piquet realizará uma megafesta para comemorar o título da F-3
 05/12 - Mais um alemão na rodada brasiliense da F-3
 05/12 - Melo Júnior voltará a disputar provas na F-Super Nissan
 05/12 - Novo certame de Endurance pode ter o martelo batido na próxima semana
 05/12 - Parece. E era
 05/12 - Ingressos para os ?Rachas? custam R$ 7,00 mais um quilo de alimentos
 05/12 - Em Pinhais, o ?9º Festival Brasileiro de Arrancada?
 05/12 - Veja os horários da F-Super Nissan em São Paulo
 04/12 - Piquet ?cumprirá tabela? na rodada do final de semana
 04/12 - Panis colocou a equipe Toyota na frente
 04/12 - O chopp continua no freezer em duas cidades do interior
 04/12 - Segunda rodada no Brasil vai encerrar o certame da F-Super Nissan
 04/12 - A ?12 Horas? abre a seqüência de provas de Endurance
 04/12 - A Arrows vai apelar à FIA
 04/12 - Pick Up Racing: ringue da última luta será armado em Jacarepaguá
 03/12 - Weber dominou os treinos em Barcelona. Pizzonia bateu
 03/12 - Ebrahim desiste de ir a Brasília, e Dirani é o vice
 03/12 - O verde e amarelo já brilhou 10 vezes em 2002
 03/12 - Brazuca campeão de Kart nos EUA vai disputar provas de Fórmula

... 687 688 689 690 691 692 693 694 695 696 697 698 699 700 701 ...

Enviar Imprimir  



Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada
Interlagos - um sonho de velocidade

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados