Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Traçado em Nürburg volta a receber o "circo"
Quinta-feira, 20 de Junho de 2002
 
O circuito de Nürburgring, na Alemanha, sediará no próximo domingo o Grande Prêmio da Europa, o 9º dos 17 totais previstos pelo calendário da temporada 2002 da Fórmula 1.

Tendo completado seu 75º ano no mês passado, a pista recebeu como presente uma espécie de "Bico de Pato" no final da reta dos boxes, o que transformará o traçado num ambiente a ser reconhecido pelos pilotos da mais badalada categoria de automobilismo do planeta.

A 5ª prova consecutiva

A corrida deste domingo será a 5ª consecutiva em que a pista situada em Nürburg sediará o Grande Prêmio da Europa, disputa que integra os calendários da F-1 desde 1983, quando o palco foi Brands Hatch, na Inglaterra.

Nürburgring sediou seu primeiro GP europeu em 1984, e voltou a constar do calendário da prova continental - que não aconteceu entre 86 a 92 - em 1995 e 96, e depois consecutivamente à partir de 1999.

Mas a presença do traçado no calendário do "circo" é quase tão antiga quanto a própria história dos certames da F-1, que correu pela primeira na pista em Nürburg no dia 29 de julho de 1951, numa disputa onde Alberto Ascari saiu da pole position e venceu a bordo de seu Ferrari, e Juan Manuel Fangio completou a volta mais rápida pilotando um Alfa Romeo.

À época, o traçado tinha exagerados 22.810 metros, uma extensão que passou a ser ainda maior após 1967, desde quando as corridas aconteceram numa pista com nada menos que 22.385 metros.

Com a nova metragem, a pista sediou os GPs da Alemanha entre as temporadas de 1967 a 1976, exceto o de 1970, que foi disputado em Hockenheim.

Depois de passar por uma reforma bastante ampla, que fez o traçado passar a ter 4.542 metros, Nürburgring - que em 76 entrou para a história por ter sido palco de um acidente seguido de incêndio que quase tirou a vida do austríaco Niki Lauda -, só sediou mais um GP alemão: o de 1985, quando o pole foi Teo Fabi, com um Tolemann, e a vitória foi de Michele Alboreto, com um Ferrari.

Clique aqui para conhecer todos os vencedores das provas em Nürburgring.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 21/11 - Brazucas vão invadir a Itália
 21/11 - Tedesco vai tentar o tetra no Uruguai
 21/11 - Morre o Conselheiro da Federação Paranaense
 20/11 - Site copaclio.com.br sorteará ingressos para internautas
 20/11 - Forsythe terá Carpentier e Tracy em 2003
 20/11 - Conselheiro da FPA está em coma
 19/11 - 3 horas de Tarumã acontece neste sábado
 19/11 - ?F1 Digital? suspenderá suas operações
 18/11 - Prova em Rockingham pode sair do calendário
 18/11 - Solenidade deu início à construção do circuito de Bahrain
 18/11 - Sauber anunciou a data de apresentação de seu novo modelo
 18/11 - Inscrição da Arrows pode ter sido entregue na FIA
 17/11 - Confira o resultado completo e a classificação final
 17/11 - Brack venceu no México. Junqueira é o vice da F-CART
 17/11 - Solberg venceu a etapa de encerramento do Mundial
 17/11 - Saiba como ficou a classificação depois da prova em Floripa
 17/11 - Vitória francesa em Macau
 17/11 - Carreira Júnior ampliou a liderança na Copa Clio
 17/11 - Khodair foi o grande nome na disputa catarinense
 17/11 - Safety Car movimentou-se bastante em Florianópolis

... 691 692 693 694 695 696 697 698 699 700 701 702 703 704 705 ...

Enviar Imprimir  



Fórmula Alpie
Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados