Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Há 15 anos, circuito de rua brasileiro teve "SAFER" Tupiniquim
Quinta-feira, 02 de Maio de 2002
 
O cenário eram as ruas de Vitória, a capital do estado do Espírito Santo. Os personagens eram os pilotos do Campeonato Brasileiro de Fórmula Ford, à época Tom Stefani, Jefferson Elias, os irmãos Dilso e Milton Sperafico, José David, Nélson Balestrieri, Ivo Zangirolami, Ricardo Mattos e tantos outros (eram necessárias provas de repescagem para a definição dos grids)...

Quando aconteceram os treinos iniciais para a corrida que marcou a primeira disputa em circuito urbano da chamemos assim "era moderna de nosso automobilismo" (muito posterior às legendárias disputas no circuito da Gávea), foi constatado que apenas os guard rails não ofereceriam a segurança necessária aos pilotos.

Foi em função disto que entrou em campo o famoso "jeitinho brasileiro", que com muita criatividade e certamente muito menos dinheiro que o gasto até agora pelos americanos resolveu de vez a questão de segurança para aqueles que disputariam a prova.

Diante da necessidade, surgiu naquela longínqua temporada de 1987 um "SAFER" Tupiniquim. A solução foi bem geniosa: esteiras de transporte de minério já aposentadas pelo Porto de Vitória foram compradas, e instaladas à frente das tradicionais lâminas de proteção que cercavam os pontos críticos do traçado.

Hélio Perini, Carlos Montagner, Américo Larozzi e Waldir Silva, então do Conselho Técnico Desportivo Nacional, certamente se lembram deste episódio que garantiu a segurança dos pilotos.

E só agora, 15 anos mais tarde, os americanos se vangloriam de terem inventado algo capaz de realmente absorver impactos...

Leia também:
Indianápolis terá uma nova barreira de proteção
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 17/11 - Jader venceu atrás do Safety Car
 17/11 - Siciliano venceu a prova da Copa Clio
 16/11 - Junqueira e Kanaan: primeira fila verde e amarela no México
 16/11 - Palhares vai sair na frente da prova em Floripa
 16/11 - Junqueira foi o mais veloz no treino com duas surpresas no México
 16/11 - Oliveira partiu o monoposto em dois num acidente
 16/11 - Montim é o pole. Carbone largará em 7º na prova em Macau
 16/11 - Jader David largará na pole em Florianópolis
 16/11 - Brilho verde e amarelo também no kartismo chinês
 16/11 - Bragantini dominou o último treino antes da classificatória da Clio
 16/11 - Khodair dominou o treino em Florianópolis
 16/11 - Brasileiros usam capacetes diferentes no México
 15/11 - Traçado foi modificado na capital catarinense
 15/11 - Siciliano dominou no encerramento da programação
 15/11 - Junqueira foi o mais rápido no primeiro treino
 15/11 - Domingos voltou a ser o mais rápido em Floripa
 15/11 - O líder, Carreira Junior, dominou o ensaio inicial
 15/11 - O paranaense ?Kaká? dominou o primeiro treino em Floripa
 15/11 - Zlobin será piloto de testes da Minardi
 14/11 - Disputas pelos títulos de duas categorias são a atração do final de semana

... 692 693 694 695 696 697 698 699 700 701 702 703 704 705 706 ...

Enviar Imprimir  



Fórmula Alpie
Alpie Racing

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados