Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
1º de maio de 1994: Ayrton Senna se foi
Quinta-feira, 01 de Maio de 2003
 
Com a velocidade de um Fórmula 1 cortando a reta de um circuito qualquer pelo mundo afora, nove anos se passaram desde aquele trágico final de semana do Grande Prêmio de San Marino do dia primeiro de maio de 1994, uma data que mesmo aqueles menos fanáticos pela Fórmula 1 jamais vão se esquecer, já que a trágica morte de Ayrton Senna da Silva, mais que um piloto, levou embora um herói nacional.

Já nos treinos livres da sexta-feira ficou claro que aquele seria um final de semana diferente de tantos outros. Que aquele Grande Prêmio específico ia ficar marcado para sempre na memória de todos.

O brasileiro Rubens Barrichello literalmente decolou da pista com seu Jordan/Hart, parando apenas quando o carro atingiu a tela de proteção que separa a pista das arquibancadas.

No sábado, 30 de abril, o estreante austríaco Roland Ratzenberger teve morte instantânea depois que seu Symtek/Ford bateu forte contra o guard rail, um episódio que mexeu bastante com todos os pilotos, mas que tocou profundamente especialmente a Ayrton Senna, pela cabeça de quem chegou a passar a possibilidade de não largar na corrida do dia seguinte, apesar da conquista daquela que foi a 65ª e última pole position de sua carreira.

Antes da prova daquele primeiro de maio de 1994, Senna fez algo que não costumava fazer nos momentos que antecediam às corridas: permaneceu parado, com as mãos espalmadas sobre o aerofólio traseiro de seu Williams F16 por um bom tempo, fixando o olhar em algum ponto distante, provavelmente o mesmo no qual estava seu pensamento.

A a luz verde daquela corrida deu início a uma prova que começou como tantas outras, com Ayrton Senna da Silva adiante de todos os demais pilotos do ?circo? de então.

A história daquele GP específico, porém, não terminou com mais um triunfo do paulistano que havia nascido 34 anos antes, e que ganhara sua primeira corrida de Fórmula 1 no chuvoso GP de GP de Portugal de 1985, a bordo de um Lotus Renault.

A história daquele Grande Prêmio registrou o final da vida de um piloto que neste primeiro de maio recebeu homenagens mais que justas nos quatro cantos do planeta.
 
Luiz Rodrigues
 
» Leia também

 17/11 - Siciliano venceu a prova da Copa Clio
 16/11 - Junqueira e Kanaan: primeira fila verde e amarela no México
 16/11 - Palhares vai sair na frente da prova em Floripa
 16/11 - Junqueira foi o mais veloz no treino com duas surpresas no México
 16/11 - Oliveira partiu o monoposto em dois num acidente
 16/11 - Montim é o pole. Carbone largará em 7º na prova em Macau
 16/11 - Jader David largará na pole em Florianópolis
 16/11 - Brilho verde e amarelo também no kartismo chinês
 16/11 - Bragantini dominou o último treino antes da classificatória da Clio
 16/11 - Khodair dominou o treino em Florianópolis
 16/11 - Brasileiros usam capacetes diferentes no México
 15/11 - Traçado foi modificado na capital catarinense
 15/11 - Siciliano dominou no encerramento da programação
 15/11 - Junqueira foi o mais rápido no primeiro treino
 15/11 - Domingos voltou a ser o mais rápido em Floripa
 15/11 - O líder, Carreira Junior, dominou o ensaio inicial
 15/11 - O paranaense ?Kaká? dominou o primeiro treino em Floripa
 15/11 - Zlobin será piloto de testes da Minardi
 14/11 - Disputas pelos títulos de duas categorias são a atração do final de semana
 14/11 - Provas em Floripa não são novidade

... 692 693 694 695 696 697 698 699 700 701 702 703 704 705 706 ...

Enviar Imprimir  



Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada
Fórmula Alpie

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados