Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Traçado em Nürburg volta a receber o "circo"
Quinta-feira, 20 de Junho de 2002
 
O circuito de Nürburgring, na Alemanha, sediará no próximo domingo o Grande Prêmio da Europa, o 9º dos 17 totais previstos pelo calendário da temporada 2002 da Fórmula 1.

Tendo completado seu 75º ano no mês passado, a pista recebeu como presente uma espécie de "Bico de Pato" no final da reta dos boxes, o que transformará o traçado num ambiente a ser reconhecido pelos pilotos da mais badalada categoria de automobilismo do planeta.

A 5ª prova consecutiva

A corrida deste domingo será a 5ª consecutiva em que a pista situada em Nürburg sediará o Grande Prêmio da Europa, disputa que integra os calendários da F-1 desde 1983, quando o palco foi Brands Hatch, na Inglaterra.

Nürburgring sediou seu primeiro GP europeu em 1984, e voltou a constar do calendário da prova continental - que não aconteceu entre 86 a 92 - em 1995 e 96, e depois consecutivamente à partir de 1999.

Mas a presença do traçado no calendário do "circo" é quase tão antiga quanto a própria história dos certames da F-1, que correu pela primeira na pista em Nürburg no dia 29 de julho de 1951, numa disputa onde Alberto Ascari saiu da pole position e venceu a bordo de seu Ferrari, e Juan Manuel Fangio completou a volta mais rápida pilotando um Alfa Romeo.

À época, o traçado tinha exagerados 22.810 metros, uma extensão que passou a ser ainda maior após 1967, desde quando as corridas aconteceram numa pista com nada menos que 22.385 metros.

Com a nova metragem, a pista sediou os GPs da Alemanha entre as temporadas de 1967 a 1976, exceto o de 1970, que foi disputado em Hockenheim.

Depois de passar por uma reforma bastante ampla, que fez o traçado passar a ter 4.542 metros, Nürburgring - que em 76 entrou para a história por ter sido palco de um acidente seguido de incêndio que quase tirou a vida do austríaco Niki Lauda -, só sediou mais um GP alemão: o de 1985, quando o pole foi Teo Fabi, com um Tolemann, e a vitória foi de Michele Alboreto, com um Ferrari.

Clique aqui para conhecer todos os vencedores das provas em Nürburgring.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 13/03 - Augusto Farfus Santos Jr (PR) - Perfil 2018
 13/03 - Arthur Leist (RS) - Perfil 2018
 13/03 - Antoine Rizkallah "Tony" Kanaan Fo. (BA) - Perfil 2018
 13/03 - André Duek (SP) - Perfil 2018
 13/03 - Alline Cipriani (SP) - Perfil 2018
 12/03 - Vitória caiu no colo de Bourdais em St. Pete
 12/03 - Resultado da corrida na Flórida
 12/03 - VeeKay venceu também no domingo
 12/03 - Resultado da 2ª prova da Pro Mazda
 11/03 - Baron venceu, e dois brazucas completaram o pódio da USF2000
 11/03 - Resultado da 2ª prova da USF2000
 11/03 - Urrutia chegou na frente pela Indy Lights
 11/03 - Resultado da 2ª etapa da Indy Lights
 10/03 - Wickens na pole, e Leist larga da “P3” neste domingo
 10/03 - Grid para a corrida deste domingo em St. Pete
 10/03 - Vitória mexicana, e a “P4” para Franzoni na Indy Lights
 10/03 - Resultado completo da 1ª etapa da Indy Lights
 10/03 - VeeKay venceu, e Cunha Filho foi o 4º na primeira da Pro Mazda
 10/03 - Resultado completo da 1ª etapa da Pro Mazda
 10/03 - Indy Lights: O’Ward marcou a pole para a corrida do domingo

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 ...

Enviar Imprimir  



Fórmula Alpie
Interlagos - um sonho de velocidade

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados