Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Mudança de visual será a sexta na história da categoria
Quarta-feira, 07 de Janeiro de 2004
 
A troca da carenagem do Vectra pela do Astra - que vai acontecer já para a primeira corrida do campeonato 2004, marcada para o dia 20 de março no Autódromo Internacional de Curitiba ?, marcará a sexta mudança de visual dos carros ao longo da história da Stock Car Brasil.

A categoria que estreou nas pistas em 1979, começou sua caminhada usando os modelos Opala da Chevrolet, que foram vistos nas corridas pelo país afora até o final da temporada de 1985.

Um ano mais tarde, em função da saída da GM como patrocinadora, o ?esqueleto? do ?Opalão? recebeu carenagens em fibra de vidro que foram desenvolvidas pela Caio/Hidroplas.

Em 1990, estrearia o ?segundo visual? da Stock, quando as plataformas do Opala continuaram a receber ?roupagem? em fibra de vidro, porém, àquela altura, com linhas mais arredondadas.

Com o retorno da Chevrolet como patrocinadora, os Opala foram aposentados, e substituídos pelos modelos Omega a partir de 1994, permanecendo em uso por cinco temporadas.

Em 2000 surgiu a quinta ?mudança de cara? dos carros, que tiveram os então estreantes chassis tubulares fabricados pela ZF Racing ?vestidos? de Vectra, modelo que agora vai dar espaço ao Astra, da mesma Chevrolet.

Vale lembrar que os motores usados nos 25 anos da categoria foram de dois modelos: os de seis cilindros do Opala com cerca de 320 CV equiparam os carros até a temporada 2000, e os atuais V8 importados dos Estados Unidos estrearam em 2001.

Agora em 2004, a divisão principal vai receber novas unidades dos V8, enquanto os motores que foram usados nas competições até 2003 serão baixados de 450 para 300 CV, passando a empurrar os carros da Stock Car Light.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 14/11 - Estrutura impressiona a Prefeita de Floripa
 14/11 - Cerca de 300 mil devem ver a prova de encerramento da temporada
 14/11 - Corrida inédita fechará o calendário 2002
 14/11 - ?Poupei meu carro até a última volta?, contou Freitas
 14/11 - Floripa já vive o clima da velocidade
 14/11 - Número de vitórias já está próximo ao recorde do ano passado
 14/11 - Título de Melo Júnior foi o oitavo da temporada
 14/11 - Weber critica o tratamento dado a Ralf
 14/11 - A Arrows: as voltas com ações judiciais
 13/11 - Confira os horários das atividades em Floripa
 12/11 - Definidos os campeões nas três divisões da Força Livre
 12/11 - Confira a trajetória dos candidatos ao título
 12/11 - Zé Augusto liquidou a fatura na Copa Fusca. Arias é vice
 12/11 - Ingresso custará R$ 5,00 para quem quiser ver as provas das arquibancadas
 12/11 - Perrot venceu pela terceira vez, e garantiu o bi na Espron
 12/11 - Oliveira, da ?B?, ganhou a corrida da DTM Turismo
 12/11 - Porto venceu. Ferreira festeja o título na ?Light? da Classic
 12/11 - Vitória de Morrone embolou a tabela na F-São Paulo
 11/11 - Confira todos os vencedores da "500 Milhas"
 11/11 - Baldo/Mottim/Sant?Anna conquistam o bi. Vitória foi do ?Tubarão?

... 693 694 695 696 697 698 699 700 701 702 703 704 705 706 707 ...

Enviar Imprimir  



Interlagos - um sonho de velocidade
Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados