Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
A temporada 2005 em números
Terça-feira, 10 de Janeiro de 2006
 


A Fórmula 1 é o mundo dos superlativos. Tudo na categoria é o máximo que se tem notícia no esporte: da velocidade de deslocamento do pistão dos motores Renault à pressão gerada internamente no propulsor ? algo que supera incríveis 100 toneladas por metro quadrado. Adicione-se a isso as estatísticas dos bastidores dos dois títulos conquistados pela equipe francesa, e tem-se então um panorama numérico impressionante sobre a principal categoria do mundo. Confira:

0,06 - É o incrivelmente baixo coeficiente de fricção dos lubrificantes da transmissão do modelo Renault R25 de F1. Este número é 20 vezes mais baixo do que o encontrado em um carro de rua.

0,3 - É tempo estimado (em segundos) que a carga de 10 quilos de combustível extras podem adicionar à volta de um carro em um autódromo.

7 - Quantidade de pole positions obtidas pela Renault F1 Team em 2005: Austrália, Malásia, Bahrein, França, Inglaterra, Brasil e China. É também o número de corridas vencidas por Fernando Alonso: Malásia, Bahrein, San Marino, Europa, França, Alemanha e China.

9 - Peso, em quilos, do combustível bombeado para o tanque do carro por segundo em uma parada de box.

18 - Número de pódios conquistados pela Renault F1 Team em 19 corridas.

70 - Quantidade em litros, aproximada, de combustível Elf consumido pelo R25 a cada 100 km.

100 - Pressão, em toneladas por metro quadrado, em certas partes do motor RS25, como no sistema de distribuição.

105 - Número de vitórias em GPs obtidas por carros equipados com motores Renault.

130 - Nível de ruído, em decibéis, do motor RS25 a plena aceleração.

133 - Quantidade de pontos marcados por Fernando Alonso em 2005. Com a exceção de Michael Schumacher (2002 e 2004, com 144 e 148 pontos), nenhum outro piloto pontuou tanto em uma temporada.

147 - Número de pole positions conquistadas pelos motores Renault na F1 desde 1977.

191 - Total de pontos marcados pela equipe Renault F1 Team em 2005. Nenhuma equipe obteve tantos, com exceção da Ferrari (em 2002 e 2004).

192 - Quantidade de Grandes Prêmios nos quais carros equipados com motor Renault participaram ? desde o GP da Inglaterra de 1977 ao da China, em 2005.

200 - Total de famílias químicas (moléculas) no combustível especialmente formulado para queima no motor RS25, possibilitando um significativo ganho de potência.

280 - Número de pódios obtidos por um motor Renault desde 1977.

452 - Quantidade de voltas na liderança completadas pela equipe Renault F1 Team em 2005.

600 - Um pistão vai de 0 a 37 metros por segundo 600 vezes quando o motor está sob plena aceleração. Nestas condições, a espessura do óleo entre certas peças é de apenas vários milhares de um mícron (0,1 mm), e a pressão pode superar um GigaPascal (100 toneladas por metro quadrado).

2.500 - Quantidade média de mudanças de marcha executadas durante um GP.

9.200 - Número de quilômetros liderados por carros totalmente fabricados pela Renault desde 1977.

9.700 - Distância total em quilômetros completada pela Renault F1 Team nas corridas de 2005.

16.650 - Total de voltas em corridas completadas por carros totalmente fabricados pela Renault desde 1977.

19.000 - Giros do motor superados pela unidade RS25 durante o GP de Xangai (China).

79.000 - Quilometragem completada por carros totalmente fabricados pela Renault em condições de corrida desde o GP da Inglaterra de 1977 ? ou duas vezes a volta ao globo terrestre.

259.000 - Distância total completada por motores oficiais Renault desde que a marca chegou à Fórmula 1 ? ou o equivalente a 6,5 voltas pelo globo terrestre.

Texto: Assessoria Renault
 
Décio Ribeiro
 
» Leia também

 08/11 - Andrade foi o mais rápido da sexta-feira
 08/11 - Piquet e Landi marcaram as poles para a disputa deste sábado
 08/11 - Monteiro terminou na frente o treino em Pinhais
 08/11 - Dirani voltou a ser o mais rápido
 08/11 - Piquet retornou ao topo
 08/11 - Italiano dominou, o líder, Melo Júnior, ficou com a segunda marca
 08/11 - Dirani dominou o primeiro treino em Cascavel
 08/11 - Ecclestone nem pensa em aposentadoria
 08/11 - Chuva atrasa a programação da última etapa do Europeu
 07/11 - Jaguar anunciou a data do lançamento de seu novo carro
 07/11 - Berger decidirá até dezembro seu futuro na BMW
 07/11 - No Ceará, a corrida atrás de um Celta
 07/11 - 500 milhas - Equipe de Galvão Bueno formaliza ultima vaga
 07/11 - Todos os vencedores da Mil Milhas
 07/11 - Prova tradicional vai encerrar o certame da Brascar
 07/11 - Todos os vencedores da "3 Horas de Tarumã"
 06/11 - Grid Magro na 9ª etapa da Sênior B
 06/11 - Sênior A: Fábio Veiga na cabeça
 06/11 - Girotto de ponta a ponta
 06/11 - Restam poucas vagas para a próxima temporada

... 695 696 697 698 699 700 701 702 703 704 705 706 707 708 709 ...

Enviar Imprimir  



Interlagos - um sonho de velocidade
Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados