Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Mudança de visual será a sexta na história da categoria
Quarta-feira, 07 de Janeiro de 2004
 
A troca da carenagem do Vectra pela do Astra - que vai acontecer já para a primeira corrida do campeonato 2004, marcada para o dia 20 de março no Autódromo Internacional de Curitiba ?, marcará a sexta mudança de visual dos carros ao longo da história da Stock Car Brasil.

A categoria que estreou nas pistas em 1979, começou sua caminhada usando os modelos Opala da Chevrolet, que foram vistos nas corridas pelo país afora até o final da temporada de 1985.

Um ano mais tarde, em função da saída da GM como patrocinadora, o ?esqueleto? do ?Opalão? recebeu carenagens em fibra de vidro que foram desenvolvidas pela Caio/Hidroplas.

Em 1990, estrearia o ?segundo visual? da Stock, quando as plataformas do Opala continuaram a receber ?roupagem? em fibra de vidro, porém, àquela altura, com linhas mais arredondadas.

Com o retorno da Chevrolet como patrocinadora, os Opala foram aposentados, e substituídos pelos modelos Omega a partir de 1994, permanecendo em uso por cinco temporadas.

Em 2000 surgiu a quinta ?mudança de cara? dos carros, que tiveram os então estreantes chassis tubulares fabricados pela ZF Racing ?vestidos? de Vectra, modelo que agora vai dar espaço ao Astra, da mesma Chevrolet.

Vale lembrar que os motores usados nos 25 anos da categoria foram de dois modelos: os de seis cilindros do Opala com cerca de 320 CV equiparam os carros até a temporada 2000, e os atuais V8 importados dos Estados Unidos estrearam em 2001.

Agora em 2004, a divisão principal vai receber novas unidades dos V8, enquanto os motores que foram usados nas competições até 2003 serão baixados de 450 para 300 CV, passando a empurrar os carros da Stock Car Light.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 06/11 - Saiba como estão as equipes para o próximo Mundial
 06/11 - ECPA realiza a 8ª etapa do Regional de Kart
 06/11 - Rafael Monteiro - barba, cabelo e bigode na graduados B
 06/11 - Moro vai substituir Medeiros na corrida em Cascavel
 05/11 - Junqueira correrá pela Newman-Haas na próxima temporada
 05/11 - Christian Fittipaldi vai estrear na Winston Cup
 05/11 - Vem aí a penúltima rodada do ?Paulistão 2002?
 05/11 - Vai pegar fogo a rodada curitibana da F-Truck
 05/11 - Subiu para 27 o número de brasileiros com passagem pelo ?circo?
 05/11 - Confira quem foram os brasileiros que já chegaram à F-1
 05/11 - Agora é oficial: Da Matta vai mesmo disputar a F-1 pela Toyota
 05/11 - Virou pó a 6 Horas Peruanas
 04/11 - Dois italianos estão na lista da Williams
 04/11 - Saiba como ficaram os rankings depois do último final de semana
 04/11 - Cristiano Piquet venceu duas, e deu ainda mais brilho ao Brasil na F-Dodge
 04/11 - Chrystian Sarkis brilha na Junior
 04/11 - Kolberg/Roldan, Varela/Fabre e Füchter/Pereira fizeram a festa
 04/11 - Uma vitória e uma segunda posição garantiram o tetracampeonato a Kreuz
 03/11 - Confira o resultado completo da disputa em Fontana
 03/11 - Junqueira continua na vice-liderança da tabela

... 696 697 698 699 700 701 702 703 704 705 706 707 708 709 710 ...

Enviar Imprimir  



Interlagos - um sonho de velocidade
Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados