Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Mais uma temporada de "Guerra dos Pneus"
Segunda-feira, 25 de Fevereiro de 2002
 
Mais que a batalha entre as equipes e os pilotos pelo alcance do topo da tabela dos Mundiais, a temporada 2002 da Fórmula 1 terá a chamada "Guerra dos Pneus", um confronto que pelo segundo ano consecutivo será travado entre os japoneses da Bridgestone e os franceses da Michelin.

Impensável nos anos de 1999 e 2000 - quando apenas a fábrica nipônica fornecia seus compostos aos times- , a Guerra dos Pneus faz com que legiões de Técnicos e Engenheiros trabalhem incessantemente mesmo no período em que os pilotos da mais badalada categoria de automobilismo do planeta curtem suas chamadas "férias de Inverno".

Superação de limites e desenvolvimento de tecnologias cada vez mais avançadas são as palavras de ordem nas duas fábricas. Não importam quantos milhares de Dólares terão de deixar os cofres desta ou daquela empresa, valendo sim os resultados que os gastos geram no sentido de satisfazer os anseios dos cada vez mais exigentes times que integram as carteiras de clientes de um ou outro fornecedores.

Franceses saíram na frente

É fato que é praticamente impossível avaliar o nível de desenvolvimento atingido tanto por Bridgestone quanto por Michelin antes que os carros calçados com seus compostos entrem na pista "prá valer".

É inviável saber quais foram os técnicos que conseguiram maior evolução sem que os bólidos estejam reunidos num mesmo local, sob as mesmas condições meteorológicas, e num mesmo momento, condições que não acontecem nos testes de pré-temporada, que foram realizados às dezenas desde os primeiros dias de janeiro.

Um fator, porém, coloca os franceses em vantagem sobre os nipônicos: os integrantes do Departamento de Marketing da fábrica de Paris trabalharam muito melhor no período de "entressafra" de corridas, persuadindo os integrantes da equipe McLaren a bandearem para seu lado, interrompendo uma parceria de três anos com a fábrica concorrente.

Uma coisa é certa, apesar das afirmativas em contrário dos chefões de cada uma das fábricas: haverá sim prioridade para os principais clientes que compõem cada uma das carteiras.

Aos times de menor porte, estará reservado o privilégio de "pegarem carona" nas tecnologias desenvolvidas para os "Top Teams", o que com certeza não resultará em nenhuma desvantagem.

Confira no quadro abaixo quais equipes integram a carteira de clientes de cada uma das produtoras de pneus.

Bridgestone

Michelin

Arrows

Jaguar

BAR

McLaren

Ferrari

Minardi

Jordan

Renault

Sauber

Toyota

Williams

 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 06/11 - Restam poucas vagas para a próxima temporada
 06/11 - Saiba como estão as equipes para o próximo Mundial
 06/11 - ECPA realiza a 8ª etapa do Regional de Kart
 06/11 - Rafael Monteiro - barba, cabelo e bigode na graduados B
 06/11 - Moro vai substituir Medeiros na corrida em Cascavel
 05/11 - Junqueira correrá pela Newman-Haas na próxima temporada
 05/11 - Christian Fittipaldi vai estrear na Winston Cup
 05/11 - Vem aí a penúltima rodada do ?Paulistão 2002?
 05/11 - Vai pegar fogo a rodada curitibana da F-Truck
 05/11 - Subiu para 27 o número de brasileiros com passagem pelo ?circo?
 05/11 - Confira quem foram os brasileiros que já chegaram à F-1
 05/11 - Agora é oficial: Da Matta vai mesmo disputar a F-1 pela Toyota
 05/11 - Virou pó a 6 Horas Peruanas
 04/11 - Dois italianos estão na lista da Williams
 04/11 - Saiba como ficaram os rankings depois do último final de semana
 04/11 - Cristiano Piquet venceu duas, e deu ainda mais brilho ao Brasil na F-Dodge
 04/11 - Chrystian Sarkis brilha na Junior
 04/11 - Kolberg/Roldan, Varela/Fabre e Füchter/Pereira fizeram a festa
 04/11 - Uma vitória e uma segunda posição garantiram o tetracampeonato a Kreuz
 03/11 - Confira o resultado completo da disputa em Fontana

... 696 697 698 699 700 701 702 703 704 705 706 707 708 709 710 ...

Enviar Imprimir  



Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada
Alpie Racing

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados