Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Mais uma temporada de "Guerra dos Pneus"
Segunda-feira, 25 de Fevereiro de 2002
 
Mais que a batalha entre as equipes e os pilotos pelo alcance do topo da tabela dos Mundiais, a temporada 2002 da Fórmula 1 terá a chamada "Guerra dos Pneus", um confronto que pelo segundo ano consecutivo será travado entre os japoneses da Bridgestone e os franceses da Michelin.

Impensável nos anos de 1999 e 2000 - quando apenas a fábrica nipônica fornecia seus compostos aos times- , a Guerra dos Pneus faz com que legiões de Técnicos e Engenheiros trabalhem incessantemente mesmo no período em que os pilotos da mais badalada categoria de automobilismo do planeta curtem suas chamadas "férias de Inverno".

Superação de limites e desenvolvimento de tecnologias cada vez mais avançadas são as palavras de ordem nas duas fábricas. Não importam quantos milhares de Dólares terão de deixar os cofres desta ou daquela empresa, valendo sim os resultados que os gastos geram no sentido de satisfazer os anseios dos cada vez mais exigentes times que integram as carteiras de clientes de um ou outro fornecedores.

Franceses saíram na frente

É fato que é praticamente impossível avaliar o nível de desenvolvimento atingido tanto por Bridgestone quanto por Michelin antes que os carros calçados com seus compostos entrem na pista "prá valer".

É inviável saber quais foram os técnicos que conseguiram maior evolução sem que os bólidos estejam reunidos num mesmo local, sob as mesmas condições meteorológicas, e num mesmo momento, condições que não acontecem nos testes de pré-temporada, que foram realizados às dezenas desde os primeiros dias de janeiro.

Um fator, porém, coloca os franceses em vantagem sobre os nipônicos: os integrantes do Departamento de Marketing da fábrica de Paris trabalharam muito melhor no período de "entressafra" de corridas, persuadindo os integrantes da equipe McLaren a bandearem para seu lado, interrompendo uma parceria de três anos com a fábrica concorrente.

Uma coisa é certa, apesar das afirmativas em contrário dos chefões de cada uma das fábricas: haverá sim prioridade para os principais clientes que compõem cada uma das carteiras.

Aos times de menor porte, estará reservado o privilégio de "pegarem carona" nas tecnologias desenvolvidas para os "Top Teams", o que com certeza não resultará em nenhuma desvantagem.

Confira no quadro abaixo quais equipes integram a carteira de clientes de cada uma das produtoras de pneus.

Bridgestone

Michelin

Arrows

Jaguar

BAR

McLaren

Ferrari

Minardi

Jordan

Renault

Sauber

Toyota

Williams

 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 03/11 - Junqueira continua na vice-liderança da tabela
 03/11 - Vasser venceu a prova em Fontana
 03/11 - Nathan Silva fatura a Junior Menor
 03/11 - Apezzatto vence a 9ª etapa da Cadete
 03/11 - Bridgestone ocupará a vaga deixada pela FedEx
 03/11 - Seletiva Petrobras - 10ª vaga é de Jimenez
 03/11 - Grönholm comandou a dobradinha da Peugeot na Austrália
 02/11 - Kanaan marcou a pole para a prova em Fontana
 01/11 - Guirar faz barba,cabelo e bigode na RD135
 01/11 - Pizzonia e Webber vão correr na Jaguar em 2003
 31/10 - 10ª vaga da Seletiva Petrobras será disputada sábado
 31/10 - Final da Seletiva Petrobrás será na Granja
 31/10 - Stoddart venderá a European Aviation
 30/10 - Toyota pode pedir de volta parte da verba paga à ITV
 30/10 - Papis substituirá Fernandez na disputa em Fontana
 30/10 - Diego e Bia venceram as provas com grids magros
 30/10 - Bérgamo numa, Borelli na outra
 30/10 - Mineiro vai representar nosso país na ?6 Horas Peruanas?
 30/10 - Reformas em Goiânia estarão prontas até janeiro, garante Vecci
 29/10 - Brasileiro é 3º colocado no Português de Kart

... 697 698 699 700 701 702 703 704 705 706 707 708 709 710 711 ...

Enviar Imprimir  



Fórmula Alpie
Alpie Racing

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados