Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Obrigatoriedade do sistema HANS divide os pilotos
Segunda-feira, 03 de Fevereiro de 2003
 
A obrigatoriedade do uso do sistema HANS ? sigla adotada para o ?Head And Neck Support?, um sistema de proteção de cabeça e pescoço -, vem dividindo as opiniões dos pilotos da Fórmula 1, e tem recebido muitas críticas, especialmente do canadense Jacques Villeneuve.

O piloto que novamente vai defender as cores da equipe BAR disse: ?Durante os últimos nove anos, nenhum único piloto teria sido salvo por este sistema. Nenhum dos acidentes ocorridos teria sido evitado ou atenuado com o uso desse dispositivo. Ao contrário: o Diniz estaria morto se estivesse usando o HANS no dia em que sofreu seu acidente?, disse Jacques Villeneuve.

O canadense citou a perda da liberdade de movimentos como mais um problema do uso do sistema: ?O uso do dispositivo não te permite mover a cabeça com liberdade, o que prejudica muito na hora de sair dos boxes ou tentar olhar se vem ou não algum carro. Basta tentar dirigir num caminho cheio de curvas sem mover a cabeça para ver o que acontece?, diz Villeneuve, que completa: ?Conversei com alguns pilotos da CART, e todos admitiram que sofreram ferimentos em alguma ocasião. E isso porque eles não fazem nem 50% do que fazemos na Fórmula 1?, completou Jacques, que tem sua posição contra o uso do HANS apoiada pelo colombiano Juan Pablo Montoya e pelo inglês Jenson Button.

Dos que defendem o uso do novo sistema, a principal voz é a do pentacampeão Michael Schumacher, segundo quem: ?O uso deste sistema não me incomoda, e nem me atrapalha ao volante. Já está demonstrado que o HANS é muito eficiente no caso de uma colisão frontal, apesar de que poderia ser um pouco mais confortável?, diz. Para Michael, os pilotos devem usar o dispositivo ?não por ser obrigatório a partir desta temporada, mas porque contribui para a própria segurança?, finaliza.

Daimler-Chrysler é a proprietária da patente

A Daimler-Chrysler é a proprietária dos direitos de produção do HANS (as iniciais de Head And Neck Support), um dispositivo inventado pelo professor Robert Hubbard que já vem sendo utilizado desde o ano passado por pilotos das Fórmulas CART e Toyota-Atlantic. Hubbard, o inventor do dispositivo, trabalha na Universidade de Michigan, nos Estados Unidos.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 26/10 - Brasileiro terminou ?na cola do chefe? os treinos da sexta-feira
 26/10 - Prorrogado até 2008 o contrato com os australianos
 26/10 - Cristiano sairá na frente na prova australiana da F-CART
 25/10 - Da Matta concluiu na frente o último treino em Queensland
 25/10 - Ranking já aponta 113 vitórias brasileiras na temporada
 25/10 - Junqueira é o pole provisório na Austrália
 24/10 - Rees terminou o dia como o melhor dos testes
 24/10 - ?É praticamente impossível, mas vou tentar?, diz Kleinubing
 24/10 - Da Matta pode conquistar um feito inédito na prova australiana
 24/10 - Rees dominou a primeira sessão de treinos em Interlagos
 23/10 - Prioste foi o melhor do dia nos testes em Interlagos
 23/10 - Viamão recebe a 8ª etapa da Copa Gerdau
 23/10 - Duas semanas de muita adrenalina para Vecci
 23/10 - Mais de 300 mil vão ver a prova da F-CART
 23/10 - Verstappen pode correr na Minardi
 22/10 - Da Matta correrá na Austrália em busca do recorde de vitórias
 22/10 - Prefeito de Moscou culpou Ecclestone pelo fracasso nas negociações
 22/10 - Presença de estrela do Vôlei será a atração dos testes em Interlagos
 22/10 - Magalhães ganhou a prova da Classic
 22/10 - O líder, José Augusto, ?Schumacou? no final da corrida da Copa Fusca

... 699 700 701 702 703 704 705 706 707 708 709 710 711 712 713 ...

Enviar Imprimir  



Interlagos - um sonho de velocidade
Alpie Racing

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados