Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Pan 2007: CBA denuncia manobras contra o automobilismo brasileiro
Sexta-feira, 06 de Janeiro de 2006
 
O presidente Paulo Scaglione vê com preocupação os últimos acontecimentos relativos a forma pretendida pela Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro para o uso do espaço do Autódromo Internacional Nelson Piquet e anuncia medidas para garantir a prática do automobilismo

Tendo em vista os últimos acontecimentos referentes ao propalado uso do espaço do Autódromo Internacional Nelson Piquet, no Rio de Janeiro, para o Pan 2007, o presidente da Confederação Brasileira de Automobilismo, Paulo Scaglione, manifesta a sua preocupação, denuncia atitudes danosas do poder público em relação ao circuito carioca e ao automobilismo brasileiro, assim como anuncia medidas para a preservação da prática do automobilismo:

1 ? Discrepância orçamentária

De modo global, o orçamento para o Pan 2007 vem sofrendo alterações significativas desde a escolha do Rio de Janeiro como sede para a competição. O mesmo ocorre em relação ao autódromo. Quando o Consórcio Rio Sport Plaza buscava recursos em empresas estatais, os valores giravam entre R$ 450 milhões e R$ 500 milhões. Entretanto, agora que a prefeitura do Rio lançou nova licitação e manifesta a intenção de assumir as obras (dependendo de empréstimo do Governo Federal), os valores caíram para cifras que ? somados os módulos ? atingem a casa do R$ 300 milhões:

2 ? Abandono do autódromo

É inquestionável o premeditado abandono do Autódromo Internacional Nelson Piquet promovido pela Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro. Há de se lembrar que o autódromo ficou fechado durante vários meses na atual gestão e, inclusive, foi proibida a entrada de um comissário da FIA para vistoriar suas instalações. O projeto apresentado pelo Rio Sport Plaza descumpria a legislação e não assegurava a prática do automobilismo. Agora, diante das novas ações da prefeitura, não há nenhuma menção ou orçamento previsto para eventuais adequações e reparos aos danos que as construções dos módulos produziriam ao autódromo. Essa preocupação se justifica porque, para a prefeitura, o autódromo resume-se unicamente e exclusivamente a pista e não ao complexo como um todo, quando afirma que as eventuais obras não atingiriam a pista. E o autódromo, como fica?

3 ? Ações para assegurar o automobilismo

Embora tecnicamente não seja possível a prefeitura afirmar que vai realizar as obras sem que haja qualquer interferência no circuito, um seguro que garanta a prática do automobilismo deve ser feito de modo a cumprir o que está exposto na legislação, que é preservar as atividades de automobilismo e motociclismo no Autódromo Internacional Nelson Piquet;

4 ? Denúncias antecipadas ao Presidente da República

Conforme o presidente Paulo Scaglione demonstrou em correspondências ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2005, havia uma preocupação da CBA em relação a irregularidades no processo envolvendo o Pan 2007. As irregularidades apontadas pelo Ministério Público só fazem provar que as preocupações apontadas estavam embasadas em fatos e que, infelizmente, tornam-se realidade;

5 ? Inverdades divulgadas pelo Consórcio Rio Sport Plaza

Contrariamente ao que tem sido divulgado pelo Consórcio Rio Sport Plaza, a CBA não está boicotando o projeto apresentado pelo grupo e assinado pela Tilke. Para atender a um pedido do Consórcio ? e apesar de a FIA ter reiterado a autonomia e a competência da CBA para tratar do caso ? a entidade nacional enviou o projeto para análise técnica da FIA. O trabalho que está sendo feito é técnico, sem dada prevista para a sua conclusão e, portanto, não está sujeito a pressões de ordem política e/ou problemas de prazo de quem quer que seja. A análise está sendo feita e encaminhada para a CBA tão logo esteja concluída. A FIA não vai alterar os seus procedimentos técnicos porque a prefeitura do Rio de Janeiro está enfrentando problemas de ordem estrutural, ambiental, legal e orçamentária às portas do Pan 2007;

6 ? Confirmação da especulação imobiliária

Embora a prefeitura do Rio de Janeiro já tenha realizado nova licitação, denunciando a licitação anterior e, inclusive, aplicando multa de R$ 16 milhões ao Consórcio Rio Sport Plaza, o mesmo continua buscando condições para realizar a obra. Visivelmente existe a especulação imobiliária que seria usufruída pelos seus pares, uma vez que o mesmo está fazendo, em seus contatos, um verdadeiro loteamento imobiliário antecipado do autódromo e seu entorno. Isso ocorre buscando-se a união entre outras construtoras para o investimento, uma vez que o consórcio não conseguiu as verbas junto as estatais (tendo em vista a série de escândalos denunciados em 2005) e também não obteve financiamento no BNDES por falta de garantias de liquidez. Tal postura do consórcio, que não dispõe de verbas para honrar o comprometido na licitação, torna duvidosa e perigosa uma eventual reconsideração por parte da prefeitura, quanto a licitação já denunciada, pois claramente não existem verbas para garantir a execução plena do projeto;

7 ? Ação continuada da CBA

Não são as manifestações do Rio Sport Plaza (no sentido de colocar em dúvida a postura ética da CBA) e da prefeitura do Rio (alterando a legislação e fazendo de conta que no interior do Autódromo Internacional Nelson Piquet só existe uma pista) que impedirão a CBA de continuar atuando em defesa do autódromo carioca, como faz há mais de três anos e ininterruptamente. E fica reiterada a determinação da CBA em questionar na Justiça qualquer obra no interior do autódromo que desrespeite a legislação e prejudique o automobilismo brasileiro, tendo já feito representação ao Ministério Público e ao Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro, alertando dos procedimentos conturbados e ilegais que envolvem toda a movimentação relativa ao uso do espaço do autódromo.Como era de se esperar - e denunciados à própria Presidência da República bem antes do esperado - já temos o envolvimento da Secretaria Especial dos Jogos Pan-americanos em denúncias feitas pela Delegacia de Repressão a Ações Criminosas e Inquéritos Especiais por formação de quadrilha, ocultação de documentos e desrespeito a lei de licitação pública, conforme amplamente divulgado pela imprensa nacional.

Texto: Américo Teixeira jr.
 
Décio Ribeiro
 
» Leia também

 21/10 - Vitte ganhou pela 4ª vez na ?A?. Bauer foi o melhor na ?B? da DTM Turismo
 21/10 - Almeida venceu duas vezes; Sarmento ganhou duas vitórias
 21/10 - Com sua segunda vitória no ano, Perrot ampliou a liderança na Espron
 21/10 - Tudo formalizado para que a China tenha seu GP em 2004
 21/10 - Garcia venceu pela terceira vez na ?A? da DTM Pick Up
 21/10 - Um bom público assistia à rodada final do Paranaense de Arrancada
 21/10 - Um quase ?empate técnico? na rodada cearense da Pick Up Racing
 21/10 - Hemelgarn ainda não tem uma decisão sobre qual chassis usar em 2003
 21/10 - Dezenove pontos separam os dois com chances de título na F-Truck
 20/10 - Acidentes tumultuaram a prova da F-Truck
 20/10 - Vitória de Cirino adia a decisão na F-Truck
 20/10 - Para Landi, vitória deste domingo teve um sabor especial
 20/10 - ?Nelsão? não assistiu à corrida em que o filho sagrou-se o melhor da F-3
 20/10 - Confira a situação das tabelas da Fórmula 3
 20/10 - F-Super Nissan: confira como ficou a pontuação
 20/10 - Mais um triunfo, e Zonta antecipou a festa pelo título da F-Super Nissan
 20/10 - Confira o resultado final da prova no Rio de Janeiro
 20/10 - Nelsinho já festeja o título da F-3
 19/10 - Vilariño e Zonta são os poles da F-Super Nissan em Valência
 19/10 - Três comissários ficaram feridos na Copa Brasil de Kart

... 700 701 702 703 704 705 706 707 708 709 710 711 712 713 714 ...

Enviar Imprimir  



Alpie Racing
Interlagos - um sonho de velocidade

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados