Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Mário Haberfeld treinou com a Walker em Firebird
Quarta-feira, 25 de Setembro de 2002
 
Bastou um dia para que o brasileiro Mario Haberfeld admita a possibilidade de se transferir para o automobilismo norte-americano. Mesmo sem conhecer o circuito de Firebird, um sinuoso traçado no Arizona, o piloto de São Paulo pôde comparar o Reynard-Toyota com o Lola-Zytek que usou na última edição do Campeonato Internacional de Fórmula 3000. E não esconde sua preferência pelo carro da equipe Walker, pela qual o atual bicampeão Gil de Ferran correu até se transferir para a Penske, onde venceu os dois últimos campeonatos da categoria.

?Dei mais de 120 voltas e já tenho uma idéia clara das diferenças entre os dois tipos de carro. Sem contar a diferença de potência, já que o motor Toyota tem praticamente o dobro do Zytek da F-3000, o câmbio e os freios são muito mais eficientes. Em compensação, o desgaste dos pneus é muito maior, mesmo sendo feitos com compostos bem mais duros. Foi apenas o meu primeiro teste e achei que foi muito positivo. Os engenheiros me pediram para verificar as regulagens dos amortecedores e o funcionamento de umas asas novas, acertos diferentes de suspensões e principalmente algumas mudanças feitas na carroceria para melhorar a refrigeração para a corrida do México, que deve ser debaixo de um calor brutal, igual ao que estava fazendo aqui", relatou Haberfeld.

Além do escocês Derrick Walker, estava presente o engenheiro Steve Newey, ambos com passagens pela Fórmula 1. Walker trabalhou na Brabham no início dos anos 70 e Newey na Arrows no final dos anos 80. Walker, que também já teve Christian Fittipaldi em sua equipe, comparou Haberfeld a de Ferran: "Os dois têm o mesmo estilo suave de pilotar". Para Newey, o que mais chamou atenção foi o detalhamento e a qualidade das informações: "Ele acusou todas as mudanças que fizemos e ainda sugeriu algumas que já estavam nos nossos planos. Pelo que vi neste primeiro contato, Mario já está pronto para passar para os carros de alta potência", comentou.

O piloto brasileiro também ficou muito satisfeito. "Gostei muito e já estou pensando em correr na F-Mundial no ano que vem com essa mesma equipe. Todos aqui são muito experientes e tudo que os engenheiros quiseram experimentar deu certo. Ainda tenho um dia de teste e vou tentar melhorar meus tempos. O Tora Takagi virou 47s1 aqui em março, eu fiz 49 duro. O Derrick e o Steve disseram que a diferença foi porque usei um motor mais fraco, os pneus eram bem mais duros e o dia estava muito mais quente. Pela telemetria, o Tora só foi mais rápido que eu em uma curva. A grande diferença foi na reta, onde a menor potência me fez tomar um tempão", finalizou Haberfeld.
 
Luiz Rodrigues
 
» Leia também

 22/10 - O líder, José Augusto, ?Schumacou? no final da corrida da Copa Fusca
 21/10 - Vitte ganhou pela 4ª vez na ?A?. Bauer foi o melhor na ?B? da DTM Turismo
 21/10 - Almeida venceu duas vezes; Sarmento ganhou duas vitórias
 21/10 - Com sua segunda vitória no ano, Perrot ampliou a liderança na Espron
 21/10 - Tudo formalizado para que a China tenha seu GP em 2004
 21/10 - Garcia venceu pela terceira vez na ?A? da DTM Pick Up
 21/10 - Um bom público assistia à rodada final do Paranaense de Arrancada
 21/10 - Um quase ?empate técnico? na rodada cearense da Pick Up Racing
 21/10 - Hemelgarn ainda não tem uma decisão sobre qual chassis usar em 2003
 21/10 - Dezenove pontos separam os dois com chances de título na F-Truck
 20/10 - Acidentes tumultuaram a prova da F-Truck
 20/10 - Vitória de Cirino adia a decisão na F-Truck
 20/10 - Para Landi, vitória deste domingo teve um sabor especial
 20/10 - ?Nelsão? não assistiu à corrida em que o filho sagrou-se o melhor da F-3
 20/10 - Confira a situação das tabelas da Fórmula 3
 20/10 - F-Super Nissan: confira como ficou a pontuação
 20/10 - Mais um triunfo, e Zonta antecipou a festa pelo título da F-Super Nissan
 20/10 - Confira o resultado final da prova no Rio de Janeiro
 20/10 - Nelsinho já festeja o título da F-3
 19/10 - Vilariño e Zonta são os poles da F-Super Nissan em Valência

... 700 701 702 703 704 705 706 707 708 709 710 711 712 713 714 ...

Enviar Imprimir  



Fórmula Alpie
Interlagos - um sonho de velocidade

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados