Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Duas novas regras da FIA estréiam no GP Brasil
Domingo, 24 de Março de 2002
 
Duas das novas regras aprovadas pela reunião do Conselho Mundial da Federação Internacional de Automobilismo realizada na semana passada vão valer já a partir do Grande Prêmio do Brasil, que será realizado dentro de exatamente uma semana, em Interlagos.

Das novas normas, a que certamente vai gerar mais buxixo é aquela que determina que qualquer piloto que se envolver em um acidente partirá para a prova seguinte na condição de "infrator", o que fará com que perca 10 posições no grid.

Qualquer carro que não possa deixar o alinhamento por seus próprios meios 30 segundos depois da luz verde será retirado da formação, e levado até os boxes pelos "empurradores".

Na reunião da última quarta-feira o Conselho da FIA aprovou ainda outras medidas, a mais polêmica delas a que determina o uso de um único motor para todo o final de semana a partir de 2004. Também será aplicada a perda de 10 posições no alinhamento a qualquer piloto que por algum motivo tenha de ter substituído o propulsor de seu carro.

Uma das medidas aprovadas estréia no final deste ano: a que permite a realização de testes coletivos nos circuitos de Jerez de La Frontera e Barcelona, ambos na Espanha. Cada time poderá escolher entre um dos traçados para seus treinos, que poderão ser divididos em três sessões de três dias cada.

Já a partir do próximo ano, tanto os pilotos da Fórmula 1 quanto da Fórmula 3000 terão obrigatoriamente de usar o suporte de proteção de pescoço e cabeça conhecido como HANS (as iniciais de Head And Neck Support), um dispositivo inventado pelo professor Robert Hubbard que já vem sendo utilizado por "drivers" das Fórmulas CART/FedEx e Toyota/Atlantic. A FIA vai se encarregar de conseguir a licença para uso do dispositivo junto à DaimlerChrysler, montadora que comprou os direitos de comercialização junto ao inventor, que trabalha na Universidade de Michigan, nos Estados Unidos.

No ano que vem e em 2004, a Federação Internacional de Automobilismo vai determinar novas regras para a construção dos chassis dos carros de F-1.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 19/10 - Três comissários ficaram feridos na Copa Brasil de Kart
 19/10 - O líder, Andrade, largará na pole position em Tarumã
 19/10 - Rafael Daniel deixa Toledo com três importantes conquistas
 19/10 - ?Balão da Benê? esteve sobre a pista carioca
 19/10 - Trindade venceu. Sarkis festejou o título da Graduados ?B?
 19/10 - Landi é penalizado, e Azevedo conquista mais uma vitória na Light
 19/10 - Pick-up Racing: Emerson Duda largará na frente em Euzébio
 19/10 - Sotaque lusitano na festa pelo título da Super Senior
 19/10 - Renato Russo passeou pela pista rumo ao título da Sênior ?A?
 19/10 - Braga ficou com o título da Senior ?B?
 19/10 - Pela primeira vez, Dirani sairá na pole position
 19/10 - Outra vitória, e o título para Gonçalves
 19/10 - Nova vitória valeu o título a Guilherme de Conto
 19/10 - Guimarães venceu a prova e o certame
 19/10 - Ventura chegou em segundo, e ficou com o título na Cadete
 19/10 - Piquet ganhou mais uma, e está a 8 pontos do título
 18/10 - Cirino dominou os primeiros treinos em Tarumã
 18/10 - Neste sábado, o ?Dia D? da 4ª edição da Copa Brasil de Kart
 18/10 - Como estão as tabelas depois das primeiras disputas da ?Copa Brasil?
 18/10 - Mais uma pole para Piquet. Azevedo sai na frente pela Light

... 701 702 703 704 705 706 707 708 709 710 711 712 713 714 715 ...

Enviar Imprimir  



Alpie Racing
Interlagos - um sonho de velocidade

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados