Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Mudança de visual será a sexta na história da categoria
Quarta-feira, 07 de Janeiro de 2004
 
A troca da carenagem do Vectra pela do Astra - que vai acontecer já para a primeira corrida do campeonato 2004, marcada para o dia 20 de março no Autódromo Internacional de Curitiba ?, marcará a sexta mudança de visual dos carros ao longo da história da Stock Car Brasil.

A categoria que estreou nas pistas em 1979, começou sua caminhada usando os modelos Opala da Chevrolet, que foram vistos nas corridas pelo país afora até o final da temporada de 1985.

Um ano mais tarde, em função da saída da GM como patrocinadora, o ?esqueleto? do ?Opalão? recebeu carenagens em fibra de vidro que foram desenvolvidas pela Caio/Hidroplas.

Em 1990, estrearia o ?segundo visual? da Stock, quando as plataformas do Opala continuaram a receber ?roupagem? em fibra de vidro, porém, àquela altura, com linhas mais arredondadas.

Com o retorno da Chevrolet como patrocinadora, os Opala foram aposentados, e substituídos pelos modelos Omega a partir de 1994, permanecendo em uso por cinco temporadas.

Em 2000 surgiu a quinta ?mudança de cara? dos carros, que tiveram os então estreantes chassis tubulares fabricados pela ZF Racing ?vestidos? de Vectra, modelo que agora vai dar espaço ao Astra, da mesma Chevrolet.

Vale lembrar que os motores usados nos 25 anos da categoria foram de dois modelos: os de seis cilindros do Opala com cerca de 320 CV equiparam os carros até a temporada 2000, e os atuais V8 importados dos Estados Unidos estrearam em 2001.

Agora em 2004, a divisão principal vai receber novas unidades dos V8, enquanto os motores que foram usados nas competições até 2003 serão baixados de 450 para 300 CV, passando a empurrar os carros da Stock Car Light.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 27/07 - Hamilton supera Vettel na classificatória da Hungria
 26/07 - Croce venceu duas, e sairá na pole da pré-final da Novatos
 26/07 - Russo sobrou na pista, e larga na pole da pré-final pela S. Sênior
 26/07 - Dieter largará na frente da Pré-final da Sênior A
 26/07 - Vitória colocou Nicastro na pole da pré-final da Graduados
 26/07 - Escarlate garantiu a pole para a pré-final da Sênior B
 26/07 - Carrapatoso ganhou a primeira da Senior A
 26/07 - Triunfo sergipano na Senior B
 26/07 - Pole cearense na Super F4
 26/07 - Vivacqua comandou o “1-2” carioca na Graduados
 25/07 - Três brasileiros correrão na 24 Horas de Spa-Francorchamps
 25/07 - S F-4: Almeida liderou a classificatória
 25/07 - Machado Filho comandou o treino da Super Senior
 25/07 - É hora da CBA tomar vergonha na cara
 25/07 - Dieter coloca o RS na pole da Senior A
 25/07 - Galli sairá na frente pela Graduados
 25/07 - Ramon Duarte é o pole da Sênior B
 25/07 - Tempos mais altos também na Senior B
 25/07 - Graduados teve quatro líderes diferentes
 25/07 - Tempos lá no alto pela Senior A

... 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 ...

Enviar Imprimir  



Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada
Interlagos - um sonho de velocidade

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados