Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Sonho de Fórmula 1: Dallara e Lola salvaram-se; Reynard faliu
Terça-feira, 31 de Agosto de 2004
 
O sonho de fazer sucesso na Fórmula 1 já levou a falência algumas construtoras de chassis que sempre se saíram bem em categorias como Fórmula 3, Fórmula 3000 e até mesmo produzindo protótipos. A própria Dallara, que agora volta a ter interesse na principal categoria do automobilismo mundial passou por dificuldades no período em que esteve junto com a Scuderia Italia entre 1988 e 1992.

?Decidimos não investir muito dinheiro na Fórmula 1. Eu dei a eles todo o suporte técnico, pessoal e intelectual. Posso dizer que usamos apenas 30% de nossas capacidades e mesmo assim foi uma situação difícil de controlar?, lembra-se Giampaolo Dallara, fundador da empresa que hoje atua com sucesso na Fórmula Indy, Fórmula 3 e World Series By Nissan.

Em 1999, a empresa voltou a tentar estrear na Fórmula 1 onde construiu, a pedido da Honda, um monoposto completamente novo. O projeto não foi a frente devido a morte do projetista Harvey Postlethwaite e a montadora japonesa decidiu retornar à categoria apenas como fornecedora de motores.

Quem quase sucumbiu nessa idéia foi a Lola, que em 1997 investiu todo seu potencial num carro que sequer conseguiu classificar-se para a primeira corrida daquela temporada, com os pilotos Vicenzo Sospiri e Ricardo Rosset. O resultado foi tão ruim que a principal patrocinador, a Mastercard, pulou do barco antes que ele afundasse.

As dívidas foram tantas e o retorno tão pouco que o fundador da companhia Eric Broadley foi forçado a vende-la para o irlandês Martin Birrane, que fez uma reformulação completa em toda sua estrutura e recolocou a Lola no caminho de vitórias e conquistas.

Melhor sorte não teve a Reynard, cujo fundador ? Adrian Reynard ? sempre quis fazer sucesso na Fórmula 1. A empresa chegou a participar do projeto do Benetton B192 (onde inclusive vendeu sua fábrica em Enstone para a equipe) e do carro usado pela Pacific em 1994. Já nessa tentativa, quase foi a falência mas foram salvos pelo sucesso na Fórmula 3000 e Fórmula CART, onde apareceu muito bem.

Ainda sem abandonar o sonho, Adrian Reynard associou-se a British American Racing, onde tinha 15% das ações da equipe. Com um carro ruim, a empresa nunca mais conseguiu se estabelecer de mais um prejuízo e acabou fechando as portas em 2002, sendo forçada a vender seu espólio para Derrick Walker e Don Panoz.

Resta saber se a Dallara conseguirá sair ilesa dessa nova tentativa de fazer um carro de sucesso na principal categoria do automobilismo mundial.
 
Luiz Rodrigues
 
» Leia também

 14/10 - Fuchter/Pereira, foram os melhores no Rali do Café
 14/10 - Thomé levou sua Dakota à dupla vitória em Caruaru
 14/10 - A campeã, Sara e o líder, Jaime, movimentaram os rankings
 13/10 - Silva/Silva Jr./Schuback venceram. Wilton Neto faturou na Turismo ?A?
 13/10 - Bridgestone festejou com vitória o complemento de seu 100º GP
 13/10 - Melo Júnior venceu mais uma, e já é líder do Europeu da F-3000
 13/10 - Pick Up Racing: Campos sairá na pole em Caruaru
 13/10 - Kleinubing chegou em segundo, e continua na vice-liderança
 13/10 - Todos os campeões da Fórmula 1
 13/10 - Somados, os adversários apenas empataram com a Ferrari
 13/10 - Michael fechou a temporada com quase o dobro de pontos do companheiro
 13/10 - Massa foi o primeiro a deixar a prova japonesa
 13/10 - Confira como terminou a prova no Japão
 13/10 - Schumacher encabeçou a 9ª dobradinha da Ferrari na temporada
 12/10 - Melo Júnior vai encabeçar o grid da prova em Jerez
 12/10 - Torcida festejou a 7ª marca de Sato
 12/10 - Watkings acredita na participação de McNish
 12/10 - Acidente com McNish interrompeu a classificatória
 12/10 - Schumacher marcou a 50ª pole de sua carreira no ?circo?
 11/10 - Ferraristas dominaram o primeiro treino em Suzuka

... 704 705 706 707 708 709 710 711 712 713 714 715 716 717 718 ...

Enviar Imprimir  



Interlagos - um sonho de velocidade
Fórmula Alpie

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados