Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Categoria vive seu sétimo momento histórico
Quarta-feira, 09 de Março de 2005
 
Além de contar todo ano desde a temporada de 1979 histórias de heróis e azarões, a Stock Car Brasil tem também as histórias paralelas de modificações que acabam sendo vistas nas pistas, e a entrada da Mitsubishi como uma segunda marca de motores na categoria é o sétimo marco neste sentido.

Daquele campeonato que começou com os modelos Opala até o que terá a primeira de suas doze etapas da temporada 2005 disputada em Interlagos no dia 1º de maio, muita coisa já mudou.

A primeira mudança da história aconteceu antes do início do Campeonato Brasileiro de 1986 (o 8º da história), quando por força da saída da GM, os pilotos decidiram descaracterizar os Opala, usando neles carenagens desenvolvidas pela Caio/Hidroplás, em Fibra de Vidro.

No ?ano 12? de disputas do Brasileiro, em 1990, os ?esqueletos? do modelo da General Motors continuavam cobertos por carenagens em Fibra, mas desta vez com modelos de linhas mais arredondadas, do chamado modelo ?Daipi?.

Em 1994 a companhia que usa o nome Chevrolet retornou à categoria, e decidiu trocar os velhos Opala pelos modelos Omega, que foram usados nas disputas até a temporada de 1999, a de número 21 da história.

A quinta mudança, a substituição de bases de carros de rua por chassis tubulares especialmente desenvolvidos para competições, aconteceu a partir do início do campeonato de 2000.

Um ano mais tarde, em 2001, portanto na 23ª temporada da categoria, aconteceu a aposentadoria dos motores seis cilindros da GM, e a introdução da ?primeira geração? de propulsores V8 importados dos Estados Unidos.

A substituição das unidades anteriores por um lote de propulsores V8 americanos novos não chegou a ser uma mudança tão radical assim na categoria quanto a troca das carenagens do modelo Vectra (usadas desde a estréia dos chassis tubulares), pelas do modelo Astra da GM, realizada do ano passado (2004).

Agora, com o anúncio da entrada da Mitsubishi, seus motores e as carenagens do Lancer equipando nove carros, acontece o sétimo grande fato da história da Stock Car Brasil.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 14/10 - Fuchter/Pereira, foram os melhores no Rali do Café
 14/10 - Thomé levou sua Dakota à dupla vitória em Caruaru
 14/10 - A campeã, Sara e o líder, Jaime, movimentaram os rankings
 13/10 - Silva/Silva Jr./Schuback venceram. Wilton Neto faturou na Turismo ?A?
 13/10 - Bridgestone festejou com vitória o complemento de seu 100º GP
 13/10 - Melo Júnior venceu mais uma, e já é líder do Europeu da F-3000
 13/10 - Pick Up Racing: Campos sairá na pole em Caruaru
 13/10 - Kleinubing chegou em segundo, e continua na vice-liderança
 13/10 - Todos os campeões da Fórmula 1
 13/10 - Somados, os adversários apenas empataram com a Ferrari
 13/10 - Michael fechou a temporada com quase o dobro de pontos do companheiro
 13/10 - Massa foi o primeiro a deixar a prova japonesa
 13/10 - Confira como terminou a prova no Japão
 13/10 - Schumacher encabeçou a 9ª dobradinha da Ferrari na temporada
 12/10 - Melo Júnior vai encabeçar o grid da prova em Jerez
 12/10 - Torcida festejou a 7ª marca de Sato
 12/10 - Watkings acredita na participação de McNish
 12/10 - Acidente com McNish interrompeu a classificatória
 12/10 - Schumacher marcou a 50ª pole de sua carreira no ?circo?
 11/10 - Ferraristas dominaram o primeiro treino em Suzuka

... 704 705 706 707 708 709 710 711 712 713 714 715 716 717 718 ...

Enviar Imprimir  



Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada
Interlagos - um sonho de velocidade

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados