|
 |
|
|
|
Mais uma temporada de "Guerra dos Pneus" |
Segunda-feira, 25 de Fevereiro de 2002 |
|
Mais que a batalha entre as equipes e os pilotos pelo alcance do topo da tabela dos Mundiais, a temporada 2002 da Fórmula 1 terá a chamada "Guerra dos Pneus", um confronto que pelo segundo ano consecutivo será travado entre os japoneses da Bridgestone e os franceses da Michelin.
Impensável nos anos de 1999 e 2000 - quando apenas a fábrica nipônica fornecia seus compostos aos times- , a Guerra dos Pneus faz com que legiões de Técnicos e Engenheiros trabalhem incessantemente mesmo no período em que os pilotos da mais badalada categoria de automobilismo do planeta curtem suas chamadas "férias de Inverno".
Superação de limites e desenvolvimento de tecnologias cada vez mais avançadas são as palavras de ordem nas duas fábricas. Não importam quantos milhares de Dólares terão de deixar os cofres desta ou daquela empresa, valendo sim os resultados que os gastos geram no sentido de satisfazer os anseios dos cada vez mais exigentes times que integram as carteiras de clientes de um ou outro fornecedores.
Franceses saíram na frente
É fato que é praticamente impossível avaliar o nível de desenvolvimento atingido tanto por Bridgestone quanto por Michelin antes que os carros calçados com seus compostos entrem na pista "prá valer".
É inviável saber quais foram os técnicos que conseguiram maior evolução sem que os bólidos estejam reunidos num mesmo local, sob as mesmas condições meteorológicas, e num mesmo momento, condições que não acontecem nos testes de pré-temporada, que foram realizados às dezenas desde os primeiros dias de janeiro.
Um fator, porém, coloca os franceses em vantagem sobre os nipônicos: os integrantes do Departamento de Marketing da fábrica de Paris trabalharam muito melhor no período de "entressafra" de corridas, persuadindo os integrantes da equipe McLaren a bandearem para seu lado, interrompendo uma parceria de três anos com a fábrica concorrente.
Uma coisa é certa, apesar das afirmativas em contrário dos chefões de cada uma das fábricas: haverá sim prioridade para os principais clientes que compõem cada uma das carteiras.
Aos times de menor porte, estará reservado o privilégio de "pegarem carona" nas tecnologias desenvolvidas para os "Top Teams", o que com certeza não resultará em nenhuma desvantagem.
Confira no quadro abaixo quais equipes integram a carteira de clientes de cada uma das produtoras de pneus.
Bridgestone | Michelin | Arrows | Jaguar | BAR | McLaren | Ferrari | Minardi | Jordan | Renault | Sauber | Toyota | | Williams | |
|
Jorge Kraucher |
|
» Leia também |
14/10 - Stock Car: uma história que poucos se lembram
14/10 - Fuchter/Pereira, foram os melhores no Rali do Café
14/10 - Thomé levou sua Dakota à dupla vitória em Caruaru
14/10 - A campeã, Sara e o líder, Jaime, movimentaram os rankings
13/10 - Silva/Silva Jr./Schuback venceram. Wilton Neto faturou na Turismo ?A?
13/10 - Bridgestone festejou com vitória o complemento de seu 100º GP
13/10 - Melo Júnior venceu mais uma, e já é líder do Europeu da F-3000
13/10 - Pick Up Racing: Campos sairá na pole em Caruaru
13/10 - Kleinubing chegou em segundo, e continua na vice-liderança
13/10 - Todos os campeões da Fórmula 1
13/10 - Somados, os adversários apenas empataram com a Ferrari
13/10 - Michael fechou a temporada com quase o dobro de pontos do companheiro
13/10 - Massa foi o primeiro a deixar a prova japonesa
13/10 - Confira como terminou a prova no Japão
13/10 - Schumacher encabeçou a 9ª dobradinha da Ferrari na temporada
12/10 - Melo Júnior vai encabeçar o grid da prova em Jerez
12/10 - Torcida festejou a 7ª marca de Sato
12/10 - Watkings acredita na participação de McNish
12/10 - Acidente com McNish interrompeu a classificatória
12/10 - Schumacher marcou a 50ª pole de sua carreira no ?circo?
|
... 704 705 706 707 708 709 710 711 712 713 714 715 716 717 718 ... |
|
|
 |
|
 |