Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Penske começou a debater fusão entre CART e IRL
Quinta-feira, 24 de Junho de 2004
 
O milionário Roger Penske deu o primeiro passo nessa semana para uma provável fusão entre a Champ Car (ex-CART) e a IRL, categorias que passaram a brigar desde 1996 e até o momento a única beneficiária foi a NASCAR, que consolidou-se como a categoria mais importante do automobilismo norte-americano.

Empresário de sucesso, Penske vem dando sucessivas declarações que essa separação dá prejuízos ao esporte e que precisa chegar ao fim. Um dos criadores da Championship Auto Racing Teams em 1979, Roger Penske deixou a categoria em 2002 para concentrar seus esforços apenas na Indy Racing League, um duro golpe que quase acabou com a Fórmula CART.

Na última terça-feira, Roger reuniu-se com Kevin Kalkhoven e Gerald Forsythe, que juntos com Paul Gentilozzi são os donos da Open Wheel Racing Series LLC, atual dona da Champ Car. Apesar de ser ainda apenas o começo de uma reaproximação, foram discutidas mudanças que poderiam acontecer já na próxima temporada.

Caso as duas categorias passem a fazer apenas um campeonato, os carros seriam os mesmos usados atualmente na Fórmula Indy, que tem chassis G-Force e Dallara e motores Honda, Toyota e Chevrolet. O conjunto que é utilizado na CART, os antigos Lola e Reynard, seriam aposentados.

Quanto ao calendário, seriam 20 corridas sendo metade em circuitos mistos e ovais, reunindo os autódromos que mais recebem público atualmente. Da Champ Car, provavelmente seriam aproveitados Long Beach, Toronto, Cidade do México e Monterrey, enquanto do lado da Indy Racing League, os ovais do Texas, Michigan, Kansas, Richmond e, certamente, Indianápolis fariam partes do novo campeonato.

Outro fator importante para a reunificação do esporte diz a respeito da transmissão televisiva. A Indy Racing League tem um excelente acordo com a ABC/ESPN, enquanto a Champ Car paga uma quantia relativamente alta para transmitir suas corridas pela Spike TV.

?O encontro foi muito positivo e todos nós concordamos que é um grande negócio essa união. Mas ainda existem alguns obstáculos que tornam isso impossível de se concretizar no momento?, comentou Kevin Kalkhoven.

Foi discutido também que o novo campeonato será controlado por oito conselheiros, sendo metade da Champ Car e outra da Indy Racing League. Outra reunião deve acontecer nas próximas semanas, mas ainda sem data marcada.
 
Luiz Rodrigues
 
» Leia também

 07/10 - Albiero já contabiliza 3 vitórias na temporada
 07/10 - Só deu Brasil na 16ª rodada da F-CART
 06/10 - Veja como ficou a pontuação
 06/10 - Ao vencer pela 4ª vez, Grolnhölm antecipou a conquista
 06/10 - Quatro anos, dois títulos
 06/10 - Título de Da Matta é o terceiro de pilotos brasileiros em 2002
 06/10 - Saiba como terminou a prova em Miami
 06/10 - Da Matta vence, e é o campeão antecipado da temporada
 05/10 - Tony Kanaan é o pole position em Miami
 05/10 - Gary Paffett fatura o título da F3 Alemã
 04/10 - Brasília e Belo Horizonte também realizarão missa de 7º dia
 04/10 - Dixon dominou o primeiro treino em Miami
 04/10 - FIA decretou a proibição de publicidade no asfalto
 04/10 - Treinos em Miami começam logo mais
 03/10 - Honda trocará pessoal de seu programa de F-1
 03/10 - Para Villeneuve, final da prova nos EUA foi ?divertido?
 03/10 - Frank Williams elogia o brazuca Pizzonia
 03/10 - Da Matta pode terminar o domingo em festa
 03/10 - Foi a segunda alteração da 9ª etapa do Paulista
 03/10 - Pai de Bia Figueiredo homenageia Pedrão, Alemão e Ney Coutinho

... 706 707 708 709 710 711 712 713 714 715 716 717 718 719 720 ...

Enviar Imprimir  



Fórmula Alpie
Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados