Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Há 15 anos, circuito de rua brasileiro teve "SAFER" Tupiniquim
Quinta-feira, 02 de Maio de 2002
 
O cenário eram as ruas de Vitória, a capital do estado do Espírito Santo. Os personagens eram os pilotos do Campeonato Brasileiro de Fórmula Ford, à época Tom Stefani, Jefferson Elias, os irmãos Dilso e Milton Sperafico, José David, Nélson Balestrieri, Ivo Zangirolami, Ricardo Mattos e tantos outros (eram necessárias provas de repescagem para a definição dos grids)...

Quando aconteceram os treinos iniciais para a corrida que marcou a primeira disputa em circuito urbano da chamemos assim "era moderna de nosso automobilismo" (muito posterior às legendárias disputas no circuito da Gávea), foi constatado que apenas os guard rails não ofereceriam a segurança necessária aos pilotos.

Foi em função disto que entrou em campo o famoso "jeitinho brasileiro", que com muita criatividade e certamente muito menos dinheiro que o gasto até agora pelos americanos resolveu de vez a questão de segurança para aqueles que disputariam a prova.

Diante da necessidade, surgiu naquela longínqua temporada de 1987 um "SAFER" Tupiniquim. A solução foi bem geniosa: esteiras de transporte de minério já aposentadas pelo Porto de Vitória foram compradas, e instaladas à frente das tradicionais lâminas de proteção que cercavam os pontos críticos do traçado.

Hélio Perini, Carlos Montagner, Américo Larozzi e Waldir Silva, então do Conselho Técnico Desportivo Nacional, certamente se lembram deste episódio que garantiu a segurança dos pilotos.

E só agora, 15 anos mais tarde, os americanos se vangloriam de terem inventado algo capaz de realmente absorver impactos...

Leia também:
Indianápolis terá uma nova barreira de proteção
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 07/10 - Ecclestone encabeça um movimento pelo equilíbrio na Fórmula 1
 07/10 - Albiero já contabiliza 3 vitórias na temporada
 07/10 - Só deu Brasil na 16ª rodada da F-CART
 06/10 - Veja como ficou a pontuação
 06/10 - Ao vencer pela 4ª vez, Grolnhölm antecipou a conquista
 06/10 - Quatro anos, dois títulos
 06/10 - Título de Da Matta é o terceiro de pilotos brasileiros em 2002
 06/10 - Saiba como terminou a prova em Miami
 06/10 - Da Matta vence, e é o campeão antecipado da temporada
 05/10 - Tony Kanaan é o pole position em Miami
 05/10 - Gary Paffett fatura o título da F3 Alemã
 04/10 - Brasília e Belo Horizonte também realizarão missa de 7º dia
 04/10 - Dixon dominou o primeiro treino em Miami
 04/10 - FIA decretou a proibição de publicidade no asfalto
 04/10 - Treinos em Miami começam logo mais
 03/10 - Honda trocará pessoal de seu programa de F-1
 03/10 - Para Villeneuve, final da prova nos EUA foi ?divertido?
 03/10 - Frank Williams elogia o brazuca Pizzonia
 03/10 - Da Matta pode terminar o domingo em festa
 03/10 - Foi a segunda alteração da 9ª etapa do Paulista

... 706 707 708 709 710 711 712 713 714 715 716 717 718 719 720 ...

Enviar Imprimir  



Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada
Interlagos - um sonho de velocidade

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados