Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Deu zebra no final da mais louca corrida da história da F-CART
Domingo, 27 de Outubro de 2002
 
A impensável vitória do mexicano Mario Dominguez marcou a realização da 12ª prova da Fórmula CART/FedEx na Austrália, uma disputa que começou com um acidente espetacular, e que a chuva torrencial que caiu durante a maioria das 40 voltas totais tratou de transformar num verdadeiro caos.

Chovia forte no momento em que a primeira largada foi autorizada, quando uma rodada do mexicano Adrian Fernandez desencadeou uma série de batidas, no final da qual os carros de Jimmy Vasser e de Tora Takagi estavam de cabeça para baixo, totalmente destruídos.

O canadense Patrick Carpentier e o também norte-americano Michael Andretti correram em socorro de Vasser, ao qual se juntaram integrantes da equipe Chip Ganassi, que ajudaram a desvirar o carro. Enquanto isso, a equipe de socorro da CART dava o primeiro atendimento a Fernandez e a Takagi, que inspiravam mais cuidados.

No final do episódio, estavam totalmente destruídos os bólidos de Andretti, de Vasser, de Michel Jourdain Jr., de Takagi, de Carpentier, de Alex Tagliani e Mário Andretti, enquanto o carro do brazuca Christian Fittipaldi teve a suspensão traseira bastante afetada.

Da garagem ao topo do pódio

Sem carro reserva, a pequena equipe Herdez não teve outra alternativa que substituir a suspensão e alguns componentes da parte frontal do bólido de Mario Dominguez, que foi o responsável pela decolagem do carro de Takagi na seqüência de batidas.

Depois de quase duas horas desde a primeira, já com o tempo bem melhor, uma segunda largada foi autorizada após a realização de três passagens válidas concluídas pelos concorrentes atrás do Safety Car.

As disputas ?prá valer? aconteceram apenas entre a 4ª e a 9ª passagem, momento no qual o aguaceiro voltou a despencar sobre o estado australiano de Queensland, o que levou a direção de prova a acionar novamente o veículo de neutralização das disputas.

Com a entrada do Safety Car, na 10ª volta, o campeão antecipado da categoria Cristiano da Matta aproveitou para realizar sua primeira parada, deixando a primeira posição para o também brazuca Bruno Junqueira.

O aguaceiro só fazia aumentar, e nada de retomada das disputas, do que, com uma estratégia de ousar atrasar a primeira parada, Dominguez se beneficiou para equiparar-se a Nigel Mansell como piloto a vencer uma corrida já na temporada de estréia na F-CART.

Os canadenses Patrick Carpentier e Paul Tracy completaram a festa do pódio.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 03/10 - Comoção provoca alterações das datas dos Paulistas
 03/10 - Atenção amigos do Speed On Line
 03/10 - Baiano busca a liderança no kartismo português
 02/10 - Vecci faz homenagem aos colegas pilotos
 02/10 - Lista passa a ter 95 pilotos
 02/10 - Placares: saiba como estão os números após o último final de semana
 02/10 - ?Michael se enganou?, acredita Ecclestone
 01/10 - Outra vez, José Augusto
 01/10 - Piedade Júnior venceu mais uma pela Espron
 01/10 - Recurso da Coloni pode trazer novas alterações na tabela final
 01/10 - ?Pipi doidão? fez Enge perder o titulo da F-3000
 01/10 - Sciola ganhou a prova do domingo pela Força Livre
 01/10 - Marcos Barros levou a melhor na disputa da Classic
 01/10 - Zakzenian faturou também a segunda da F-Alpie
 01/10 - Osman venceu a terceira consecutiva na F-São Paulo
 30/09 - Missa de 7º dia será realizada sexta-feira 04/10
 30/09 - Head taxou de ?ridículo? o incidente em Indianápolis
 30/09 - Argentino antecipou a conquista. Streit foi o melhor brazuca na prova
 29/09 - Di Grassi manteve o comando da tabela da F-Renault
 29/09 - Apenas 0s011 separaram os ferraristas na corrida americana

... 707 708 709 710 711 712 713 714 715 716 717 718 719 720 721 ...

Enviar Imprimir  



Fórmula Alpie
Alpie Racing

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados