Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Nürburgring: do belo "Laço Norte" aos dias atuais
Terça-feira, 24 de Junho de 2003
 
A história do circuito alemão de Nürburgring, que no próximo final de semana vai sediar pela oitava vez o Grande Prêmio da Europa, pode ser dividida em duas fases.

A primeira delas vai da inauguração da pista, em 1927, até 1976, ano em que um terrível acidente envolvendo o austríaco Andreas Nikolaus Lauda, ou simplesmente Niki Lauda, fez com que o traçado de inacreditáveis 22.835 metros fosse riscado do calendário da Fórmula 1, que já havia estado naquela pista em 22 ocasiões, sempre sendo sede do chamado "Grande Prêmio da Alemanha", hoje disputado na pista de Hockenheim.

Mas o acidente de Lauda, que escapou milagrosamente com vida de um incêndio ocorrido em seu Ferrari após um choque contra a saída da chamada curva "Bergwerk" - uma das 174 espalhadas pelo traçado -, não havia sido o primeiro grave ocorrido em Nürburgring, onde desastres já haviam provocado as mortes do argentino Onofre Marimon, em 1954, e do inglês Peter Collins, que faleceu no hospital em decorrência dos ferimentos sofridos quando seu Ferrari se chocou contra a barreira lateral à Curva "Pflanzgarten" nos treinos para o GP de 1958.

O desastre de Niki Lauda (que seis semanas depois do acidente voltou a competir, disputando a partir de Monza as provas finais de um certame que no final daquele 1976 seria vencido por James Hunt, seu companheiro britânico na Ferrari que levantaria o título por ter somado um único ponto a mais), deixou a pista de Nürburgring "de castigo" para reformas até a 1984, quando o traçado, então com 6.823 metros, sediou pela primeira vez o "GP da Europa", uma corrida que começou com o brasileiro Nelson Piquet na pole position - depois de ter marcado 1min18s87 com seu Brabham -, e terminou com a vitória do francês Alain Prost.

Não há exagero nenhum em dizer que aquele Grande Prêmio disputado no dia 1º de agosto de 1976 decretou o limiar entre a era do traçado de Nürburgring que passava em meio à floresta - uma pista definida pelo próprio site oficial do circuito como "a mais bonita e perigosa de todo o mundo"-, e sua "fase moderna", que passou pelo encolhimento dos pouco mais de 22 quilômetros para a pista 6.823 metros, e posteriormente para o traçado de 4.556 metros que estreou na prova do ano passado, e que vai ser usado de novo no próximo domingo.

A "Nordschleife", ou Laço Norte do circuito, atualmente é usada apenas nas edições da "24 Horas de Nürburgring" disputadas todos os anos.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 29/09 - Saiba como ficou a classificação do Mundial de Construtores
 29/09 - Confira como ficou a tabela do Mundial de Pilotos
 29/09 - Barrichello encabeçou outro ?1-2? , e é o vice-campeão da temporada
 29/09 - Carreira Júnior assumiu o comando da classificação na Clio
 29/09 - ?Não contava com a vitória?, admitiu Fábio Carreira
 29/09 - Marcos Gomes dá um passeio, e vence a etapa em Curitiba
 29/09 - Com um carro ?remendado?, Fábio Carreira venceu a disputa em Curitiba
 29/09 - Zonta venceu duas, e disparou na liderança da tabela da F-Super Nissan
 29/09 - Paranaenses dominaram o aquecimento em Curitiba
 29/09 - Desclassificações e penalizações mudaram resultado da 7ª etapa Clio
 28/09 - ?O carro dançava muito?, contou o motorista do ônibus
 28/09 - Januário quebrou a seqüência de vitórias de Losacco na Força Livre
 28/09 - Saiba quem largará na frente na rodada de prosseguimento do ?Paulistão?
 28/09 - PRTV exibirá reportagem sobre o acidente que vitimou pilotos
 28/09 - Troca de motor resultou na perda das melhores voltas
 28/09 - Confira o resultado completo da disputa da Clio em Curitiba
 28/09 - Bragantini venceu a 7ª etapa da Copa Clio
 28/09 - Schumacher e Barrichello encabeçarão o grid da corrida nos EUA
 28/09 - Pela segunda vez, Jimenez sai na pole da F-Renault
 28/09 - De luto, três pilotos decidem não participar da prova em Curitiba

... 708 709 710 711 712 713 714 715 716 717 718 719 720 721 722 ...

Enviar Imprimir  



Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada
Fórmula Alpie

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados