Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Carros iguais e muita disputa entre as mulheres na Ford Fiesta
Terça-feira, 14 de Agosto de 2001
 
As mulheres estão nas pistas com o Campeonato Brasileiro de Ford Fiesta Feminino. Idealizado por Maria Helena Fittipaldi, presidente da Ampacom (Associação das Mulheres Pilotos de Automobilismo de Competição), e apoiado pela Ford Brasil, a competição vem conseguindo preencher os 16 lugares no grid com facilidade. Tudo isso porque os modelos Fiesta foram modificados para se tornarem mais competitivos, mas conservando as principais características dos modelos de rua.

Os 16 modelos Fiesta colocados à disposição da organização do Campeonato Brasileiro passaram por modificações. O responsável pelo desenvolvimento, preparação e manutenção dos carros é o Centro Pilotagem Roberto Manzini, de São Paulo. Na sexta-feira, um dos instrutores do Centro de Pilotagem, o André Bragantini ou o Giuliano Losacco, acerta o protótipo e passa os acertos para os 16 carros, que ainda serão sorteados entre as pilotos. Essa medida visa a redução de custos e torna a categoria ainda mais equilibrada e emocionante para os espectadores. "Esta é a primeira vez no Brasil que os carros são sorteados para as provas", explica Beto Manzini. "Já aconteceu isso em provas promocionais, mas nunca em um campeonato inteiro."

O motor do Fiesta de competição é o Zetec Rocam 1.6, o mesmo utilizado no modelo vendido nas concessionárias. Mas a diferença está na potência, que passou de 95 cavalos para 105 cv a 6 mil rpm. O aumento na potência foi conseguido por meio do mapeamento do módulo de gerenciamento efetuado pelo Campo de Provas Ford, em Tatuí ? SP, e Visteon eletrônica que acompanha todas as etapas efetuando check no local.

Outra modificação interessante, para deixar o carro com cara de competição, foi feita do tubo primário do escapamento para trás, mas o coletor de escape original foi mantido. Assim o motor deixa as características silenciosas do modelo de rua para um barulho de competição mesmo. "Redimensionamos o escapamento do Fiesta. O barulho não chega a ser tão alto quanto os outros carros de competição, mas é bem mais barulhento que os modelos de rua. Apesar disso, usamos um abafador para reduzir os níveis de decibéis", explica Manzini.

As mudanças no carro agradaram as competidoras. "Todo mundo está andando muito junto. Os carros estão bem equilibrados. Faltava uma categoria como essa para as mulheres", diz a pernambucana Danuza Moura, de 21 anos, vencedora da segunda etapa, em Caruaru. "Temos de ressaltar o grande trabalho que a Maria Helena, o Roberto Manzini e a Ford estão fazendo para deixar a categoria equilibrada e atraente", explica a piloto que também corre no Brasileiro da Stock Light.
 
Luiz Rodrigues
 
» Leia também

 28/09 - De luto, três pilotos decidem não participar da prova em Curitiba
 28/09 - Velório dos pilotos será no Cemitério de Vila Mariana
 28/09 - Ferrari dominou os dois treinos deste sábado em Indianápolis
 28/09 - Uma de Wilson, outra de Zonta
 28/09 - Gontijo conquistou a pole para a prova deste domingo
 28/09 - Kaká voltou a dominar em Curitiba
 28/09 - Bragantini dominou o último treino da Clio
 28/09 - Acidente ocorreu em Irati
 28/09 - Luto no automobilismo brasileiro
 27/09 - ?Dei sorte em ter batido de lado?, disse Barrichello
 27/09 - Definidas as praças das três últimas rodadas duplas
 27/09 - Com carro alugado, Bragantini marcou a pole em Curitiba
 27/09 - ?Em casa?, Domingos dominou o dia de ensaios
 27/09 - Mais uma surpresa da Jaguar em Indianápolis
 27/09 - F-Renault Italiana: Streit marcou o 2º tempo
 27/09 - Uma praxe e uma novidade nos treinos em Indianápolis
 27/09 - Dois brazucas entre os ?Top Ten? da F-Super Nissan
 27/09 - Bragantini dominou o treino da Clio
 27/09 - Mitsubishi MotorSports Sudeste prosseguirá em Goiânia
 27/09 - Marcos Gomes foi o mais rápido em Curitiba

... 709 710 711 712 713 714 715 716 717 718 719 720 721 722 723 ...

Enviar Imprimir  



Interlagos - um sonho de velocidade
Alpie Racing

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados