Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Mais uma temporada de "Guerra dos Pneus"
Segunda-feira, 25 de Fevereiro de 2002
 
Mais que a batalha entre as equipes e os pilotos pelo alcance do topo da tabela dos Mundiais, a temporada 2002 da Fórmula 1 terá a chamada "Guerra dos Pneus", um confronto que pelo segundo ano consecutivo será travado entre os japoneses da Bridgestone e os franceses da Michelin.

Impensável nos anos de 1999 e 2000 - quando apenas a fábrica nipônica fornecia seus compostos aos times- , a Guerra dos Pneus faz com que legiões de Técnicos e Engenheiros trabalhem incessantemente mesmo no período em que os pilotos da mais badalada categoria de automobilismo do planeta curtem suas chamadas "férias de Inverno".

Superação de limites e desenvolvimento de tecnologias cada vez mais avançadas são as palavras de ordem nas duas fábricas. Não importam quantos milhares de Dólares terão de deixar os cofres desta ou daquela empresa, valendo sim os resultados que os gastos geram no sentido de satisfazer os anseios dos cada vez mais exigentes times que integram as carteiras de clientes de um ou outro fornecedores.

Franceses saíram na frente

É fato que é praticamente impossível avaliar o nível de desenvolvimento atingido tanto por Bridgestone quanto por Michelin antes que os carros calçados com seus compostos entrem na pista "prá valer".

É inviável saber quais foram os técnicos que conseguiram maior evolução sem que os bólidos estejam reunidos num mesmo local, sob as mesmas condições meteorológicas, e num mesmo momento, condições que não acontecem nos testes de pré-temporada, que foram realizados às dezenas desde os primeiros dias de janeiro.

Um fator, porém, coloca os franceses em vantagem sobre os nipônicos: os integrantes do Departamento de Marketing da fábrica de Paris trabalharam muito melhor no período de "entressafra" de corridas, persuadindo os integrantes da equipe McLaren a bandearem para seu lado, interrompendo uma parceria de três anos com a fábrica concorrente.

Uma coisa é certa, apesar das afirmativas em contrário dos chefões de cada uma das fábricas: haverá sim prioridade para os principais clientes que compõem cada uma das carteiras.

Aos times de menor porte, estará reservado o privilégio de "pegarem carona" nas tecnologias desenvolvidas para os "Top Teams", o que com certeza não resultará em nenhuma desvantagem.

Confira no quadro abaixo quais equipes integram a carteira de clientes de cada uma das produtoras de pneus.

Bridgestone

Michelin

Arrows

Jaguar

BAR

McLaren

Ferrari

Minardi

Jordan

Renault

Sauber

Toyota

Williams

 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 23/09 - Cacá Bueno recupera a vitória conquistada em Jacarepaguá
 23/09 - Barrichelo, Massa e Kannaã juntos
 22/09 - Vitória escapou de Renato Martins na última curva
 22/09 - Europeu de Kart ? Átila Abreu é o terceiro colocado
 22/09 - Gilberto Podboi vence pela DTM Pick-up
 22/09 - Cirino vence a primeira da temporada
 22/09 - Luís Tedesco conquista o decacampeonato Brasileiro de Rali
 22/09 - Jaime Melo Jr. vence mais uma no Europeu de F-3000
 22/09 - Panizzi vence Rali de Sanremo
 22/09 - Serata fatura prova preliminar da DTM Turismo
 22/09 - Fogaça é o mais rápido no Warm Up
 21/09 - ?Meu objetivo é terminar a corrida?, disse Cirino
 21/09 - Cirino é o pole position em Interlagos
 21/09 - Futcher/Gomes vencem Rally de Ouro Branco
 21/09 - Disputa pela liderança do campeonato é atração em Interlagos
 21/09 - Paulo Lemos vai correr na N4 do Brasileiro de Rali
 21/09 - ?Mostramos nossa evolução nesta reta final?, disse Jaime Melo Jr.
 21/09 - Robbie Kerr é o novo campeão inglês de F3
 21/09 - Augusto Júnior assume erro e larga em 7º
 21/09 - Jaime Melo Jr. marca a pole position em Dijon

... 711 712 713 714 715 716 717 718 719 720 721 722 723 724 725 ...

Enviar Imprimir  



Alpie Racing
Interlagos - um sonho de velocidade

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados