Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Traçado em Nürburg volta a receber o "circo"
Quinta-feira, 20 de Junho de 2002
 
O circuito de Nürburgring, na Alemanha, sediará no próximo domingo o Grande Prêmio da Europa, o 9º dos 17 totais previstos pelo calendário da temporada 2002 da Fórmula 1.

Tendo completado seu 75º ano no mês passado, a pista recebeu como presente uma espécie de "Bico de Pato" no final da reta dos boxes, o que transformará o traçado num ambiente a ser reconhecido pelos pilotos da mais badalada categoria de automobilismo do planeta.

A 5ª prova consecutiva

A corrida deste domingo será a 5ª consecutiva em que a pista situada em Nürburg sediará o Grande Prêmio da Europa, disputa que integra os calendários da F-1 desde 1983, quando o palco foi Brands Hatch, na Inglaterra.

Nürburgring sediou seu primeiro GP europeu em 1984, e voltou a constar do calendário da prova continental - que não aconteceu entre 86 a 92 - em 1995 e 96, e depois consecutivamente à partir de 1999.

Mas a presença do traçado no calendário do "circo" é quase tão antiga quanto a própria história dos certames da F-1, que correu pela primeira na pista em Nürburg no dia 29 de julho de 1951, numa disputa onde Alberto Ascari saiu da pole position e venceu a bordo de seu Ferrari, e Juan Manuel Fangio completou a volta mais rápida pilotando um Alfa Romeo.

À época, o traçado tinha exagerados 22.810 metros, uma extensão que passou a ser ainda maior após 1967, desde quando as corridas aconteceram numa pista com nada menos que 22.385 metros.

Com a nova metragem, a pista sediou os GPs da Alemanha entre as temporadas de 1967 a 1976, exceto o de 1970, que foi disputado em Hockenheim.

Depois de passar por uma reforma bastante ampla, que fez o traçado passar a ter 4.542 metros, Nürburgring - que em 76 entrou para a história por ter sido palco de um acidente seguido de incêndio que quase tirou a vida do austríaco Niki Lauda -, só sediou mais um GP alemão: o de 1985, quando o pole foi Teo Fabi, com um Tolemann, e a vitória foi de Michele Alboreto, com um Ferrari.

Clique aqui para conhecer todos os vencedores das provas em Nürburgring.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 23/09 - Cacá Bueno recupera a vitória conquistada em Jacarepaguá
 23/09 - Barrichelo, Massa e Kannaã juntos
 22/09 - Vitória escapou de Renato Martins na última curva
 22/09 - Europeu de Kart ? Átila Abreu é o terceiro colocado
 22/09 - Gilberto Podboi vence pela DTM Pick-up
 22/09 - Cirino vence a primeira da temporada
 22/09 - Luís Tedesco conquista o decacampeonato Brasileiro de Rali
 22/09 - Jaime Melo Jr. vence mais uma no Europeu de F-3000
 22/09 - Panizzi vence Rali de Sanremo
 22/09 - Serata fatura prova preliminar da DTM Turismo
 22/09 - Fogaça é o mais rápido no Warm Up
 21/09 - ?Meu objetivo é terminar a corrida?, disse Cirino
 21/09 - Cirino é o pole position em Interlagos
 21/09 - Futcher/Gomes vencem Rally de Ouro Branco
 21/09 - Disputa pela liderança do campeonato é atração em Interlagos
 21/09 - Paulo Lemos vai correr na N4 do Brasileiro de Rali
 21/09 - ?Mostramos nossa evolução nesta reta final?, disse Jaime Melo Jr.
 21/09 - Robbie Kerr é o novo campeão inglês de F3
 21/09 - Augusto Júnior assume erro e larga em 7º
 21/09 - Jaime Melo Jr. marca a pole position em Dijon

... 711 712 713 714 715 716 717 718 719 720 721 722 723 724 725 ...

Enviar Imprimir  



Fórmula Alpie
Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados