Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
MEMÓRIA ? Habilidade de Hakkinen definiu a pole
Quarta-feira, 26 de Março de 2003
 
Reprodução de matéria da edição do Speed On Line , de 28 de março de 1998 (o primeiro sábado desde a entrada do site no ar).

O pole position do GP do Brasil, Mika Hakkinen disse que as condições do circuito de Interlagos combinam bastante com seu estilo de pilotar. Cheia de ondulações, a pista paulista este ano tornou-se um desafio especial para os pilotos devido à utilização de pneus com menos área de contato com o solo, motores mais potentes e soluções de aerodinâmica mais refinadas.

Mais velozes nas retas devido aos motores mais desenvolvidos e à aerodinâmica mais aprimorada, os novos F-1 chegam ao final da reta em velocidades superiores às obtidas no ano passado, obrigado o piloto a frear mais bruscamente.

Prevendo o esforço extra sofrido pelos sistemas de freio, os discos do dispositivo tiveram sua espessura aumentada. Como resultado, o carro tem um comportamento mais crítico nas freadas em alta velocidade, fato complicado pela menor área de contato dos compostos.

Mas o grande agravante em Interlagos é a grande quantidade de ondulações localizadas justamente em alguns pontos de freada. Alí é fácil ver as rodas saírem do chão e depois travarem, penalizando também os pneus. Na coletiva realizada após a tomada de tempos, os três melhores colocados - Hakkinen, Coulthard e Frentzen - se referiram ao piso do circuito como um agravante importante no acerto dos carros.

Durante a sessão de classificação , os Comissários liberaram um documento dizendo que Hakkinen, Damon Hill, Pedro Paulo Diniz, Eddie Irvine, Olivier Panis e Alexander Wurz poderiam perder suas melhores marcas nas classificatórias por terem desrespeitado a bandeira amarela durante os treinos.

Para Mika, não havia problemas pois, além de ter conquistado a pole, o finlandês também estabeleceu o segundo melhor tempo do dia. O clima de terror só se encerrou depois que os comissários ouviram as versões dos pilotos sobre a infração, e todos foram desculpados.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 17/09 - Fernandez ameaça mudar de categoria
 17/09 - Castro Neves vai testar novamente para a Toyota
 17/09 - Adrenalina em dobro no final do mês
 16/09 - Erdos antecipa a conquista do título
 16/09 - Sara Sanchez vence novamente no Uruguai
 16/09 - FPA homenageará paranaenses Campeões em Toledo
 16/09 - Mais um ataque do Tubarão, desta vez em Guaporé
 15/09 - Resultado completo da 15ª etapa da IRL
 15/09 - Hornish Junior fatura o bicampeonato na F-Indy
 15/09 - Nascimento Júnior continua na frente pela Copa Clio
 15/09 - Di Grassi continua líder. Khodair e Jimenez dividem a 2ª posição
 15/09 - Concentração foi fundamental, disse Bauer
 15/09 - O automobilismo, outra vez desrespeitado
 15/09 - Schowambach foi o sexto piloto a vencer na temporada
 15/09 - Vitória capixaba na corrida da F-Renault
 15/09 - Seis provas válidas, seis vencedores na Copa Clio
 15/09 - Bauer venceu a prova da Copa Clio em Londrina
 15/09 - Triunfo de Barrichello foi o 8º brasileiro em Monza
 15/09 - Ferrari tem a mesma pontuação que os 6 próximos times
 15/09 - Barrichello ampliou a vantagem sobre a concorrência

... 713 714 715 716 717 718 719 720 721 722 723 724 725 726 727 ...

Enviar Imprimir  



Fórmula Alpie
Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados