Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Recorde da pole deve ser batido na volta a Curitiba
Terça-feira, 24 de Setembro de 2002
 
Não é tanto uma questão de "se", mas de "quanto" o recorde da pole position da Fórmula Renault Brasil será melhorado na volta da categoria ao Autódromo Internacional de Curitiba, localizado em Pinhais no próximo final de semana. O circuito paranaense recebeu a primeira prova da história da Fórmula Renault Brasil em abril, quando o paulista André Prioste foi o mais rápido dos treinos classificatórios com a marca de 1m18s459.

Cinco meses depois, na disputa da 8ª das 10 etapas do calendário, o desenvolvimento dos carros deve pulverizar essa marca sem grandes dificuldades. Mas, se os chefes de equipe são unânimes em concordar que os carros estão mais rápidos do que naquela época, o difícil é mensurar essa evolução.

"Acho que a pole ficará abaixo de 1min18s", acredita o engenheiro Eduardo Bassani, da Bassani Racing, responsável pelo acerto dos carros dos paulistas Sérgio Jimenez e Renato Jader David. "E a maioria vai andar muito próximo do tempo do Prioste", prevê. Bassani lembra que as condições climáticas previstas para o fim de semana pelos serviços de meteorologia autorizam uma expectativa otimista.

O Instituto Climatempo, por exemplo, está antecipando uma temperatura máxima de 24 graus para sábado, dia da tomada que definirá o grid da corrida de domingo. Em abril, o calor era consideravelmente mais forte. "O ar mais frio melhora o funcionamento dos motores. Se a temperatura continuar amena, haverá certamente um ganho de potência", avalia.

Em contrapartida, Bassani observa que os pneus Michelin precisam de uma temperatura elevada - que ele estima em 95 graus - para atingirem o melhor desempenho. "Quando está um pouco frio, esses pneus levam de quatro a cinco voltas para chegar ao pico da performance, embora nós já tenhamos criado alguns macetes para antecipar o rendimento ideal", admite.

Uma simples comparação entre o resultado dos treinos classificatórios da etapa inaugural e o da mais recente, em Londrina, confirma que o equilíbrio cresceu ao longo da temporada. Onze pilotos ficaram dentro do mesmo segundo em Curitiba; no norte paranaense, há duas semanas, esse número subiu para 17. Os carros da Bassani Racing são um testemunho dessa evolução: Jimenez, 10º em Curitiba, classificou-se em 6º para a largada em Londrina, enquanto Jader passou de 11º para 2º. Mas o seu tempo foi invalidado em função de uma irregularidade encontrada em seu carro na vistoria técnica e Jader partiu apenas em 28º.
 
Luiz Rodrigues
 
» Leia também

 15/09 - Barrichello e Schumacher de novo juntos na foto
 15/09 - Bauer conquistou sua primeira pole "de verdade" na Copa Clio
 14/09 - Meira sai na frente da disputa no Texas
 14/09 - Hellmeister largará na pole da F-Renault em Londrina
 14/09 - Confira a classificação do certame após a corrida deste sábado
 14/09 - Ousadia na estratégia valeu a vitória a Franchitti
 14/09 - Franchitti venceu a prova inglesa da F-CART
 14/09 - Terceiro lugar garantiu o título a Enge
 14/09 - Uma média fantástica. E a sétima pole para Montoya
 13/09 - Chove em Londrina
 13/09 - Começam logo mais os treinos para a batalha entre Hornish e Castro Neves
 13/09 - De novo ele
 13/09 - Tagliani terminou na frente o treino em Rockingham
 13/09 - Schumacher dominou o primeiro treino em Monza
 11/09 - Papis substituirá De Ferran na prova do domingo
 11/09 - Corrigidas as informações sobre a categoria "3" do Brasileiro
 11/09 - Mancuso venceu a primeira do ano. Perrot ainda é líder na Espron
 10/09 - Há 30 anos, Emerson Fittipaldi conquistava seu primeiro título
 10/09 - Brasiliense de Turismo teve um festival de baixas
 10/09 - Repeteco de vencedores na disputa da DTM Pick Up

... 714 715 716 717 718 719 720 721 722 723 724 725 726 727 728 ...

Enviar Imprimir  



Fórmula Alpie
Alpie Racing

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados