Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Clima é de otimismo na Ferrari
Quinta-feira, 11 de Abril de 2002
 
A equipe Ferrari não pensa em outro resultado que não a vitória diante dos Tifosi, os fanáticos torcedores italianos que devem lotar completamente as dependências do "Autodromo Enzo e Dino Ferrari", em San Marino, uma república com apenas 60 quilômetros quadrados de área que neste final de semana sediará a 4ª etapa do Mundial de Fórmula 1.

Ross Brawn, o Diretor Técnico do time que têm sede em Maranello, diz que "É sempre muito emocionante correr na Itália diante dos Tifosi". Ross reconhece que o problema nos freios que deixou Michael Schumacher de fora do GP de San Marino do ano passado foi frustrante, mas ressaltou que o apoio dos torcedores foi fundamental para que o insucesso na prova que marcou a primeira vitória de Ralf Schumacher no "circo" pudesse ser superado: "Nós temos tido um apoio tremendo", ele falou, referindo-se aos torcedores.

Para Brawn, as dificuldades que os pilotos do time poderiam ter na corrida do próximo domingo com os freios e a tração serão facilmente contornáveis, já que segundo informou, nos treinos que a Ferrari realizou recentemente na pista de San Marino foram recolhidos "Dados técnicos suficientes" para a realização de modificações necessárias à última hora. "Testamos o novo carro em Imola há algumas semanas, o que nos permitiu ter uma boa base de dados para começarmos a trabalhar", ele conta.

O dirigente ferrarista diz que a pista de San Marino é, "junto com a do Canadá", uma das que mais exige dos freios dos carros, daí ter adiantado que os treinos da sexta-feira serão totalmente usados para a avaliação de qual dos três sistemas de frenagem disponíveis na equipe se enquadra melhor ao uso neste final de semana.

Segundo Brawn, os problemas de superaquecimento do sistema de freios que tiraram Michael Schumacher da corrida do ano passado "não deverão se repetir desta vez".

Menos carga na traseira

As características do traçado de San Marino exigem, além de um bom sistema de frenagem, que os carros tenham tração nas saídas de curva, mas sem que haja excesso de carga aerodinâmica na parte traseira do carro. "A melhor solução é correr com a parte traseira do carro o mais suave possível, sem deixar que escape", disse Ross Brawn, que ressaltou: "É um ajuste delicado, que o piloto tem de atingir no final de semana, adaptando o carro a sua própria maneira de conduzir", falou.

Para Brawn, o alcance do acerto ideal terá também muito a ver com os pneus: "Tivemos novos pneus no Brasil que testamos em Ímola, e teremos outro novo composto para Ímola, que foi testado em Interlagos", falou o britânico, que se confessou ter sido positivamente surpreendido com a resistência que os compostos da Bridgestone apresentaram diante da estratégia de uma única parada traçada para Michael Schumacher na prova brasileira. "Estávamos preocupados com a durabilidade dos pneus, mas o novo carro parece ser muito menos agressivo com os pneus traseiros que seu antecessor", completou.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 10/09 - Repeteco de vencedores na disputa da DTM Pick Up
 09/09 - Vitte e Bauer foram os vencedores na DTM Turismo
 09/09 - Didi Junior venceu mais uma, e ampliou sua liderança na F-São Paulo
 09/09 - Hornish Junior venceu e assumiu a liderança da tabela
 09/09 - Melo Júnior chegou na frente na 7ª etapa do Europeu
 09/09 - Piquet ganhou mais uma na Argentina
 09/09 - Duas vitórias gaúchas no prosseguimento da Copa BR de Pick Up Racing
 07/09 - Duas intervenções do Safety Car na disputa em Oberá
 07/09 - Hornish Jr sairá na pole. Meira foi o melhor brazuca na classificatória
 07/09 - Nelson Ângelo venceu mais uma na F-3
 07/09 - Pick-up Racing: Campos dominou os treinos livres em Tarumã
 07/09 - Piquet, o recordista de poles, larga na frente também neste domingo
 07/09 - Depois da tempestade vem... outra pole position para Piquet
 06/09 - Campos é desclassificado, e Duda passa à liderança na Pick-up Racing
 06/09 - Domínio norte-americano no primeiro treino em Chicago
 06/09 - Medeiros num, Dirani no outro
 06/09 - Prosseguimento do Paulista Light vai movimentar Barueri
 06/09 - STJD suspende a punição de Medeiros
 06/09 - Desta vez foi Brawn que jurou fidelidade à equipe italiana
 06/09 - Piquet voltou a dominar na F-3

... 715 716 717 718 719 720 721 722 723 724 725 726 727 728 729 ...

Enviar Imprimir  



Fórmula Alpie
Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados