Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Conselho da FIA aprovou as novas regras do ?circo?
Sábado, 14 de Dezembro de 2002
 
Em sua última reunião do ano, realizada em Mônaco, o Conselho Mundial da Federação Internacional de Automobilismo homologou as mudanças regulamentares definidas em 28 de outubro pela Comissão de Fórmula 1, o que abre caminho para que sejam implementadas já no Campeonato de 2003 da categoria.

Do pacote de modificações regulamentares aprovado, fazem parte um novo sistema de pontuação, a proibição de ordens de equipe, uma nova forma de realização das sessões classificatórias, a limitação do número de testes entre as provas, e a autorização para que os fabricantes possam desenvolver pneus específicos para cada um dos times seus clientes.

Veja abaixo o que muda para o próximo ano:

Sistema de pontuação

Pela nova regra, o vencedor de uma prova marcará os mesmos 10 atuais, mas a diferença para o total dado ao segundo colocado cai de 4 para 2 pontos.

A partir de 2003, os oito primeiros colocados numa prova vão pontuar, enquanto até aqui apenas os seis melhores colocados tinham direito a pontos.

Como já dito, o ganhador da corrida receberá 10 pontos. O segundo colocado terá direito a 8, o terceiro a 6, o quarto a 5, o quinto a 4, o sexto a 3, o sétimo a 2 e o 8º colocado a 1 ponto.

Ordens de equipe

Ficam vetadas as ordens de equipe que tenham como propósito alterar o resultado final de uma prova.


Classificatória

Como acontece atualmente, os tempos que vão definir as posições de cada piloto no grid serão os da sessão classificatória realizada aos sábados, entre as 13 e às 14 horas locais do país-sede da prova.

Porém, cada piloto passará a ter direito a apenas uma volta cronometrada, indo à pista na ordem inversa do resultado de uma pré-classificação que vai ser realizada às sextas-feiras, para a qual a ordem de saída dos boxes será definida de acordo com a posição daquele piloto na tabela do campeonato (para o primeiro GP de 2003, a ordem usada na sexta-feira será a da classificação final do certame deste ano).

Redução do número de treinos entre as corridas

Houve uma limitação a dez sessões do total de testes privados que cada equipe poderá realizar entre o período que vai de 1º de março a 1º de novembro.

Porém, para 2003, os times ainda terão a opção de realizarem o número de testes que julgarem necessários, mas neste caso não terão direito às sessões pré-treinos oficiais para o GP.

As equipes que concordarem em limitar a 10 seus ensaios particulares, vão ganhar direito a um treino de duas horas, sempre às sextas-feiras, entre 9 e 11 horas da manhã, na pista-sede da corrida.

Pneus

As fabricantes de pneus poderão (pelo menos em tese) desenvolver compostos diferentes, de acordo com as necessidades de cada time.

Acaba a obrigação de que todas as equipes usem os mesmos compostos. A cada corrida, os times podem optar por dois tipos diferentes de pneus, mas não terão de usar obrigatoriamente os mesmos dos demais times.

No que diz respeito aos pneus para chuva, a opção que os times terão é de um único tipo por prova.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 05/09 - Classic vai abrir a programação de mais uma rodada do "Paulistão"
 05/09 - Circuito em Chicago sediará a penúltima etapa da F-Indy
 05/09 - Correndo "em casa", Campos vai defender a liderança na Pick-up Racing
 05/09 - Para Berger, "A responsabilidade agora é da Williams"
 05/09 - Penúltima rodada do Paranaense de Arrancada movimentou Pinhais
 05/09 - "De férias" na Stock, Hoffmann vai pegar trilhas na região de Campinas
 04/09 - Para início de conversa, o resultado correto
 04/09 - Brasileiro de Endurance - Classificação da categoria "4"
 02/09 - Junqueira e Carbone movimentaram os rankings
 02/09 - Ecclestone diz que pode banir a Arrows do "circo"
 02/09 - Revista Racing traz novidades a partir desta semana
 02/09 - Menos da metade "sobreviveu" na dura etapa em Erechim
 02/09 - Autocross: Fragnani voltou a vencer no Brasileiro
 01/09 - Da Matta tem 52 pontos de vantagem na tabela
 01/09 - Confira como terminou a disputa em Denver
 01/09 - Junqueira chegou na frente da corrida em Denver
 01/09 - Veja todos os vencedores da Stock Car em Guaporé
 01/09 - Davidson está nos planos de duas equipes para a temporada 2003
 01/09 - Nove ficaram pelo caminho na prova em Spa
 01/09 - Ferrari cada vez mais à frente na tabela de Construtores

... 716 717 718 719 720 721 722 723 724 725 726 727 728 729 730 ...

Enviar Imprimir  



Fórmula Alpie
Interlagos - um sonho de velocidade

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados