Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Obrigatoriedade do sistema HANS divide os pilotos
Segunda-feira, 03 de Fevereiro de 2003
 
A obrigatoriedade do uso do sistema HANS ? sigla adotada para o ?Head And Neck Support?, um sistema de proteção de cabeça e pescoço -, vem dividindo as opiniões dos pilotos da Fórmula 1, e tem recebido muitas críticas, especialmente do canadense Jacques Villeneuve.

O piloto que novamente vai defender as cores da equipe BAR disse: ?Durante os últimos nove anos, nenhum único piloto teria sido salvo por este sistema. Nenhum dos acidentes ocorridos teria sido evitado ou atenuado com o uso desse dispositivo. Ao contrário: o Diniz estaria morto se estivesse usando o HANS no dia em que sofreu seu acidente?, disse Jacques Villeneuve.

O canadense citou a perda da liberdade de movimentos como mais um problema do uso do sistema: ?O uso do dispositivo não te permite mover a cabeça com liberdade, o que prejudica muito na hora de sair dos boxes ou tentar olhar se vem ou não algum carro. Basta tentar dirigir num caminho cheio de curvas sem mover a cabeça para ver o que acontece?, diz Villeneuve, que completa: ?Conversei com alguns pilotos da CART, e todos admitiram que sofreram ferimentos em alguma ocasião. E isso porque eles não fazem nem 50% do que fazemos na Fórmula 1?, completou Jacques, que tem sua posição contra o uso do HANS apoiada pelo colombiano Juan Pablo Montoya e pelo inglês Jenson Button.

Dos que defendem o uso do novo sistema, a principal voz é a do pentacampeão Michael Schumacher, segundo quem: ?O uso deste sistema não me incomoda, e nem me atrapalha ao volante. Já está demonstrado que o HANS é muito eficiente no caso de uma colisão frontal, apesar de que poderia ser um pouco mais confortável?, diz. Para Michael, os pilotos devem usar o dispositivo ?não por ser obrigatório a partir desta temporada, mas porque contribui para a própria segurança?, finaliza.

Daimler-Chrysler é a proprietária da patente

A Daimler-Chrysler é a proprietária dos direitos de produção do HANS (as iniciais de Head And Neck Support), um dispositivo inventado pelo professor Robert Hubbard que já vem sendo utilizado desde o ano passado por pilotos das Fórmulas CART e Toyota-Atlantic. Hubbard, o inventor do dispositivo, trabalha na Universidade de Michigan, nos Estados Unidos.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 01/09 - Barrichello abre 7 pontos de vantagem sobre Montoya
 01/09 - Schumacher encabeçou mais uma dobradinha da Ferrari
 31/08 - Junqueira sai na pole position da disputa em Denver
 31/08 - Kanaan foi o mais rápido no treino em Denver
 31/08 - Zonta manteve a liderança na F-Super Nissan
 31/08 - Negrão repete o que havia feito há 2 anos em Guaporé
 31/08 - Depois do "strike" na largada, Pantano venceu em Spa
 31/08 - A 48ª pole de Schumacher teve gosto de "primeira vez"
 30/08 - Fernandez é o pole position provisório em Denver
 30/08 - Wilson é o pole. Zonta completará a primeira fila
 30/08 - Bourdais sai na pole. Pizzonia será o melhor brasileiro no grid
 30/08 - Zonta conquista a pole para a prova em Magny Cours
 30/08 - Arrows apenas levou seus carros para a Bélgica
 30/08 - Primeiro treino começa logo mais às 16h00
 30/08 - Sem helicóptero no ar, não há treino
 30/08 - Topolino levou a melhor na "corrida" dos clássicos
 30/08 - Raikkonen e Coulthard terminaram na frente o segundo treino
 30/08 - Barrichello dominou o primeiro treino em Spa
 29/08 - Panis correrá na Toyota em 2003
 28/08 - "Bah. Mas que final de semana, Tchê!"

... 717 718 719 720 721 722 723 724 725 726 727 728 729 730 731 ...

Enviar Imprimir  



Alpie Racing
Fórmula Alpie

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados