Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Um carro para derrotar os importados
Domingo, 20 de Fevereiro de 2005
 
Adilson Ayres, o ?Asa?, preparador de carros de corrida que participou do projeto Fitti F-1, e que há muito tempo trabalha com Nelson Piquet, está preparando um protótipo para disputar as provas de Endurance brasileiras, entrando nas pistas com condições de derrotar os importados.

O projeto, que receberá o nome de ?Ayres 001?, é realmente revolucionário, e a máquina é construída a partir de um chassi monocoque confeccionado em alclaide dural de aviação, empregando ainda muita fibra de carbono e titânio, materiais amplamente utilizados nos carros que disputam provas em Le Mans e da Fórmula 1.

Usando toda a experiência que adquiriu em suas temporadas no exterior, Adilson Asa acredita que a máquina será capaz de registrar tempos abaixo de 1min30s em Interlagos, uma aposta que se prende muito à carroceria construída em fibra de carbono e kevlar, que tem como ponto forte a aerodinâmica, sobre a qual o construtor evita dar maiores detalhes.

O protótipo deverá estar pronto em meados deste ano, e a estréia deverá acontecer na próxima edição da Mil Milhas.

Características Técnicas:
Projeto e construção: Adilson ?Asa? Ayres
Chassi: monocoque em alclaide dural de aviação
Motor: Nissan V-6 biturbo
Câmbio: Hewland DG300 de 5 marchas
Suspensão: independente nas quatro rodas com sistema de push-road, com barra estabilizadora regulável, de dentro do carro, na frente e atrás
Freios: Freio a disco Brembo em carbono nas 4 rodas
Amortecedores: Penske Regulace de três vias
Carroceria: Kevlar e carbono
Outros detalhes: Tanque de combustível em borracha ioul; pedaleira em fibra de carbono, Arco de proteção (santantônio) em molibidênio e titânio; arrefecimento por dois radiadores de água laterais e 4 litros cada com intercooler, e dois radiadores de óleo; rodas de 9,5 polegadas na dianteira e de 12 polegadas na traseira; parafusos em titânio, Semi-eixo em titânio vazado e peso aproximado: 560 kg.
 
Napoleão A. Ribeiro
 
» Leia também

 28/08 - Pró 400 - Equipe Pila/Castro venceu pela 2ª vez
 27/08 - 500 KM - Resultado da categoria "2"
 27/08 - 500 KM - Resultado da categoria "1"
 26/08 - Seis times já anunciaram seus pilotos para a próxima temporada
 26/08 - Três poles, uma melhor volta e duas vitórias movimentaram os rankings
 26/08 - Meira realizará treinos para a prova de Chicago
 26/08 - Pai vai gerenciar a carreira de Santos Júnior
 26/08 - Löeb venceu pela primeira vez, mas pode ter de devolver o troféu
 26/08 - Três dos brazucas entre os "Top Ten" da tabela da F-CART
 26/08 - Castro Neves e De Ferran comandam a tabela da F-Indy
 25/08 - Castro Neves liderou a maioria das voltas
 25/08 - De Ferran venceu a disputa em Saint Louis. Castro Neves foi o 2º
 25/08 - Saiba como terminou a prova no Canadá
 25/08 - Franchitti venceu. Da Matta e Kanaan completaram o pódio
 25/08 - Di Grassi continua líder na F-Renault
 25/08 - Estimativa de público foi de 40 mil pessoas
 25/08 - Elias Jr. assume a liderança na Copa Clio
 25/08 - Khodair venceu atrás do Safety Car
 25/08 - Wilton Neto voltou a marcar pontos
 25/08 - Pilotos da Copa Clio aprovaram circuito de rua

... 718 719 720 721 722 723 724 725 726 727 728 729 730 731 732 ...

Enviar Imprimir  



Interlagos - um sonho de velocidade
Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados