Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Mais uma temporada de "Guerra dos Pneus"
Segunda-feira, 25 de Fevereiro de 2002
 
Mais que a batalha entre as equipes e os pilotos pelo alcance do topo da tabela dos Mundiais, a temporada 2002 da Fórmula 1 terá a chamada "Guerra dos Pneus", um confronto que pelo segundo ano consecutivo será travado entre os japoneses da Bridgestone e os franceses da Michelin.

Impensável nos anos de 1999 e 2000 - quando apenas a fábrica nipônica fornecia seus compostos aos times- , a Guerra dos Pneus faz com que legiões de Técnicos e Engenheiros trabalhem incessantemente mesmo no período em que os pilotos da mais badalada categoria de automobilismo do planeta curtem suas chamadas "férias de Inverno".

Superação de limites e desenvolvimento de tecnologias cada vez mais avançadas são as palavras de ordem nas duas fábricas. Não importam quantos milhares de Dólares terão de deixar os cofres desta ou daquela empresa, valendo sim os resultados que os gastos geram no sentido de satisfazer os anseios dos cada vez mais exigentes times que integram as carteiras de clientes de um ou outro fornecedores.

Franceses saíram na frente

É fato que é praticamente impossível avaliar o nível de desenvolvimento atingido tanto por Bridgestone quanto por Michelin antes que os carros calçados com seus compostos entrem na pista "prá valer".

É inviável saber quais foram os técnicos que conseguiram maior evolução sem que os bólidos estejam reunidos num mesmo local, sob as mesmas condições meteorológicas, e num mesmo momento, condições que não acontecem nos testes de pré-temporada, que foram realizados às dezenas desde os primeiros dias de janeiro.

Um fator, porém, coloca os franceses em vantagem sobre os nipônicos: os integrantes do Departamento de Marketing da fábrica de Paris trabalharam muito melhor no período de "entressafra" de corridas, persuadindo os integrantes da equipe McLaren a bandearem para seu lado, interrompendo uma parceria de três anos com a fábrica concorrente.

Uma coisa é certa, apesar das afirmativas em contrário dos chefões de cada uma das fábricas: haverá sim prioridade para os principais clientes que compõem cada uma das carteiras.

Aos times de menor porte, estará reservado o privilégio de "pegarem carona" nas tecnologias desenvolvidas para os "Top Teams", o que com certeza não resultará em nenhuma desvantagem.

Confira no quadro abaixo quais equipes integram a carteira de clientes de cada uma das produtoras de pneus.

Bridgestone

Michelin

Arrows

Jaguar

BAR

McLaren

Ferrari

Minardi

Jordan

Renault

Sauber

Toyota

Williams

 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 23/08 - Programação da antepenúltima etapa começa neste sábado
 23/08 - Próximas corridas serão realizadas em Oberá
 23/08 - Torcedor capixaba poderá ganhar um Clio "0K"
 23/08 - Vitória já vive o clima de velocidade
 23/08 - Uruguaio de Kart será retomado neste domingo
 23/08 - Bueno foi desclassificado. Hoffmann ficou com a vitória
 23/08 - Pato Branco reinaugura kartódromo neste domingo
 23/08 - Da Matta foi o mais rápido nos treinos no Canadá
 23/08 - Montoya está de contrato novo com a Williams
 22/08 - Pilotos farão "uma nova estréia" no traçado urbano de Vitória
 21/08 - Garcia venceu pela "A"; Melo Pimenta voltou a ganhar na "B"
 21/08 - McLaren comemorou a marcação de 5 pontos na Hungria
 21/08 - Ferreira e Gemperli foram os melhores na disputa da DTM Turismo
 21/08 - Didi Júnior chegou na frente, e assumiu a liderança na F-São Paulo
 21/08 - Em dupla com Paternostro, Losacco ganhou mais duas
 20/08 - Começa no Rio de Janeiro o Rally de Imagens
 20/08 - Piedade Júnior venceu mais uma. Perrot continua líder
 20/08 - Times da F-CART terão incentivo no próximo ano
 20/08 - Jordan vai deixar de lado o tradicional amarelo
 20/08 - Melo Junior curte as férias no Brasil

... 720 721 722 723 724 725 726 727 728 729 730 731 732 733 734 ...

Enviar Imprimir  



Fórmula Alpie
Alpie Racing

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados