Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Nürburgring: do belo "Laço Norte" aos dias atuais
Terça-feira, 24 de Junho de 2003
 
A história do circuito alemão de Nürburgring, que no próximo final de semana vai sediar pela oitava vez o Grande Prêmio da Europa, pode ser dividida em duas fases.

A primeira delas vai da inauguração da pista, em 1927, até 1976, ano em que um terrível acidente envolvendo o austríaco Andreas Nikolaus Lauda, ou simplesmente Niki Lauda, fez com que o traçado de inacreditáveis 22.835 metros fosse riscado do calendário da Fórmula 1, que já havia estado naquela pista em 22 ocasiões, sempre sendo sede do chamado "Grande Prêmio da Alemanha", hoje disputado na pista de Hockenheim.

Mas o acidente de Lauda, que escapou milagrosamente com vida de um incêndio ocorrido em seu Ferrari após um choque contra a saída da chamada curva "Bergwerk" - uma das 174 espalhadas pelo traçado -, não havia sido o primeiro grave ocorrido em Nürburgring, onde desastres já haviam provocado as mortes do argentino Onofre Marimon, em 1954, e do inglês Peter Collins, que faleceu no hospital em decorrência dos ferimentos sofridos quando seu Ferrari se chocou contra a barreira lateral à Curva "Pflanzgarten" nos treinos para o GP de 1958.

O desastre de Niki Lauda (que seis semanas depois do acidente voltou a competir, disputando a partir de Monza as provas finais de um certame que no final daquele 1976 seria vencido por James Hunt, seu companheiro britânico na Ferrari que levantaria o título por ter somado um único ponto a mais), deixou a pista de Nürburgring "de castigo" para reformas até a 1984, quando o traçado, então com 6.823 metros, sediou pela primeira vez o "GP da Europa", uma corrida que começou com o brasileiro Nelson Piquet na pole position - depois de ter marcado 1min18s87 com seu Brabham -, e terminou com a vitória do francês Alain Prost.

Não há exagero nenhum em dizer que aquele Grande Prêmio disputado no dia 1º de agosto de 1976 decretou o limiar entre a era do traçado de Nürburgring que passava em meio à floresta - uma pista definida pelo próprio site oficial do circuito como "a mais bonita e perigosa de todo o mundo"-, e sua "fase moderna", que passou pelo encolhimento dos pouco mais de 22 quilômetros para a pista 6.823 metros, e posteriormente para o traçado de 4.556 metros que estreou na prova do ano passado, e que vai ser usado de novo no próximo domingo.

A "Nordschleife", ou Laço Norte do circuito, atualmente é usada apenas nas edições da "24 Horas de Nürburgring" disputadas todos os anos.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 23/08 - Próximas corridas serão realizadas em Oberá
 23/08 - Torcedor capixaba poderá ganhar um Clio "0K"
 23/08 - Vitória já vive o clima de velocidade
 23/08 - Uruguaio de Kart será retomado neste domingo
 23/08 - Bueno foi desclassificado. Hoffmann ficou com a vitória
 23/08 - Pato Branco reinaugura kartódromo neste domingo
 23/08 - Da Matta foi o mais rápido nos treinos no Canadá
 23/08 - Montoya está de contrato novo com a Williams
 22/08 - Pilotos farão "uma nova estréia" no traçado urbano de Vitória
 21/08 - Garcia venceu pela "A"; Melo Pimenta voltou a ganhar na "B"
 21/08 - McLaren comemorou a marcação de 5 pontos na Hungria
 21/08 - Ferreira e Gemperli foram os melhores na disputa da DTM Turismo
 21/08 - Didi Júnior chegou na frente, e assumiu a liderança na F-São Paulo
 21/08 - Em dupla com Paternostro, Losacco ganhou mais duas
 20/08 - Começa no Rio de Janeiro o Rally de Imagens
 20/08 - Piedade Júnior venceu mais uma. Perrot continua líder
 20/08 - Times da F-CART terão incentivo no próximo ano
 20/08 - Jordan vai deixar de lado o tradicional amarelo
 20/08 - Melo Junior curte as férias no Brasil
 20/08 - Proibição das provas da F-3 é tema do "Papo de Box"

... 720 721 722 723 724 725 726 727 728 729 730 731 732 733 734 ...

Enviar Imprimir  



Alpie Racing
Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados