Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Para Newey, Michelin tem influencia no desempenho ruim dos carros
Sexta-feira, 21 de Junho de 2002
 
Outra vez sem ter conseguido construir um modelo capaz de fazer frente ao poderio das máquinas da Ferrari, a equipe McLaren encontrou na multiplicidade da carteira de clientes da Michelin a explicação para o desempenho ruim de seus carros.

Adrian Newey, o Diretor Técnico do time sediado em Woking, disse numa entrevista à revista italiana ´Autosprint´ que o fato da fabricante francesa de pneus vender seus compostos também para as equipes Williams e Renault fez com que houvesse a necessidade de mudanças nos modelos MP4/17 que vem sendo pilotados pelo escocês David Coulthard e pelo finlandês Kimi Raikkonen.

Segundo Newey, a equipe que lhe paga os salários precisava de compostos diferentes para instalação na parte traseira dos bólidos, exatamente o oposto do que foi pedido pelos dois outros times, que precisavam pneus diferentes para as rodas dianteiras.

Isto - ainda segundo Adrian -, teria feito com que toda a parte posterior dos carros tivesse de sofrer mudanças em relação ao projeto original, e o peso tivesse de ser redistribuído. "Quando existe muita diferença entre os pneus dianteiros e traseiros, é necessário deslocar o peso para a parte da frente, e isto torna o carro muito nervoso", falou.

Newey disse ainda que se a McLaren pudesse contar com "os mesmos pneus que foram usados nos testes de Inverno" os bólidos de Coulthard e Raikkonen estariam tendo um rendimento melhor.

O perfil de Adrian

Adrian Newey, um engenheiro aeronáutico que começou a trabalhar com automobilismo em 1980, como chefe de aerodinâmica da Fittipaldi, a equipe brasileira da F-1, está na McLaren desde 1997. Antes, foi chefe de projeto de carros de GTP da equipe March nos Estados Unidos, onde as máquinas que saíram de sua prancheta garantiram os títulos em 1983 e 84.

Entre 1985 e 87 Adrian continuou como Desenhista Chefe da March, desta vez no projeto F-Indy dos chassis que venceram consecutivamente as 500 Milhas de Indianápolis.

Ainda na March, mas já como Diretor Técnico, Newey desembarcou no "circo" da Fórmula 1 no mesmo ano de 1987. Antes de passar a vestir a camisa de seu atual empregador, Adrian trabalhou para a Williams, a partir de 1990.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 20/08 - Proibição das provas da F-3 é tema do "Papo de Box"
 20/08 - Suspensas as corridas da Fórmula 3 no Brasil
 20/08 - Mais de 100 pilotos devem participar da 6ª etapa da "Pro 400"
 19/08 - CART vai promover um "Feirão de ofertas" na corrida em Denver
 19/08 - Cerca de 70 mil devem assistir às provas em Vitória
 19/08 - Um final de semana para entrar na história do "Placar Brasil"
 19/08 - Rali de Ouro Branco movimentou o final de semana dos mineiros
 19/08 - Larriera estréou com a 4ª colocação no automobilismo Norte-americano
 18/08 - Saiba como ficou a classificação
 18/08 - Confira o resultado da prova em Elkhart Lake
 18/08 - Da Matta voltou a vencer na F-CART/FedEx
 18/08 - Clima tenso nos bastidores da categoria
 18/08 - Saiba o que diz o manifesto
 18/08 - Triunfo brazuca também na Terra de Queen Elizabeth
 18/08 - Piquet venceu mais uma vez no Ceará
 18/08 - Reclamações vão atrasar o resultado da prova no Ceará
 18/08 - Maia conquista mais uma vitória brasileira nos EUA
 18/08 - Massa: Sentimentos opostos pela 7ª colocação
 18/08 - Confira os times campeões do Mundial de Construtores
 18/08 - Ferrari conquistou seu 12º título de Construtores

... 721 722 723 724 725 726 727 728 729 730 731 732 733 734 735 ...

Enviar Imprimir  



Alpie Racing
Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados