Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Há 30 anos, Emerson Fittipaldi conquistava seu primeiro título
Terça-feira, 10 de Setembro de 2002
 
Animado com a conquista de sua 4ª vitória no ano de 1972 ? havia chegado na frente na Espanha, na Bélgica, na Grã-Bretanha e na Áustria ?, o brasileiro Emerson Fittipaldi viajou até o circuito de Monza, onde disputaria no dia 10 de setembro o 25º GP de sua carreira.

Na quarta-feira antes da prova na Itália, o impensável aconteceu: o caminhão que transportava a parafernália da Lotus tombou na estrada, destruindo quase completamente o modelo 72D com o qual o piloto brasileiro então com 25 anos havia disputado as provas anteriores.

Sem o carro principal, Fittipaldi se viu obrigado a entrar na pista com o chassis número 5 "um modelo antigo que utilizávamos desde 1970", ele relembra. E foi a bordo da velha máquina que Emerson conquistou a segunda pior posição de largada da temporada: a 6ª, melhor apenas que a 8ª assegurada para a formação do grid do GP da França.

Não bastasse isso, o carro ainda apresentou problemas de vazamento de combustível, que só foi sanado "graças ao trabalho brilhante dos mecânicos".

Tudo parecia conspirar contra Emerson até que fosse completada a 40ª das 55 voltas totais da edição número 43 do "Gran Premio D´Itália". Foi então que o carro de Jacky Ickx apresentou problemas, causando o abandono da disputa pelo único piloto capaz de impedir Fittipaldi de "chegar lá".

O momento era aquele. Emerson tinha o caminho aberto para vencer sua 5ª prova na temporada, e, o mais importante, inscrever seu nome e o de nosso país pela primeira vez na "Galeria dos Campeões" da mais badalada categoria do automobilismo em todo o planeta.

"As 15 voltas finais daquela corrida foram as mais longas da minha
carreira", relata Emerson, que teve o primeiro triunfo de sua carreira narrado pelo pai, o "Barão" santoandreense Wilson Fittipaldi, através da então Rádio Panamericana, atual Jovem Pan.

"Há um mês ouvi a gravação daquela prova junto com meus filhos mais novos Joana e Luca. Ficamos todos muito emocionados", conta Emerson, que depois ainda conquistou o título da Fórmula 1 em 1974, foi campeão na Fórmula CART/FedEx em 1989 e venceu duas edições da 500 Milhas de Indianápolis: em 1989 e 93.

"Foi no automobilismo que construi minha vida, meus negócios e conheci o mundo. A única coisa ruim foi ter perdido alguns amigos em acidentes na pista, quando eu estava começando na Fórmula 1. Só isso eu lamento, o resto foi muito bom", conclui Fittipaldi.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 20/08 - Suspensas as corridas da Fórmula 3 no Brasil
 20/08 - Mais de 100 pilotos devem participar da 6ª etapa da "Pro 400"
 19/08 - CART vai promover um "Feirão de ofertas" na corrida em Denver
 19/08 - Cerca de 70 mil devem assistir às provas em Vitória
 19/08 - Um final de semana para entrar na história do "Placar Brasil"
 19/08 - Rali de Ouro Branco movimentou o final de semana dos mineiros
 19/08 - Larriera estréou com a 4ª colocação no automobilismo Norte-americano
 18/08 - Saiba como ficou a classificação
 18/08 - Confira o resultado da prova em Elkhart Lake
 18/08 - Da Matta voltou a vencer na F-CART/FedEx
 18/08 - Clima tenso nos bastidores da categoria
 18/08 - Saiba o que diz o manifesto
 18/08 - Triunfo brazuca também na Terra de Queen Elizabeth
 18/08 - Piquet venceu mais uma vez no Ceará
 18/08 - Reclamações vão atrasar o resultado da prova no Ceará
 18/08 - Maia conquista mais uma vitória brasileira nos EUA
 18/08 - Massa: Sentimentos opostos pela 7ª colocação
 18/08 - Confira os times campeões do Mundial de Construtores
 18/08 - Ferrari conquistou seu 12º título de Construtores
 18/08 - Barrichello passa a ter 5 pontos à frente dos adversários

... 721 722 723 724 725 726 727 728 729 730 731 732 733 734 735 ...

Enviar Imprimir  



Fórmula Alpie
Interlagos - um sonho de velocidade

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados