Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Um GP mais antigo que o próprio ?circo? ? Parte 2
Terça-feira, 09 de Setembro de 2003
 
Agora que você já conferiu um pouco da história dos GPs da Itália disputados antes da primeira prova oficial do ?circo? em Monza , vamos tratar das corridas da Fórmula 1 disputadas naquela pista, onde o primeiro GP oficial, vencido pelo italiano Giuseppe Farina - que correu com um Alfa Romeo 159 -, aconteceu no dia 3 de setembro de 1950.

Ao chegar à Itália, país-sede da 7ª e última etapa do Primeiro Mundial de Fórmula 1, a categoria já havia passado por Silverstone, no dia 13 de maio, por Mônaco, dia 23 do mesmo mês, por Indianápolis, (EUA), em 30 de maio, pela pista de Bremgarten, na Suíça, em 4 de junho, por Spa-Francorchamps, na Bélgica, em 18 de junho, e por Rheims, na França, no dia 2 de julho.

Em Silverstone o italiano Giuseppe Farina havia vencido, a exemplo do aconteceu na quinta prova, na Suécia. O argentino Juan Manuel Fangio, que assim como Farina competia com um modelo Alfa Romeo, havia chegado na frente nas disputas em Mônaco, Spa-Francorchamps e Rheims, enquanto a prova em solo norte-americano fora ganha por Johnnie Parsons, com um Kurtis.

Juan Manuel Fangio foi o melhor na tomada de tempos para a primeira corrida oficial da Fórmula 1 no ?Audrodromo Nazionale Di Monza?, percorrendo o circuito que então tinha 6.300 metros em 1min58s60. Coube ao portenho também a melhor volta daquela corrida, fechada em 2 minutos cravados.

Na disputa, porém, quem se deu melhor foi Farina, que comandou as 13 primeiras voltas, escoltou o líder Alberto Ascari na 14ª e 15ª voltas, e reassumiu o comando das ações no 16º giro, situação que permaneceu até a quadriculada, quando venceu pela terceira vez.

A disputa que teve Ascari como segundo colocado a bordo de um Ferrari, e Luigi Fagioli na terceira posição, também com um carro da ´Scuderia´, valeu a Nino Farina o título da temporada de 1950.

O privilégio de poder levar para casa o principal troféu da temporada inicial da Fórmula 1 Giuseppe Farina conquistou ao somar 30 pontos, dois a mais que Juan Manuel Fangio, o vice-campeão, e três adiante de Luigi Fagioli.

O detalhe curioso fica por conta do esmagador domínio da Alfa Romeo no certame, já que os três melhores no campeonato usaram carros da marca.

Vale lembrar que à época ainda não havia um certame de Construtores, que passou a ser disputado apenas na temporada de 1958.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 18/08 - Estratégia ousada colocou os dois pilotos da McLaren na zona de pontos
 18/08 - Raikkonen X Montoya: um dos poucos "pegas" da corrida
 18/08 - Barrichello encabeçou o "1-2" da Ferrari na Hungria
 17/08 - Turner sai na pole. Kleinubing na 9ª posição
 17/08 - Diego Nunes venceu pela IC Sudam
 17/08 - Confira o grid completo para a prova em Elkhart Lake
 17/08 - Junqueira marca sua 3ª pole position na temporada
 17/08 - Pizzonia foi multado, diz assessoria
 17/08 - Nelson Ângelo já cumpriu 50% de sua promessa
 17/08 - Todo o clã Piquet presente à festa de 50 anos do tricampeão
 17/08 - Tagliani terminou na frente o treino em Elkhart Lake
 17/08 - Enge venceu. Haberfeld protagonizou um espetacular acidente
 17/08 - Cresceu a lista de pilotos em competições internacionais
 17/08 - McLaren contrata o ex-Diretor Técnico da Arrows
 17/08 - Veja o grid para a prova deste domingo no Ceará
 17/08 - Mais uma pole de Piquet
 17/08 - Pole é a 6ª marcada por Barrichello na Fórmula 1
 17/08 - Barrichello sai na frente na disputa na Hungria
 16/08 - Piquet marcou sua 8ª pole na temporada
 16/08 - Dois brasileiros na frente na primeira classificatória

... 722 723 724 725 726 727 728 729 730 731 732 733 734 735 736 ...

Enviar Imprimir  



Interlagos - um sonho de velocidade
Alpie Racing

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados