Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Categoria vive seu sétimo momento histórico
Quarta-feira, 09 de Março de 2005
 
Além de contar todo ano desde a temporada de 1979 histórias de heróis e azarões, a Stock Car Brasil tem também as histórias paralelas de modificações que acabam sendo vistas nas pistas, e a entrada da Mitsubishi como uma segunda marca de motores na categoria é o sétimo marco neste sentido.

Daquele campeonato que começou com os modelos Opala até o que terá a primeira de suas doze etapas da temporada 2005 disputada em Interlagos no dia 1º de maio, muita coisa já mudou.

A primeira mudança da história aconteceu antes do início do Campeonato Brasileiro de 1986 (o 8º da história), quando por força da saída da GM, os pilotos decidiram descaracterizar os Opala, usando neles carenagens desenvolvidas pela Caio/Hidroplás, em Fibra de Vidro.

No ?ano 12? de disputas do Brasileiro, em 1990, os ?esqueletos? do modelo da General Motors continuavam cobertos por carenagens em Fibra, mas desta vez com modelos de linhas mais arredondadas, do chamado modelo ?Daipi?.

Em 1994 a companhia que usa o nome Chevrolet retornou à categoria, e decidiu trocar os velhos Opala pelos modelos Omega, que foram usados nas disputas até a temporada de 1999, a de número 21 da história.

A quinta mudança, a substituição de bases de carros de rua por chassis tubulares especialmente desenvolvidos para competições, aconteceu a partir do início do campeonato de 2000.

Um ano mais tarde, em 2001, portanto na 23ª temporada da categoria, aconteceu a aposentadoria dos motores seis cilindros da GM, e a introdução da ?primeira geração? de propulsores V8 importados dos Estados Unidos.

A substituição das unidades anteriores por um lote de propulsores V8 americanos novos não chegou a ser uma mudança tão radical assim na categoria quanto a troca das carenagens do modelo Vectra (usadas desde a estréia dos chassis tubulares), pelas do modelo Astra da GM, realizada do ano passado (2004).

Agora, com o anúncio da entrada da Mitsubishi, seus motores e as carenagens do Lancer equipando nove carros, acontece o sétimo grande fato da história da Stock Car Brasil.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 18/08 - Estratégia ousada colocou os dois pilotos da McLaren na zona de pontos
 18/08 - Raikkonen X Montoya: um dos poucos "pegas" da corrida
 18/08 - Barrichello encabeçou o "1-2" da Ferrari na Hungria
 17/08 - Turner sai na pole. Kleinubing na 9ª posição
 17/08 - Diego Nunes venceu pela IC Sudam
 17/08 - Confira o grid completo para a prova em Elkhart Lake
 17/08 - Junqueira marca sua 3ª pole position na temporada
 17/08 - Pizzonia foi multado, diz assessoria
 17/08 - Nelson Ângelo já cumpriu 50% de sua promessa
 17/08 - Todo o clã Piquet presente à festa de 50 anos do tricampeão
 17/08 - Tagliani terminou na frente o treino em Elkhart Lake
 17/08 - Enge venceu. Haberfeld protagonizou um espetacular acidente
 17/08 - Cresceu a lista de pilotos em competições internacionais
 17/08 - McLaren contrata o ex-Diretor Técnico da Arrows
 17/08 - Veja o grid para a prova deste domingo no Ceará
 17/08 - Mais uma pole de Piquet
 17/08 - Pole é a 6ª marcada por Barrichello na Fórmula 1
 17/08 - Barrichello sai na frente na disputa na Hungria
 16/08 - Piquet marcou sua 8ª pole na temporada
 16/08 - Dois brasileiros na frente na primeira classificatória

... 722 723 724 725 726 727 728 729 730 731 732 733 734 735 736 ...

Enviar Imprimir  



Fórmula Alpie
Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados