Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Duas novas regras da FIA estréiam no GP Brasil
Domingo, 24 de Março de 2002
 
Duas das novas regras aprovadas pela reunião do Conselho Mundial da Federação Internacional de Automobilismo realizada na semana passada vão valer já a partir do Grande Prêmio do Brasil, que será realizado dentro de exatamente uma semana, em Interlagos.

Das novas normas, a que certamente vai gerar mais buxixo é aquela que determina que qualquer piloto que se envolver em um acidente partirá para a prova seguinte na condição de "infrator", o que fará com que perca 10 posições no grid.

Qualquer carro que não possa deixar o alinhamento por seus próprios meios 30 segundos depois da luz verde será retirado da formação, e levado até os boxes pelos "empurradores".

Na reunião da última quarta-feira o Conselho da FIA aprovou ainda outras medidas, a mais polêmica delas a que determina o uso de um único motor para todo o final de semana a partir de 2004. Também será aplicada a perda de 10 posições no alinhamento a qualquer piloto que por algum motivo tenha de ter substituído o propulsor de seu carro.

Uma das medidas aprovadas estréia no final deste ano: a que permite a realização de testes coletivos nos circuitos de Jerez de La Frontera e Barcelona, ambos na Espanha. Cada time poderá escolher entre um dos traçados para seus treinos, que poderão ser divididos em três sessões de três dias cada.

Já a partir do próximo ano, tanto os pilotos da Fórmula 1 quanto da Fórmula 3000 terão obrigatoriamente de usar o suporte de proteção de pescoço e cabeça conhecido como HANS (as iniciais de Head And Neck Support), um dispositivo inventado pelo professor Robert Hubbard que já vem sendo utilizado por "drivers" das Fórmulas CART/FedEx e Toyota/Atlantic. A FIA vai se encarregar de conseguir a licença para uso do dispositivo junto à DaimlerChrysler, montadora que comprou os direitos de comercialização junto ao inventor, que trabalha na Universidade de Michigan, nos Estados Unidos.

No ano que vem e em 2004, a Federação Internacional de Automobilismo vai determinar novas regras para a construção dos chassis dos carros de F-1.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 18/08 - Barrichello passa a ter 5 pontos à frente dos adversários
 18/08 - Estratégia ousada colocou os dois pilotos da McLaren na zona de pontos
 18/08 - Raikkonen X Montoya: um dos poucos "pegas" da corrida
 18/08 - Barrichello encabeçou o "1-2" da Ferrari na Hungria
 17/08 - Turner sai na pole. Kleinubing na 9ª posição
 17/08 - Diego Nunes venceu pela IC Sudam
 17/08 - Confira o grid completo para a prova em Elkhart Lake
 17/08 - Junqueira marca sua 3ª pole position na temporada
 17/08 - Pizzonia foi multado, diz assessoria
 17/08 - Nelson Ângelo já cumpriu 50% de sua promessa
 17/08 - Todo o clã Piquet presente à festa de 50 anos do tricampeão
 17/08 - Tagliani terminou na frente o treino em Elkhart Lake
 17/08 - Enge venceu. Haberfeld protagonizou um espetacular acidente
 17/08 - Cresceu a lista de pilotos em competições internacionais
 17/08 - McLaren contrata o ex-Diretor Técnico da Arrows
 17/08 - Veja o grid para a prova deste domingo no Ceará
 17/08 - Mais uma pole de Piquet
 17/08 - Pole é a 6ª marcada por Barrichello na Fórmula 1
 17/08 - Barrichello sai na frente na disputa na Hungria
 16/08 - Piquet marcou sua 8ª pole na temporada

... 722 723 724 725 726 727 728 729 730 731 732 733 734 735 736 ...

Enviar Imprimir  



Fórmula Alpie
Alpie Racing

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados