Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
MEMÓRIA - Equipe Williams quer regulamento mais preciso
Segunda-feira, 24 de Março de 2003
 
Reprodução de matéria da primeira edição do  Speed On Line , de 26 de março de 1998.

O Diretor Técnico da Williams, Patrick Head, criticou a FIA por, em sua opinião, ?estar operando o Campeonato de F-1 com regras de critérios vagos?. Segundo Head, quando uma equipe tem alguma idéia nova, tem que submetê-la à comissão técnica da entidade e aguardar um parecer.

Se o novo dispositivo for considerado legal, a equipe terá permissão para produzí-lo. Caso a idéia seja considerada como fora do regulamento, a FIA enviará um comunicado.

O sistema de freios da McLaren foi o estopim da polêmica para todas as equipes. Head acha que o correto seria um regulamento mais rígido, no qual as equipes não precisariam consultar a FIA e, desta forma, ficarem à mercê de interpretações da Comissão Técnica. "O problema é que com o regulamento desta forma, a FIA pode interpretá-lo da maneira que quiser, e quando quiser", resumia.

O estopim do problema foi o polêmico sistema de freios da McLaren, considerado legal pela entidade. Várias equipes reclamaram contra o sistema, alegando que se tratava de um tipo de controle de tração ou um sistema de direção nas quatro rodas.

O polêmico sistema de freios do time de Woking funciona por meio de um terceiro pedal e um dispositivo que, quando acionado, direciona mais força frenante para uma das duas rodas traseiras. Desta forma, ao acionar o pedal e o dispositivo, o piloto impede que as rodas patinem, o que facilita a entrada e saída do monoposto nas curvas.

As equipes também suspeitam que o sistema possua algum tipo de controle eletrônico ? o que configuraria auxílio eletrônico ao piloto, proibido no regulamento.

Segundo Jacques Villeneuve, da Williams, que vem desenvolvendo um sistema semelhante, mas completamente mecânico, seria impossível para o piloto modular a força correta a ser aplicada ao freio e ainda precisar o momento exato de fazê-lo.

De qualquer forma, a FIA nega todas as hipóteses levantadas pelas equipes rivais da McLaren. Para Patrick Head, o episódio marcou um bom momento de rever o regulamento da F-1. "Hoje, quando uma equipe submete alguma idéia à FIA e esta é aprovada, só ela equipe fica sabendo. As demais, que por sua leitura do regulamento possam ter achado que o dispositivo seria ilegal, acabam prejudicadas", disse Patrick, que bate na tecla de um regulamento mais exato e sem necessidade de interpretações da Federação internacional de Automobilismo.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 16/08 - Vem aí a 21ª edição da "500 Km de Interlagos"
 16/08 - Todos os vencedores da "500 Km de Interlagos"
 16/08 - Confira os 10 mais rápidos no segundo treino em Euzébio
 16/08 - Piquet voltou a andar na frente no Ceará
 16/08 - Larriera vai estrear no automobilismo norte-americano
 16/08 - Rodrigo Sperafico teve problemas com o câmbio
 16/08 - O brazuca Kleinubing luta para retornar ao topo da tabela
 16/08 - Domínio de Brack no treino em Elkhart Lake
 16/08 - Enge é o pole. Quatro brazucas largam entre os "Top Ten"
 16/08 - Cristiano Piquet acerta patrocínio, e começará a treinar
 16/08 - Confira os 10 melhores no treino na pista cearense
 16/08 - Piquet dominou o primeiro treino no Ceará
 16/08 - Dia terminou sem novidades na Minardi
 16/08 - Outro domínio dos pilotos da Ferrari na Hungria
 16/08 - Os ferraristas terminaram na frente o primeiro treino em Budapeste
 15/08 - Sem testes, Hungaroring é um desafio para os fabricantes de pneus
 15/08 - (Quase) nu com a mão no bolso
 15/08 - Walkinshaw tem mais problemas do que poderia imaginar
 14/08 - Assinatura do Termo coloca a F-Truck mais perto do circuito paulista
 14/08 - Cresceu também a lista de pilotos no exterior

... 723 724 725 726 727 728 729 730 731 732 733 734 735 736 737 ...

Enviar Imprimir  



Fórmula Alpie
Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados