Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Circuito de Campo Grande desafia pilotos da Fórmula 3 sul-americana
Terça-feira, 11 de Setembro de 2001
 
A capacidade de adaptação de cada piloto e a sensibilidade para acerto do carro numa pista desconhecida serão fatores determinantes ao resultado final da oitava etapa do Campeonato Sul-Americano de Fórmula 3. A corrida, marcada para as 12 horas de Brasília do próximo domingo no Autódromo Internacional de Campo Grande, vai marcar mais um round da disputa pela liderança, até aqui liderada com certa folga por Juliano Moro.

O piloto gaúcho, que pilota o carro número 2 da Amir Nasr Racing, venceu quatro corridas na temporada ocupou o degrau mais alto do pódio em Buenos Aires, Londrina, Brasília e Fortaleza. As outras três provas do ano, disputadas em Interlagos, Paraná e Mar de Ajó, tiveram como vencedor outro piloto da equipe brasiliense, o paulista Thiago Medeiros, que aparece em terceiro na classificação, atrás de seu conterrâneo Ângelo Serafim, da Avallone.

Com a temporada encaminhada para sua fase final, Moro passa a ser o ?inimigo comum?. Tanto Serafim quanto Medeiros prometem dar início na primeira corrida da categoria no Mato Grosso do Sul à campanha de reabilitação para que a disputa pelo título não seja encerrada antes do fim da temporada. Moro abriu uma significativa vantagem de 30 pontos com as vitórias de ponta a ponta nas duas últimas etapas, em Brasília e em Fortaleza.

Thiago entende que numa pista desconhecida como a de Campo Grande o essencial será o entrosamento homem-máquina. ?Quem estiver mais à vontade no carro vai ter mais chances de disputar a vitória?, reconhece o paulista da Amir Nasr, que compete na F-3 sul-americana com apoio do pool CEB/Banco Regional de Brasília/Drugovich/JFM. ?E, no que diz respeito a isso, estou em casa. Venho me dando muito bem com o carro?, manifesta o paulista.

Um dos objetivos de Medeiros em Campo Grande será pôr fim à má fase. Em Brasília, enfrentou problemas com a bomba de combustível desde o início e na última volta, o sistema pifou e ele não conseguiu levar o carro à linha de chegada, ficando em décimo. Em Fortaleza, voltou ao pódio em terceiro lugar, mesmo tendo terminado a corrida com um pneu furado. ?Um bom resultado vai me colocar de volta na disputa pela liderança?, aposta.

Para o Moro, o fato do circuito ser desconhecido não representa uma dificuldade. ?Andei em outras pistas onde nunca havia feito nenhum treino, também. Se você tem um carro bom, o tempo vem fácil?, comenta o gaúcho. ?Eu tenho uma certa tranqüilidade quanto a isso, porque tenho nas mãos um bom equipamento e faço parte de uma equipe muito competente. Em pista nova ou não, esses fatores garantem chances de disputar a vitória?, diz.

Diante da vantagem de 30 pontos que administra na classificação do campeonato, Juliano compara sua situação à dos grandes times de futebol. ?Estou numa situação tranqüila quanto a isso, também, mas nem por isso vou jogar na defesa. A intenção, como sempre, é subir para o ataque?, manifesta. ?Vamos desenvolver o trabalho de acerto do carro a partir de um set up básico e adaptá-lo às condições da pista. Tem tudo pra dar certo?, aposta.

Luís Medrado, o outro integrante da Amir Nasr, mantém expectativas positivas. ?Nas outras duas corridas em que estive em igualdade de condições com os outros pilotos, fui bem?, lembra. Em Mar de Ajó, na Argentina, também um circuito desconhecido por todos, o piloto baiano não marcou pontos expressivos por conta de um acidente com o piloto local Gabriel Werner. Em Brasília, onde havia feito vários treinos, foi terceiro colocado.

Os testes feitos na semana passada em Brasília também são vistos como trunfo por Medrado, que conta com apoio da Copene/FazAtleta. ?Testamos coisas novas para melhorar o rendimento do carro e tudo funcionou bem. A intenção é virar rápido desde os primeiros treinos, para a coisa engrenar?, afirma o piloto, que revela o objetivo de finalizar a corrida em Campo Grande entre os quatro primeiros colocados. ?Quem sabe pinte mais um pódio?, torce.

Os pilotos da F-3 sul-americana chegam à capital sul-mato-grossense nesta quinta-feira. Os treinos serão abertos na sexta-feira, com duas sessões livres e duas oficiais. No sábado, haverá mais um treino livre e a tomada de tempos para formação do grid de largada, às 12h30 locais, 13h30 de Brasília. A programação do fim de semana prevê, também, a realização de uma prova da Espron, categoria de protótipos criada por Nelson Piquet.

Colaborou Luciano Monteiro
 
Marcos Ferreira
 
» Leia também

 11/08 - Giaffone venceu, Hornish assumiu a liderança
 11/08 - Giaffone conquista vitória inédita em Kentucky
 11/08 - Da Matta fez a volta mais rápida
 11/08 - Festa foi de Carpentier na prova em Mid-Ohio
 11/08 - Grönholm terminou na frente a 9ª etapa do Mundial
 11/08 - Festa brazuca no Marlboro Masters
 10/08 - Sarah Fisher larga na pole position em Kentucky
 10/08 - Carpentier manteve-se na pole
 10/08 - Pole position é verde e amarela no Marlboro Masters
 10/08 - Greipel sai na frente na rodada carioca da Light
 10/08 - Janis larga na pole. Os brazucas entre os "Top Ten"
 10/08 - Justino dominou o segundo ensaio da Light
 10/08 - Cristiano foi o melhor no treino livre
 10/08 - Daré renova contrato com a equipe de AJ Foyt
 09/08 - Medeiros dominou a semana de treinos em Interlagos
 09/08 - Carpentier marcou a pole provisória
 09/08 - Da Matta dominou o primeiro treino em Mid Ohio. Fittipaldi veio a seguir
 09/08 - Sem grana, Moro desiste de disputar o Europeu
 09/08 - Piloto húngaro vai testar um carro da Jordan
 09/08 - Marlboro Masters vai mobilizar os pilotos da Fórmula 3

... 725 726 727 728 729 730 731 732 733 734 735 736 737 738 739 ...

Enviar Imprimir  



Fórmula Alpie
Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados