Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Conselho da FIA aprovou novas normas de segurança
Quinta-feira, 04 de Outubro de 2001
 
Reunido na cidade alemã de Colônia, o Conselho Mundial da Federação Internacional de Automobilismo, a FIA, aprovou um pacote de regulamentos técnicos e desportivos, que será adotado a partir do início da próxima temporada da Fórmula 1.

O principal foco dos debates foi o aumento da segurança dos bólidos, o que visa acabar com lesões aos pilotos e morte de comissários de pista no caso da ocorrência de acidentes.

O primeiro assunto tratado foram as provas de impacto a que os carros são submetidos. Ficou decidido que haverá um rigor maior na fiscalização da resistência da parte traseira, e especialmente das laterais dos bólidos. Como já vinha ocorrendo, as equipes que tiverem seus carros reprovados nos testes de impacto serão impedidas de participar das provas.

As cintas de Kevlar que têm como função impedir que a roda se desprenda do carro em caso de acidente ? item que se mostrou ineficaz no GP da Austrália, onde um comissário de pista morreu após ser atingido pela roda do carro de Jacques Villeneuve ? terão de ter a resistência aumentada em 20%.

O mesmo percentual será adotado para o aumento da área dos espelhos retrovisores dos carros, e da luz de advertência posicionada sob o aerofólio traseiro. As luzes continuarão a atuar quando os freios são acionados, conforme aconteceu pela primeira vez no último domingo, no GP dos Estados Unidos, em Indianápolis.

No que diz respeito aos equipamentos eletrônicos a bordo dos carros, foi proibida a instalação de qualquer dispositivo que permita detectar o momento em que a última luz vermelha se apaga à frente do grid, e restrições foram feitas também às engenhocas eletrônicas que assistem à pilotagem, que já se tornaram comuns, uma verdadeira mania entre os times do "circo".

Na área desportiva a principal decisão do Conselho foi a de acabar com a limitação do número de treinos, que a partir da próxima temporada poderão ser realizados em qualquer pista, ao contrário do que vem ocorrendo.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 11/08 - Giaffone venceu, Hornish assumiu a liderança
 11/08 - Giaffone conquista vitória inédita em Kentucky
 11/08 - Da Matta fez a volta mais rápida
 11/08 - Festa foi de Carpentier na prova em Mid-Ohio
 11/08 - Grönholm terminou na frente a 9ª etapa do Mundial
 11/08 - Festa brazuca no Marlboro Masters
 10/08 - Sarah Fisher larga na pole position em Kentucky
 10/08 - Carpentier manteve-se na pole
 10/08 - Pole position é verde e amarela no Marlboro Masters
 10/08 - Greipel sai na frente na rodada carioca da Light
 10/08 - Janis larga na pole. Os brazucas entre os "Top Ten"
 10/08 - Justino dominou o segundo ensaio da Light
 10/08 - Cristiano foi o melhor no treino livre
 10/08 - Daré renova contrato com a equipe de AJ Foyt
 09/08 - Medeiros dominou a semana de treinos em Interlagos
 09/08 - Carpentier marcou a pole provisória
 09/08 - Da Matta dominou o primeiro treino em Mid Ohio. Fittipaldi veio a seguir
 09/08 - Sem grana, Moro desiste de disputar o Europeu
 09/08 - Piloto húngaro vai testar um carro da Jordan
 09/08 - Marlboro Masters vai mobilizar os pilotos da Fórmula 3

... 725 726 727 728 729 730 731 732 733 734 735 736 737 738 739 ...

Enviar Imprimir  



Interlagos - um sonho de velocidade
Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados