Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Duas novas regras da FIA estréiam no GP Brasil
Domingo, 24 de Março de 2002
 
Duas das novas regras aprovadas pela reunião do Conselho Mundial da Federação Internacional de Automobilismo realizada na semana passada vão valer já a partir do Grande Prêmio do Brasil, que será realizado dentro de exatamente uma semana, em Interlagos.

Das novas normas, a que certamente vai gerar mais buxixo é aquela que determina que qualquer piloto que se envolver em um acidente partirá para a prova seguinte na condição de "infrator", o que fará com que perca 10 posições no grid.

Qualquer carro que não possa deixar o alinhamento por seus próprios meios 30 segundos depois da luz verde será retirado da formação, e levado até os boxes pelos "empurradores".

Na reunião da última quarta-feira o Conselho da FIA aprovou ainda outras medidas, a mais polêmica delas a que determina o uso de um único motor para todo o final de semana a partir de 2004. Também será aplicada a perda de 10 posições no alinhamento a qualquer piloto que por algum motivo tenha de ter substituído o propulsor de seu carro.

Uma das medidas aprovadas estréia no final deste ano: a que permite a realização de testes coletivos nos circuitos de Jerez de La Frontera e Barcelona, ambos na Espanha. Cada time poderá escolher entre um dos traçados para seus treinos, que poderão ser divididos em três sessões de três dias cada.

Já a partir do próximo ano, tanto os pilotos da Fórmula 1 quanto da Fórmula 3000 terão obrigatoriamente de usar o suporte de proteção de pescoço e cabeça conhecido como HANS (as iniciais de Head And Neck Support), um dispositivo inventado pelo professor Robert Hubbard que já vem sendo utilizado por "drivers" das Fórmulas CART/FedEx e Toyota/Atlantic. A FIA vai se encarregar de conseguir a licença para uso do dispositivo junto à DaimlerChrysler, montadora que comprou os direitos de comercialização junto ao inventor, que trabalha na Universidade de Michigan, nos Estados Unidos.

No ano que vem e em 2004, a Federação Internacional de Automobilismo vai determinar novas regras para a construção dos chassis dos carros de F-1.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 11/08 - Giaffone venceu, Hornish assumiu a liderança
 11/08 - Giaffone conquista vitória inédita em Kentucky
 11/08 - Da Matta fez a volta mais rápida
 11/08 - Festa foi de Carpentier na prova em Mid-Ohio
 11/08 - Grönholm terminou na frente a 9ª etapa do Mundial
 11/08 - Festa brazuca no Marlboro Masters
 10/08 - Sarah Fisher larga na pole position em Kentucky
 10/08 - Carpentier manteve-se na pole
 10/08 - Pole position é verde e amarela no Marlboro Masters
 10/08 - Greipel sai na frente na rodada carioca da Light
 10/08 - Janis larga na pole. Os brazucas entre os "Top Ten"
 10/08 - Justino dominou o segundo ensaio da Light
 10/08 - Cristiano foi o melhor no treino livre
 10/08 - Daré renova contrato com a equipe de AJ Foyt
 09/08 - Medeiros dominou a semana de treinos em Interlagos
 09/08 - Carpentier marcou a pole provisória
 09/08 - Da Matta dominou o primeiro treino em Mid Ohio. Fittipaldi veio a seguir
 09/08 - Sem grana, Moro desiste de disputar o Europeu
 09/08 - Piloto húngaro vai testar um carro da Jordan
 09/08 - Marlboro Masters vai mobilizar os pilotos da Fórmula 3

... 725 726 727 728 729 730 731 732 733 734 735 736 737 738 739 ...

Enviar Imprimir  



Fórmula Alpie
Alpie Racing

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados