Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
CART revisa regras para melhorar a competitividade
Sexta-feira, 25 de Abril de 2003
 
Apenas dois dias depois de anunciar alterações no regulamento para o GP de Brands Hatch, próxima etapa do campeonato da Fórmula Mundial, a CART divulgou nesta sexta-feira uma série de mudanças nas regras da categoria para as próximas duas temporadas, começando por Milwaukee, que será disputado no dia 31 de maio. A principal delas é o fim da janela obrigatória de pit stops, criada no ano passado para evitar a economia de combustível durante as corridas. Esta regra ainda poderá ser utilizada nos circuitos ovais longos, como Fontana e Lausitz.

Outra alteração importante é em relação aos chassis, que terão o desenvolvimento aerodinâmico congelado do próximo dia 20 de maio até o fim do ano que vem. Com esta medida a CART espera reduzir os custos para os fabricantes e dar igualdade de condições para todas as equipes. As empresas que fornecem chassis para a categoria são a Lola e a Reynard. Uma das alterações prevê que no caso de uma bandeira amarela interromper a corrida nas dez voltas finais, a direção de prova terá o direito de colocar os retardatários no fim do grid, deixando o caminho livre para os líderes disputarem a vitória.

O uso do carro-reserva também será limitado. Na quinta-feira antes de cada corrida a equipe deverá indicar qual será seu carro principal durante o final de semana e só poderá trocar de chassi em caso de acidente ou dano irreparável no titular. Se o piloto precisar do carro-reserva depois de realizado o treino de classificação, terá que largar em último, em qualquer situação.

A CART também deixou claro seus objetivos para as próximas temporadas. No ano que vem cada equipe terá um limite de 15 funcionários por carro, incluindo apenas o pessoal que cuida da parte técnica, como os engenheiros e os mecânicos. Para 2005 a entidade estuda mudanças em vários componentes do carro e deve adotar motores V10 aspirados, utilizando a gasolina como combustível. Atualmente os carros são equipados com propulsores Ford V8 turbo e usam metanol.
 
Luiz Rodrigues
 
» Leia também

 11/08 - Giaffone conquista vitória inédita em Kentucky
 11/08 - Da Matta fez a volta mais rápida
 11/08 - Festa foi de Carpentier na prova em Mid-Ohio
 11/08 - Grönholm terminou na frente a 9ª etapa do Mundial
 11/08 - Festa brazuca no Marlboro Masters
 10/08 - Sarah Fisher larga na pole position em Kentucky
 10/08 - Carpentier manteve-se na pole
 10/08 - Pole position é verde e amarela no Marlboro Masters
 10/08 - Greipel sai na frente na rodada carioca da Light
 10/08 - Janis larga na pole. Os brazucas entre os "Top Ten"
 10/08 - Justino dominou o segundo ensaio da Light
 10/08 - Cristiano foi o melhor no treino livre
 10/08 - Daré renova contrato com a equipe de AJ Foyt
 09/08 - Medeiros dominou a semana de treinos em Interlagos
 09/08 - Carpentier marcou a pole provisória
 09/08 - Da Matta dominou o primeiro treino em Mid Ohio. Fittipaldi veio a seguir
 09/08 - Sem grana, Moro desiste de disputar o Europeu
 09/08 - Piloto húngaro vai testar um carro da Jordan
 09/08 - Marlboro Masters vai mobilizar os pilotos da Fórmula 3
 08/08 - Gatti aprova andamento das obras em Toledo

... 725 726 727 728 729 730 731 732 733 734 735 736 737 738 739 ...

Enviar Imprimir  



Fórmula Alpie
Interlagos - um sonho de velocidade

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados