Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Carros iguais e muita disputa entre as mulheres na Ford Fiesta
Terça-feira, 14 de Agosto de 2001
 
As mulheres estão nas pistas com o Campeonato Brasileiro de Ford Fiesta Feminino. Idealizado por Maria Helena Fittipaldi, presidente da Ampacom (Associação das Mulheres Pilotos de Automobilismo de Competição), e apoiado pela Ford Brasil, a competição vem conseguindo preencher os 16 lugares no grid com facilidade. Tudo isso porque os modelos Fiesta foram modificados para se tornarem mais competitivos, mas conservando as principais características dos modelos de rua.

Os 16 modelos Fiesta colocados à disposição da organização do Campeonato Brasileiro passaram por modificações. O responsável pelo desenvolvimento, preparação e manutenção dos carros é o Centro Pilotagem Roberto Manzini, de São Paulo. Na sexta-feira, um dos instrutores do Centro de Pilotagem, o André Bragantini ou o Giuliano Losacco, acerta o protótipo e passa os acertos para os 16 carros, que ainda serão sorteados entre as pilotos. Essa medida visa a redução de custos e torna a categoria ainda mais equilibrada e emocionante para os espectadores. "Esta é a primeira vez no Brasil que os carros são sorteados para as provas", explica Beto Manzini. "Já aconteceu isso em provas promocionais, mas nunca em um campeonato inteiro."

O motor do Fiesta de competição é o Zetec Rocam 1.6, o mesmo utilizado no modelo vendido nas concessionárias. Mas a diferença está na potência, que passou de 95 cavalos para 105 cv a 6 mil rpm. O aumento na potência foi conseguido por meio do mapeamento do módulo de gerenciamento efetuado pelo Campo de Provas Ford, em Tatuí ? SP, e Visteon eletrônica que acompanha todas as etapas efetuando check no local.

Outra modificação interessante, para deixar o carro com cara de competição, foi feita do tubo primário do escapamento para trás, mas o coletor de escape original foi mantido. Assim o motor deixa as características silenciosas do modelo de rua para um barulho de competição mesmo. "Redimensionamos o escapamento do Fiesta. O barulho não chega a ser tão alto quanto os outros carros de competição, mas é bem mais barulhento que os modelos de rua. Apesar disso, usamos um abafador para reduzir os níveis de decibéis", explica Manzini.

As mudanças no carro agradaram as competidoras. "Todo mundo está andando muito junto. Os carros estão bem equilibrados. Faltava uma categoria como essa para as mulheres", diz a pernambucana Danuza Moura, de 21 anos, vencedora da segunda etapa, em Caruaru. "Temos de ressaltar o grande trabalho que a Maria Helena, o Roberto Manzini e a Ford estão fazendo para deixar a categoria equilibrada e atraente", explica a piloto que também corre no Brasileiro da Stock Light.
 
Luiz Rodrigues
 
» Leia também

 08/08 - Gatti aprova andamento das obras em Toledo
 08/08 - Unser Junior deixa a clínica, e volta a pilotar na F-Indy
 08/08 - Brasileiro de Rali vai prosseguir em Santa Catarina
 08/08 - Meira se diz tranqüilo para a estréia na F-Indy
 08/08 - Verstappen pode voltar a competir pela Arrows
 08/08 - Chineses liberam verba para a construção de circuito
 07/08 - 4ª etapa do Potiguar de Kart será neste domingo
 07/08 - Mais dois vão garantir vaga na finalíssima da Seletiva
 07/08 - Gatti visita Toledo nesta quarta-feira
 07/08 - Stoddart promete para a semana que vem uma posição sobre Yoong
 06/08 - Mais um brazuca vai correr na F-Indy
 06/08 - Papis substituirá Fernandez em Mid-Ohio
 06/08 - Montezemolo dá sopapos em fotógrafo italiano
 06/08 - "Até que a morte os separe"...
 05/08 - Matos continua a implementar os números dos placares
 05/08 - Pick-up Racing: Duda e Bazzo superaram o líder Campos
 05/08 - Villeneuve pode correr na F-CART em 2003
 05/08 - Kreuz venceu pela segunda vez no Gaúcho de Autocross
 05/08 - Tubulares, Karts e carros da Turismo N movimentaram Piracicaba
 05/08 - Os freios falharam, e Kleinubing perdeu a liderança

... 726 727 728 729 730 731 732 733 734 735 736 737 738 739 740 ...

Enviar Imprimir  



Alpie Racing
Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados