Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Mais uma temporada de "Guerra dos Pneus"
Segunda-feira, 25 de Fevereiro de 2002
 
Mais que a batalha entre as equipes e os pilotos pelo alcance do topo da tabela dos Mundiais, a temporada 2002 da Fórmula 1 terá a chamada "Guerra dos Pneus", um confronto que pelo segundo ano consecutivo será travado entre os japoneses da Bridgestone e os franceses da Michelin.

Impensável nos anos de 1999 e 2000 - quando apenas a fábrica nipônica fornecia seus compostos aos times- , a Guerra dos Pneus faz com que legiões de Técnicos e Engenheiros trabalhem incessantemente mesmo no período em que os pilotos da mais badalada categoria de automobilismo do planeta curtem suas chamadas "férias de Inverno".

Superação de limites e desenvolvimento de tecnologias cada vez mais avançadas são as palavras de ordem nas duas fábricas. Não importam quantos milhares de Dólares terão de deixar os cofres desta ou daquela empresa, valendo sim os resultados que os gastos geram no sentido de satisfazer os anseios dos cada vez mais exigentes times que integram as carteiras de clientes de um ou outro fornecedores.

Franceses saíram na frente

É fato que é praticamente impossível avaliar o nível de desenvolvimento atingido tanto por Bridgestone quanto por Michelin antes que os carros calçados com seus compostos entrem na pista "prá valer".

É inviável saber quais foram os técnicos que conseguiram maior evolução sem que os bólidos estejam reunidos num mesmo local, sob as mesmas condições meteorológicas, e num mesmo momento, condições que não acontecem nos testes de pré-temporada, que foram realizados às dezenas desde os primeiros dias de janeiro.

Um fator, porém, coloca os franceses em vantagem sobre os nipônicos: os integrantes do Departamento de Marketing da fábrica de Paris trabalharam muito melhor no período de "entressafra" de corridas, persuadindo os integrantes da equipe McLaren a bandearem para seu lado, interrompendo uma parceria de três anos com a fábrica concorrente.

Uma coisa é certa, apesar das afirmativas em contrário dos chefões de cada uma das fábricas: haverá sim prioridade para os principais clientes que compõem cada uma das carteiras.

Aos times de menor porte, estará reservado o privilégio de "pegarem carona" nas tecnologias desenvolvidas para os "Top Teams", o que com certeza não resultará em nenhuma desvantagem.

Confira no quadro abaixo quais equipes integram a carteira de clientes de cada uma das produtoras de pneus.

Bridgestone

Michelin

Arrows

Jaguar

BAR

McLaren

Ferrari

Minardi

Jordan

Renault

Sauber

Toyota

Williams

 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 20/07 - Pizzonia mantêm regularidade no campeonato
 20/07 - Frentzen corre no lugar de Fisichella na França
 20/07 - Capotagem na volta de apresentação. E a vitória de Enge em Magny Cours
 20/07 - Fernando Alonso será piloto da Renault em 2003
 20/07 - Montoya agrade Michelin pela pole position
 20/07 - Fisichella está fora do GP da França
 20/07 - ?Esta não é a F1 com a qual sonhava?, disse Bernoldi
 20/07 - Montoya larga na pole position na França
 19/07 - Airton Daré reclama da falta de testes
 19/07 - Unser Junior não disputará a 10ª etapa
 19/07 - Boat largará na frente em Nashville
 19/07 - Enge na pole. Haberfeld em 4º no grid da rodada francesa
 19/07 - Brazuca defende a liderança nas ruas da capital americana
 19/07 - Domínio da McLaren no segundo ensaio em Magny Cours
 19/07 - Barrichello dominou. Arrows sumiu
 18/07 - Decisão de Senadores coloca em risco o GP da Bélgica de 2003
 17/07 - Domingo pode terminar em festa para Michael
 17/07 - Tedesco venceu na trágica 3ª rodada do Sul-americano
 16/07 - Cancelada etapa alemã da Fórmula CART
 16/07 - Em comunicado, a Arrows admite incerteza quanto ao futuro

... 732 733 734 735 736 737 738 739 740 741 742 743 744 745 746 ...

Enviar Imprimir  



Fórmula Alpie
Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados