Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Carros iguais e muita disputa entre as mulheres na Ford Fiesta
Terça-feira, 14 de Agosto de 2001
 
As mulheres estão nas pistas com o Campeonato Brasileiro de Ford Fiesta Feminino. Idealizado por Maria Helena Fittipaldi, presidente da Ampacom (Associação das Mulheres Pilotos de Automobilismo de Competição), e apoiado pela Ford Brasil, a competição vem conseguindo preencher os 16 lugares no grid com facilidade. Tudo isso porque os modelos Fiesta foram modificados para se tornarem mais competitivos, mas conservando as principais características dos modelos de rua.

Os 16 modelos Fiesta colocados à disposição da organização do Campeonato Brasileiro passaram por modificações. O responsável pelo desenvolvimento, preparação e manutenção dos carros é o Centro Pilotagem Roberto Manzini, de São Paulo. Na sexta-feira, um dos instrutores do Centro de Pilotagem, o André Bragantini ou o Giuliano Losacco, acerta o protótipo e passa os acertos para os 16 carros, que ainda serão sorteados entre as pilotos. Essa medida visa a redução de custos e torna a categoria ainda mais equilibrada e emocionante para os espectadores. "Esta é a primeira vez no Brasil que os carros são sorteados para as provas", explica Beto Manzini. "Já aconteceu isso em provas promocionais, mas nunca em um campeonato inteiro."

O motor do Fiesta de competição é o Zetec Rocam 1.6, o mesmo utilizado no modelo vendido nas concessionárias. Mas a diferença está na potência, que passou de 95 cavalos para 105 cv a 6 mil rpm. O aumento na potência foi conseguido por meio do mapeamento do módulo de gerenciamento efetuado pelo Campo de Provas Ford, em Tatuí ? SP, e Visteon eletrônica que acompanha todas as etapas efetuando check no local.

Outra modificação interessante, para deixar o carro com cara de competição, foi feita do tubo primário do escapamento para trás, mas o coletor de escape original foi mantido. Assim o motor deixa as características silenciosas do modelo de rua para um barulho de competição mesmo. "Redimensionamos o escapamento do Fiesta. O barulho não chega a ser tão alto quanto os outros carros de competição, mas é bem mais barulhento que os modelos de rua. Apesar disso, usamos um abafador para reduzir os níveis de decibéis", explica Manzini.

As mudanças no carro agradaram as competidoras. "Todo mundo está andando muito junto. Os carros estão bem equilibrados. Faltava uma categoria como essa para as mulheres", diz a pernambucana Danuza Moura, de 21 anos, vencedora da segunda etapa, em Caruaru. "Temos de ressaltar o grande trabalho que a Maria Helena, o Roberto Manzini e a Ford estão fazendo para deixar a categoria equilibrada e atraente", explica a piloto que também corre no Brasileiro da Stock Light.
 
Luiz Rodrigues
 
» Leia também

 16/07 - Contêiner da Williams é explodido em aeroporto francês
 16/07 - Apesar do pouco movimento, rankings apresentam números significativos
 15/07 - Salignon venceu pelo Europeu da F-Renault
 15/07 - McRae levou a melhor no Quênia
 15/07 - Martins deu show, e venceu a segunda consecutiva na F-Truck
 15/07 - Carpentier chegou na frente em Cleveland
 15/07 - Paranaenses arrebataram 3 títulos no Ceará
 15/07 - Brasileiro de Kart: tabela de pontos da categoria IC Sudam
 15/07 - Brasileiro de Kart: tabela de pontos da categoria Novatos
 15/07 - Brasileiro de Kart: tabela de pontos da categoria Júnior
 15/07 - Brasileiro de Kart: tabela de pontos da categoria Júnior Menor
 15/07 - Brasileiro de Kart: tabela de pontos da categoria Cadete
 12/07 - Dois dos 4 brazucas entre os "Top Ten" do grid provisório da F-Renault
 12/07 - Presidente da filial brasileira da Bridgestone fará show em Cascavel
 12/07 - Muitos "chega prá lá", e a vitória de Magno pela Júnior
 12/07 - Carvalho, o pole, terminou na frente a corrida da Novatos
 12/07 - Jimenez ganhou. Carrapatoso ultrapassou o astro local nos metros finais
 12/07 - Um "quase strike". E a vitória de Dias na Júnior Menor
 12/07 - Bons "pegas", e a vitória de Nasr na primeira corrida da Cadete
 11/07 - Acabou o clima de descontração em Euzébio

... 733 734 735 736 737 738 739 740 741 742 743 744 745 746 747 ...

Enviar Imprimir  



Alpie Racing
Fórmula Alpie

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados