Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Autocross vai movimentar Piracicaba neste final de semana
Quarta-feira, 01 de Agosto de 2001
 
A 12ª edição da ?100 Milhas? vai agitar a região de Piracicaba no final de semana. A expectativa é de participação de uma grande quantidade de carros, o que deixa no ar a promessa de uma corrida marcada por cerca de duas horas de disputas bastante intensas ao longo de toda a pista de 1600 situada no bairro de Tupi, distante alguns quilômetros da cidade que fica no interior do estado, a 150 quilômetros da capital paulista.

O grid da prova terá 35 carros, os 30 melhores nas duas sessões de tomadas de tempos - que estão programadas para o sábado -, e mais cinco de pilotos de fora do estado de São Paulo que eventualmente não tenham conseguido marcas suficientes para a participação na formação anterior à largada.

A prova começará às 15 horas do domingo, e poderá ser encerrada antes do complemento das 100 voltas previstas caso sejam atingidas duas horas e meia de disputas. As inscrições serão aceitas para pilotos que correrão em dupla ou individualmente.

Um pouco sobre a história da categoria

O Autocross foi introduzido no Brasil nos primeiros anos da década de 80, quando alguns pilotos aderiram a idéia trazida dos Estados Unidos de percorrer o interior dos estados competindo em pistas construídas em qualquer lugar onde houvesse a possibilidade de realizar uma terraplenagem que, então, deixava propositadamente obstáculos pelo caminho, os quais se por um lado faziam com que as provas se tornassem espetaculares em função dos saltos que os carros davam, por outro causavam uma série de quebras de equipamentos.

Foi justamente em função do grande número de quebras, que a medida em que o tempo passava os traçados passaram a ser construídos com curvas mais acentuadas ? o que garante mais emoção -, mas sem os saltos, que acabavam causando prejuízos aos pilotos de uma categoria que desde seu surgimento ? e até hoje ? tinha como um dos grandes chamarizes para os adeptos os custos baixos.

Por ser uma categoria divertida e relativamente barata para os pilotos, o Autocross se proliferou pelos mais diversos estados brasileiros, mais notadamente por São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul, onde mais e mais pistas surgiam.

A capital paulista tinha uma pista na Vila Guilherme, que depois foi substituída por outra na avenida Juntas Provisórias, no bairro do Ipiranga, próximo à divisão com São Caetano. No interior também surgiam crossódromos, em cidades como Valinhos (na região de Campinas) e Campos do Jordão, entre outras.

O enorme número de adeptos da categoria foi um passo para que o Autocross ganhasse um campeonato de caráter nacional, que só fazia crescer em importância a cada edição, fato que se registrou até o princípio da segunda metade da década de 80, quando uma literal palhaçada armada numa data reservada ao ?brasileirão? praticamente extinguiu a categoria.

Piracicaba foi ?um foco de resistência?

O crossódromo de Piracicaba, onde vai acontecer a corrida deste domingo, acabou sendo quase como um forte onde se refugiaram aqueles que depois da bancarrota do certame nacional ainda acreditavam no Autocross como esporte viável.

Benedito Gianetti, o ?Dito?, um empresário da região, começou junto com amigos, assim como ele entusiastas da categoria, a transformar em realidade o sonho de construir num terreno lateral à Rodovia SP 135 mais que uma pista de Autocross, um complexo esportivo onde outras atividades ligadas ao esporte motorizado pudessem se desenvolver.

Da primeira e acanhada arquibancada feita de madeira à atual configuração do crossódromo, e à posterior criação do Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo, muito suor foi necessário, o que, independentemente da corrida já torna uma visita ao local um programa imperdível para aqueles que realmente gostam de curtir o automobilismo levado a sério.

O Kartcross surgiu mais tarde, tornando-se uma opção especialmente para a garotada que quer se iniciar nas corridas Off-Road. Felipe Gianetti, o filho de Dito, que neste domingo estará disputando a 100 Milhas, é um dos exemplos de alguém que começou no Kartcross, e jamais quis deixar de disputar as emocionantes corridas em pistas de terra.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 11/07 - As marcas dos pilotos na classificatória da IC Sudam
 11/07 - Confira o resultado completo da classificatória da Novatos
 11/07 - Veja o grid completo da Júnior
 11/07 - Júnior Menor: confira as posições de largada
 11/07 - Confira a formação para a prova da Cadete
 11/07 - Jimenez foi o melhor na tomada de tempos da Intercontinental Sudam
 11/07 - Toledo sai na frente pela Novatos
 11/07 - Coutinho sai na pole pela Júnior
 11/07 - Três brazucas vão disputar a 5ª etapa do Europeu da F-Renault
 11/07 - Nasr e Bianchini são os dois primeiros poles em Euzébio
 11/07 - Montoya fica mais duas temporadas na Williams, diz jornal
 10/07 - Barion: o melhor entre os inscritos na IC Sudam
 10/07 - Araújo marca seu nome na história da Novatos. Coelho foi o mais rápido
 10/07 - Com pista seca, Coutinho foi o melhor pela Júnior
 10/07 - Um paranaense comandou o ensaio da Júnior Menor
 10/07 - Apezzatto foi o melhor da Cadete
 10/07 - Alvira terminou na frente o treino da Novatos
 10/07 - Pista encharcada no ensaio da Intercontinental Sudam
 10/07 - Coutinho foi o mais veloz na pista "meio a meio"
 10/07 - Um novo amanhecer chuvoso em Euzébio

... 734 735 736 737 738 739 740 741 742 743 744 745 746 747 748 ...

Enviar Imprimir  



Alpie Racing
Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados