Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Há 15 anos, circuito de rua brasileiro teve "SAFER" Tupiniquim
Quinta-feira, 02 de Maio de 2002
 
O cenário eram as ruas de Vitória, a capital do estado do Espírito Santo. Os personagens eram os pilotos do Campeonato Brasileiro de Fórmula Ford, à época Tom Stefani, Jefferson Elias, os irmãos Dilso e Milton Sperafico, José David, Nélson Balestrieri, Ivo Zangirolami, Ricardo Mattos e tantos outros (eram necessárias provas de repescagem para a definição dos grids)...

Quando aconteceram os treinos iniciais para a corrida que marcou a primeira disputa em circuito urbano da chamemos assim "era moderna de nosso automobilismo" (muito posterior às legendárias disputas no circuito da Gávea), foi constatado que apenas os guard rails não ofereceriam a segurança necessária aos pilotos.

Foi em função disto que entrou em campo o famoso "jeitinho brasileiro", que com muita criatividade e certamente muito menos dinheiro que o gasto até agora pelos americanos resolveu de vez a questão de segurança para aqueles que disputariam a prova.

Diante da necessidade, surgiu naquela longínqua temporada de 1987 um "SAFER" Tupiniquim. A solução foi bem geniosa: esteiras de transporte de minério já aposentadas pelo Porto de Vitória foram compradas, e instaladas à frente das tradicionais lâminas de proteção que cercavam os pontos críticos do traçado.

Hélio Perini, Carlos Montagner, Américo Larozzi e Waldir Silva, então do Conselho Técnico Desportivo Nacional, certamente se lembram deste episódio que garantiu a segurança dos pilotos.

E só agora, 15 anos mais tarde, os americanos se vangloriam de terem inventado algo capaz de realmente absorver impactos...

Leia também:
Indianápolis terá uma nova barreira de proteção
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 10/07 - Confira o mapa do "Brasileirão"
 10/07 - Unser Junior foi parar na cadeia
 09/07 - Saiba como foram os treinos da tarde na "Terra do Sol"
 09/07 - Chuva marcou o início dos treinos em Fortaleza
 09/07 - Três rankings foram movimentados no final de semana
 09/07 - Ceará 1998/2002. Confira as diferenças nas regras
 09/07 - O Ceará volta a sediar o Brasileiro de Kart
 08/07 - O brazuca Kleinubing segue como líder da classificação no "World Challenge"
 08/07 - Patrick Head é contra equipes com 3 carros
 08/07 - Pick Up Racing promoverá a estréia do Gás como combustível
 08/07 - Zonta manteve-se líder na F-Super Nissan
 07/07 - Retardatários ajudaram Cristiano da Matta
 07/07 - ?Valeu a pena esperar?, disse Daré
 07/07 - Mais um dia ruim para Tony Kanaan
 07/07 - Giaffone teve corrida difícil
 07/07 - Cristiano da Matta amplia vantagem no campeonato
 07/07 - Cristiano da Matta conquista a quarta vitória consecutiva
 07/07 - Castro Neves continua na liderança
 07/07 - Aírton Daré conquista primeira vitória na IRL
 07/07 - BARBER DODGE: Mais uma vez, deu Allmendinger

... 735 736 737 738 739 740 741 742 743 744 745 746 747 748 749 ...

Enviar Imprimir  



Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada
Fórmula Alpie

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados